fbpx

Dia a dia

4 helicópteros caem e 3 aviões registram acidentes em 9 dias

Helicópteros e aviões registraram acidentes com morte no Brasil, Japão e Estados Unidos

Publicado

em

Na imagem, é possível ver um helicóptero voando

Helicóptero White Eagle. Foto: Łukasz Golowanow

Em menos de 10 dias, 6 acidentes envolvendo helicópteros e aviões aconteceram no Brasil, Japão e Estados Unidos. Os quatro casos ocorridos no Brasil envolveram helicópteros e apenas um dos acidentes não registraram mortes.

> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!

Desde o dia 31 de dezembro, as buscas por um helicóptero em São Paulo ocorrem sem parar. Já em Capitólio, o acidente acabou com a morte de um passageiro. Em Bela Vista do Maranhão, também foi registrada uma morte.

Ilhabela

Em 31 de dezembro, um helicóptero desapareceu no litoral norte de São Paulo quando decolou do aeroporto Campo de Marte com destino a Ilhabela. A aeronave levava quatro pessoas e sumiu dos radares cerca de duas horas após a decolagem.

> Serra vai ter drones para monitorar trânsito e praias no Carnaval 

Além do piloto Cassiano Tete Teodoro, estavam no helicóptero Luciana Rodzewics, de 45 anos; a filha dela, Letícia Ayumi Rodzewics Sakumoto, de 20 anos; e Rafael Torres, um amigo da família que fez o convite para o passeio. O último contato com a torre de controle foi às 15h10 do último domingo (31), quando sobrevoava Caraguatatuba.

A Força Aérea Brasileira (FAB) faz buscas pela aeronave desde o desaparecimento. No último domingo (06), após uma semana do ocorrido, foi encontrada a possível área de pouso forçado do helicóptero, em Paraibuna (SP), ao lado de uma represa, porém nenhum vestígio da aeronave ou das quatro pessoas a bordo foi encontrado.

Capitólio

No dia 02 de janeiro, um helicóptero caiu no Lago de Furnas, em Capitólio (MG). De acordo com a Polícia Civil, a aeronave caiu logo após a decolagem feita no heliponto de Balneário Escarpas do Lago. As causas do acidente ainda são investigadas. O que se sabe é que a situação da aeronave, de matrícula PP-MMA, modelo EC 120 B, constava como normal.

Na aeronave estavam quatro pessoas. Vanilton Alves Balieiro, de 44 anos, morreu na queda. De acordo com os investigadores, ele havia sido convidado pelo piloto Lucas Chaves Ávila, de 26 anos, para fazer um passeio.

O piloto, a passageira Julia Mendonça Silva Bernardes, de 22 anos, e o passageiro Leonardo Resende Silva Vitorino, de 28 anos, ficaram feridos e foram levados para o hospital. Os dois iriam para Piumhi para pegar um voo para Bom Despacho, onde residem.

Bela Vista do Maranhão

Também no dia 02, um helicóptero agrícola caiu numa fazenda em Bela Vista do Maranhão, situada a cerca de 250 km de São Luís. José Rondinelle, de 43 anos, era o único na aeronave e morreu na hora.

> Veja quais são os novos itens obrigatórios para veículos em 2024

No momento do acidente, a aeronave era usada para um serviço de pulverização de veneno em um matagal dentro da área da fazenda Agro-Maratá. De acordo com a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), o helicóptero estava em situação técnica irregular, com o Certificado de Aeronavegabilidade cancelado desde agosto de 2020.

Belo Horizonte

Na capital mineira, outro acidente envolvendo helicóptero também aconteceu. Foi na tarde desta segunda-feira (08), quando a aeronave da Polícia Rodoviária Federal tentava resgatar uma vítima de um acidente.

O helicóptero teve uma perda súbita de rotação e por isso, precisou fazer um pouso forçado no meio de uma avenida de Belo Horizonte. O Corpo de Bombeiros informou que não houve nenhum ferido, mas a aeronave foi danificada.

Tóquio

Um avião com 379 pessoas a bordo colidiu com uma outra aeronave no aeroporto localizado em Tóquio. O choque entre o Airbus e o avião da Guarda Costeira japonesa gerou explosões instantâneas em ambas as aeronaves.

> Ar-condicionado ligado é obrigatório em carros de aplicativo. Entenda

Apesar da explosão, a Japan Airlines afirmou que todos os passageiros a bordo foram retirados a tempo. Já no avião da Guarda Costeira, cinco dos seis tripulantes morreram no momento do choque. A Guarda esperava na pista para levar mantimentos para outra cidade após um terremoto no país.

As autoridades japonesas divulgaram o diálogo entre piloto da Japan Airlines e a torre de controle do aeroporto internacional de Haneda que confirmou que o avião teve permissão para pouco. Ainda não se sabe o motivo que fez os dois aviões estarem na pista no mesmo momento.

Oregon

No último domingo (06), um avião de passageiros perdeu parte da fuselagem no meio do voo. O Boeing da Alaska Airlines perdeu uma parte da janela e teve um pouco de emergência forçado em Oregon.

Nenhum passageiro ficou ferido. A companhia informou que todos tiveram um pouso em segurança. Eles também anunciaram que irá retirar todos os aviões 737 Max 9 de circulação para inspeções temporárias.


Valorizamos sua opinião! Queremos tornar nosso portal ainda melhor para você. Por favor, dedique alguns minutos para responder à nossa pesquisa de satisfação. Sua opinião é importante. Clique aqui