Dia a dia
7 ideias de presentes cervejeiros para o Natal
- Por Mais Lúpulo, Por Favor
Está sem ideia de como presentear aquele amigo ou familiar que gosta de cerveja? Faltando menos de uma semana para o Natal, fizemos uma seleção de presentes para agradar cervejeiros e cervejeiras, se liga nas dicas!
> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!

Growlers são ótimos para armazenar e transportar cervejas. Foto: Divulgação
• Growlers ou garrafões. Produto fácil de achar em lojas especializadas e até supermercados. Há opções do recipiente de vidro, cerâmica e metal, geralmente com capacidade para 1 litro, 1.89 litro ou 2 litros. Os copos e growlers da Stanley estão entre os queridinhos de muitos cervejeiros, por conservarem bem a temperatura da bebida.

A bolsa térmica ajuda a manter a temperatura ideal da sua cerveja. Foto: Divulgação
• Bolsa térmica para growler. Ideal para transportar o growler e manter a temperatura da cerveja. Algumas são maiores, tendo capacidade para mais de um growler, copos e até um petisco.

Muitas marcas de cervejarias já apostam em vestuário para cativar seus clientes. Foto: Divulgação
• Camisetas temáticas e bonés. Podem ser encontradas em lojas especializadas (Mestre do Cervejeiro e Beerporium), cervejarias (como na Trindade) e até lojas de departamento, como a Renner.

Copos próprios são ótimas opções de presentes. Foto: Divulgação
• Kit de copos. Como já falamos em colunas anteriores, a escolha do copo faz diferença ao degustar a cerveja. Para aumentar a coleção daquele amigo cervejeiro, é possível encontrar modelos diversos em várias cervejarias da Grande Vitória, como Hood e Trindade ou no Mestre Cervejeiro, por exemplo. Quer escolher um modelo coringa? Vá de Iso ou Teku.

Os kits de cervejas que acompanham copos são facilmente encontrados. Foto: Divulgação
• Kit de cerveja com copo. Escolher uma cerveja especial acompanhada de um copo também é uma ótima opção de presente. Os kits são facilmente encontrados em lojas que vendem cervejas artesanais, como A Casa do Cervejeiro. Até em supermercados há boas opções.

A literatura está sempre presente na vida de um cervejeiro que busca entender sobre o assunto. Foto: Divulgação
• Livro sobre cerveja. Boas leituras ajudam a entender melhor os estilos e o processo de produção da cerveja. Recomendo os títulos “Larousse da Cerveja”, de Ronaldo Morado e “Radical Brewing”, de Randy Mosher. Ambos podem ser encontrados na Amazon.

O quadro de tampinhas interage com o ambiente. Foto: Divulgação
• Quadro de tampinhas. São ótimas opções para aquele amigo que gosta de guardar de recordação as tampinhas das cervejas que já provou. Podem ser encontrados em lojas de presentes.
- Mais Lúpulo, Por Favor é uma coluna do ES360
