Dia a dia
Acidente de avião interrompe encontro de governadores em Pedra Azul
Um avião com 57 passageiros e quatro tripulantes, totalizando 61 pessoas a bordo, caiu em um condomínio no bairro Capela, em Vinhedo (SP)
Em solidariedade às vítimas do acidente envolvendo uma aeronave que caiu em Vinhedo, município vizinho de Campinas, no interior de São Paulo, a 11ª edição do Consórcio de Integração Sul e Sudeste (Cosud), realizada na região de Pedra Azul, foi encerrada. A decisão foi anunciada pelo governador do Estado, Renato Casagrande, em suas redes sociais na tarde desta sexta-feira (9).
> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!
“Estamos encerrando a agenda dos governadores no 11º COSUD, que continuará apenas com as atividades dos grupos temáticos. Que Deus conforte o coração dos familiares e amigos de todas as vítimas dessa tragédia”, escreveu o governador.
Em solidariedade às vítimas do acidente com o avião que seguia do Paraná para São Paulo nesta tarde, estamos encerrando a agenda dos governadores no 11° COSUD, que seguirá apenas com as atividades dos grupos temáticos. Que Deus conforte o coração dos familiares e amigos de todas…
— Renato Casagrande 40 (@Casagrande_ES) August 9, 2024
Os governadores de São Paulo e Paraná, Tarcísio de Freitas (Republicanos) e Ratinho Jr. (PSD), deixaram o evento no Espírito Santo e se dirigiram a Vinhedo para acompanhar o trabalho das equipes de resgate. Ratinho Jr. comunicou: “Diante da tragédia envolvendo um avião que partiu do Aeroporto de Cascavel, eu e o governador Tarcísio de Freitas vamos sair do encontro do Cosud, no Espírito Santo, e ir até Vinhedo para acompanhar a situação de perto. O Paraná está de luto.”
Os governantes estavam participando de um encontro de líderes das regiões Sul e Sudeste em Vitória, ao lado dos governadores Renato Casagrande (PSB), Jorginho Mello (PL), Eduardo Leite (PSDB), Romeu Zema (Novo) e Cláudio Castro (PL).
Tarcísio de Freitas afirmou que o governo paulista prestará todo o suporte necessário e divulgará as informações pertinentes. “Minha solidariedade a todas as vítimas e afetados por essa tragédia”, escreveu ele em suas redes sociais.
Diante da tragédia envolvendo um avião que saiu do Aeroporto de Cascavel, eu e o governador @tarcisiogdf vamos deixar o encontro do Cosud, no Espírito Santo, e ir até Vinhedo para acompanhar essa situação de perto. O Paraná está de luto. pic.twitter.com/hqs2p3xRYM
— @ratinho_jr (@ratinho_jr) August 9, 2024
NOTA DOS GOVERNADORES
Os governadores dos estados que integram o Consócio de Integração dos Estado do Sul e Sudeste do Brasil (Cosud), formados pelos Estados de Espírito Santo, Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, São Paulo e Santa Catarina se solidarizam com os familiares e amigos das vítimas da queda de uma aeronave em Vinhedo, interior de São Paulo. Vindo de Cascavel, no Paraná, o avião transportava 57 passageiros e quatro tripulantes.
Estamos todos reunidos no Espírito Santo, para discutir importantes temas para nossa região e, diante de tamanha tragédia, ficamos muito sensibilizados e nos colocamos à disposição para somar esforços e amenizar a dor deste momento, em que tantas vidas foram perdidas. Estamos encerrando nossa agenda mais cedo, no dia de hoje, em respeito e luto.
Todos os nossos estados estão a postos para mobilizar qualquer tipo de ajuda necessária para as famílias e para a cidade de Vinhedo. Reforçamos nosso integral apoio aos governadores Ratinho e Tarcísio.
Diante de uma ocasião tão triste e difícil, é necessário estarmos próximos para levar apoio e alento em resposta aos que precisam. É a empatia que nos move!
ACIDENTE DE AVIÃO
Um avião com 57 passageiros e quatro tripulantes, totalizando 61 pessoas a bordo, caiu em um condomínio no bairro Capela, em Vinhedo (SP), no início da tarde desta sexta-feira (9). Não há sobreviventes, segundo a Prefeitura da cidade.
De acordo com a Voepass Linhas Aéreas, anteriormente conhecida como Passaredo, a aeronave é um turboélice modelo ATR-72. O voo partiu de Cascavel (PR) às 11h58 com destino a Guarulhos (SP).
Sete equipes do Corpo de Bombeiros, além de integrantes da Defesa Civil e da Polícia Militar, estão no local, na Rua João Edueta, próxima à rodovia Miguel Melhado de Campos.
Vídeos postados nas redes sociais mostram o avião perdendo sustentação e girando em círculos antes de atingir o solo.
Em nota, a Força Aérea Brasileira (FAB) informou que, por meio do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa), foi acionada para atuar na ocorrência. A aeronave da Voepass, de matrícula PT-B2283, foi registrada na tarde desta sexta-feira.
Investigadores do Cenipa e do Quarto Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Seripa IV) estão a caminho do local para realizar a Ação Inicial da Ocorrência.
Valorizamos sua opinião! Queremos tornar nosso portal ainda melhor para você. Por favor, dedique alguns minutos para responder à nossa pesquisa de satisfação. Sua opinião é importante. Clique aqui