fbpx

Dia a dia

Ações sustentáveis preservam as ilhas do Frade e do Boi no fim de semana

As iniciativas, promovidas pelo Instituto Últimos Refúgios, fazem parte do projeto Vitória da Restinga

Publicado

em

Com intervenções artísticas em praias movimentadas, o Instituto Últimos Refúgios conscientização ambiental no centro do debate. Foto: Divulgação

Com intervenções artísticas em praias movimentadas, o Instituto Últimos Refúgios conscientização ambiental no centro do debate. Foto: Divulgação

O fim de semana será de hip-hop, teatro e conscientização ambiental nas ilhas do Frade e do Boi, em Vitória. As ações culturais fazem parte do projeto Vitória da Restinga, promovido pelo Instituto Últimos Refúgios.

> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!

No sábado (10), das 12h às 16h, os banhistas que estiverem na Praia da Direita, na Ilha do Frade, poderão assistir a uma batalha de rimas com artistas locais. Misturando frases e batidas musicais, os MCs vão usar criatividade e improvisação para conscientizar sobre a importância da conservação ambiental. Os versos abordarão as belezas da natureza, os impactos da ação humana no meio ambiente e a necessidade de atitudes sustentáveis. As batalhas terão a duração de 30 minutos e serão seguidas de abordagens individuais.

Segundo Raphael Gaspar, coordenador do instituto, o rap improvisado foi escolhido para que a mensagem de conscientização tenha ainda mais impacto. “No horário da ação, a Ilha do Frade é frequentada por muitos jovens que ouvem esse gênero musical. Então, nos apropriamos dessa linguagem para nos comunicarmos melhor com o público-alvo”, explica.

Já no domingo (11), na Praia Grande, na Ilha do Boi, também das 12h às 16h, será a vez do espetáculo performático Vitória da Restinga, uma intervenção cênica de curta duração que abordará a resistência da natureza perante os hábitos nocivos do ser humano. Para representar o embate entre os dois lados antagônicos, um trecho de areia será demarcado para simular um ringue de luta. No centro do espaço, três atores e um mascote vão atuar como a restinga, o juiz e banhistas sem consciência ambiental.

“Com a peça de teatro, também queremos passar a mensagem de que muitas vezes é necessário cercar a restinga para conseguir preservá-la. Isso porque muitos frequentadores das praias não respeitam a área onde a vegetação está localizada”, ressalta Raphael.

 

Ações de conscientização ambiental:

Batalha de MCs e abordagens na areia

Data: 10 de maio (sábado)

Horário: das 12h às 16h

Local: Praia da Direita, na Ilha do Frade.

 

Espetáculo performático Vitória da Restinga

Data: 11 de maio (domingo)

Horário: das 12h às 16h

Local: Praia Grande, na Ilha do Boi

LEIA MAIS!