Dia a dia
Acidente de avião interrompe encontro de governadores em Pedra Azul
Um avião com 57 passageiros e quatro tripulantes, totalizando 61 pessoas a bordo, caiu em um condomínio no bairro Capela, em Vinhedo (SP)

Governadores na Codsud em Pedra Azul. Foto: Divulgação
Em solidariedade às vítimas do acidente envolvendo uma aeronave que caiu em Vinhedo, município vizinho de Campinas, no interior de São Paulo, a 11ª edição do Consórcio de Integração Sul e Sudeste (Cosud), realizada na região de Pedra Azul, foi encerrada. A decisão foi anunciada pelo governador do Estado, Renato Casagrande, em suas redes sociais na tarde desta sexta-feira (9).
> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!
“Estamos encerrando a agenda dos governadores no 11º COSUD, que continuará apenas com as atividades dos grupos temáticos. Que Deus conforte o coração dos familiares e amigos de todas as vítimas dessa tragédia”, escreveu o governador.
Em solidariedade às vítimas do acidente com o avião que seguia do Paraná para São Paulo nesta tarde, estamos encerrando a agenda dos governadores no 11° COSUD, que seguirá apenas com as atividades dos grupos temáticos. Que Deus conforte o coração dos familiares e amigos de todas…
— Renato Casagrande 40 (@Casagrande_ES) August 9, 2024
Os governadores de São Paulo e Paraná, Tarcísio de Freitas (Republicanos) e Ratinho Jr. (PSD), deixaram o evento no Espírito Santo e se dirigiram a Vinhedo para acompanhar o trabalho das equipes de resgate. Ratinho Jr. comunicou: “Diante da tragédia envolvendo um avião que partiu do Aeroporto de Cascavel, eu e o governador Tarcísio de Freitas vamos sair do encontro do Cosud, no Espírito Santo, e ir até Vinhedo para acompanhar a situação de perto. O Paraná está de luto.”
Os governantes estavam participando de um encontro de líderes das regiões Sul e Sudeste em Vitória, ao lado dos governadores Renato Casagrande (PSB), Jorginho Mello (PL), Eduardo Leite (PSDB), Romeu Zema (Novo) e Cláudio Castro (PL).
Tarcísio de Freitas afirmou que o governo paulista prestará todo o suporte necessário e divulgará as informações pertinentes. “Minha solidariedade a todas as vítimas e afetados por essa tragédia”, escreveu ele em suas redes sociais.
Diante da tragédia envolvendo um avião que saiu do Aeroporto de Cascavel, eu e o governador @tarcisiogdf vamos deixar o encontro do Cosud, no Espírito Santo, e ir até Vinhedo para acompanhar essa situação de perto. O Paraná está de luto. pic.twitter.com/hqs2p3xRYM
— @ratinho_jr (@ratinho_jr) August 9, 2024
NOTA DOS GOVERNADORES
Os governadores dos estados que integram o Consócio de Integração dos Estado do Sul e Sudeste do Brasil (Cosud), formados pelos Estados de Espírito Santo, Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, São Paulo e Santa Catarina se solidarizam com os familiares e amigos das vítimas da queda de uma aeronave em Vinhedo, interior de São Paulo. Vindo de Cascavel, no Paraná, o avião transportava 57 passageiros e quatro tripulantes.
Estamos todos reunidos no Espírito Santo, para discutir importantes temas para nossa região e, diante de tamanha tragédia, ficamos muito sensibilizados e nos colocamos à disposição para somar esforços e amenizar a dor deste momento, em que tantas vidas foram perdidas. Estamos encerrando nossa agenda mais cedo, no dia de hoje, em respeito e luto.
Todos os nossos estados estão a postos para mobilizar qualquer tipo de ajuda necessária para as famílias e para a cidade de Vinhedo. Reforçamos nosso integral apoio aos governadores Ratinho e Tarcísio.
Diante de uma ocasião tão triste e difícil, é necessário estarmos próximos para levar apoio e alento em resposta aos que precisam. É a empatia que nos move!
ACIDENTE DE AVIÃO
Um avião com 57 passageiros e quatro tripulantes, totalizando 61 pessoas a bordo, caiu em um condomínio no bairro Capela, em Vinhedo (SP), no início da tarde desta sexta-feira (9). Não há sobreviventes, segundo a Prefeitura da cidade.
De acordo com a Voepass Linhas Aéreas, anteriormente conhecida como Passaredo, a aeronave é um turboélice modelo ATR-72. O voo partiu de Cascavel (PR) às 11h58 com destino a Guarulhos (SP).
Sete equipes do Corpo de Bombeiros, além de integrantes da Defesa Civil e da Polícia Militar, estão no local, na Rua João Edueta, próxima à rodovia Miguel Melhado de Campos.
Vídeos postados nas redes sociais mostram o avião perdendo sustentação e girando em círculos antes de atingir o solo.
Em nota, a Força Aérea Brasileira (FAB) informou que, por meio do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa), foi acionada para atuar na ocorrência. A aeronave da Voepass, de matrícula PT-B2283, foi registrada na tarde desta sexta-feira.
Investigadores do Cenipa e do Quarto Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Seripa IV) estão a caminho do local para realizar a Ação Inicial da Ocorrência.
