Em cada copo de cerveja, uma experiência - ES360

Em cada copo de cerveja, uma experiência

Assim como existem inúmeros estilos de cerveja, também são variados os tipos de copos para servir a bebida. E você sabia que eles são elaborados para realçar o melhor de cada estilo? Separamos alguns estilos de copo para você ter a melhor experiência na próxima vez que for abrir uma lata ou garrafa de cervejas especiais. A escolha certa ajuda na degustação e de quebra pode contribuir para formar uma bela coleção, por que não?

Pint, IPA Glass e Pilsen. Foto: Divulgação
Pint, IPA Glass e Pilsen. Foto: Divulgação

Pint. Além do nome do copo, também é uma unidade de medida muito utilizado para as cervejas de alta fermentação, as ales, como a Red Ale, Blond Ale, American Pale Ale e até Stout. Mas tem diferença pedir um pint nos Estados Unidos ou Reino Unido. O americano tem 473ml e o inglês equivale a 568ml. Ainda há por aí opções de half pints, com pouco mais de 250ml.

IPA Glass. O estreitamento do copo permite perceber ainda mais os aromas do lúpulo, que são as características mais marcantes do estilo e seus subtipos como Session IPAs e New England IPAs.

Pilsen. Esse é ideal para degustar as cervejas lager, que são de baixa fermentação. A pilsen é uma das mais conhecidas e bebidas no Brasil e no mundo. O corpo alto do copo favorece os aromas e a formação de espuma.

Snifter, Flute e Iso. Foto: Divulgação
Snifter, Flute e Iso. Foto: Divulgação

Snifter. Seu formato permite que a mão esquente mais a cerveja, portanto o ideal é utilizar para os estilos que pedem temperaturas maiores, de 10 a 12 graus como barley wine e Russian Imperial Stouts.

Taça Flute. Semelhante às taças para espumante, são ideais para cervejas de alta carbonatação pois favorecem a formação das borbulhas de gás carbônico. Para estilos como sour, berliner weisse, lambic e fruit beer.

Taça Iso. Também chamadas de taças de degustação, é uma opção neutra que favorece a percepção de aromas e formação de espuma da cerveja.

Weiss e Neipa glass. Foto: Divulgação
Weiss e Neipa glass. Foto: Divulgação

Weiss. São copos altos e com capacidade de armazenar todo o conteúdo de uma garrafa de cervejas de trigo. O motivo é que as tradicionais cervejas de trigo alemãs precisam ser servidas de forma especial, despejadas inteiramente no copo, incluindo as leveduras que ficam no fundo da garrafa.

Neipa. É um copo fino e leve, como uma taça sem haste e tem ganhado cada vez mais adeptos por permitir apreciar aromas, cor e turbidez da cerveja. Ideal para degustar cervejas do estilo New England IPA, que são bem lupuladas e aromáticas.

Leticia Orlandi é jornalista e entusiasta de cervejas artesanais. Escreve sobre histórias e sabores por trás de cada copo.

Os artigos publicados pelos colunistas são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam as ideias ou opiniões do ES360.

Mais Colunas