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Dia a dia

35×2: por que Vila Velha tem mais radares que Vitória?

Além dos radares que já existem, a prefeitura de Vila Velha vai instalar mais equipamentos nas avenidas

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Vila Velha tem 29 radares em operação e seis em fase de instalação. Foto: Josué de Oliveira

Vila Velha tem 29 radares em operação e seis em fase de instalação. Foto: Josué de Oliveira

Duas das principais cidades da Grande Vitória têm muita coisa em comum, principalmente quando o assunto é trânsito. Com uma frota de veículos cada vez mais crescente, Vitória e Vila Velha se destacam também pelos congestionamentos principalmente em horário de pico. Mas um ponto referente à mobilidade urbana diferencia os dois municípios: o número de radar existente nas vias públicas.

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De acordo com o Departamento de Edificações e de Rodovias do Espírito Santo (DER-ES), atualmente são 29 radares em operação em Vila Velha. O número vai aumentar para 35, contando com os  seis novos equipamentos que estão em fase de instalação e têm previsão para funcionar em até 30 dias. A prefeitura afirma que o monitoramento eletrônico é necessário para tentar reduzir o grande números de acidentes n cidade. Já Vitória conta com apenas dois radares, localizados na Rodovia das Paneleiras (ES-020), nas proximidades do aeroporto de Vitória.

Critérios para a instalação de radares

Mas o que determina a instalação de um radar? Segundo Delso Gomes, responsável por uma página especializada em trânsito, segurança e mobilidade urbana, há critérios estabelecidos pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran).

“Para instalar radares é preciso seguir critérios como alta velocidade no local, risco para pedestres, proximidade de escolas, hospitais e curvas perigosas”, explicou. Delso também criticou a retirada da obrigatoriedade de placas indicando fiscalização eletrônica. Segundo ele, atualmente é exigido apenas a placa indicativa de velocidade no poste onde está fixado o radar.

Vitória aposta em outras estratégias

A Secretaria de Transportes, Trânsito e Infraestrutura Urbana de Vitória (Setran) informou que a capital não possui radares de velocidade instalados nas vias municipais. A gestão prioriza outras estratégias de segurança viária, como campanhas educativas, melhorias na infraestrutura e sinalização das vias, além da atuação da Guarda Municipal em pontos estratégicos.

A Setran destaca ainda que o município aposta na “sensibilização de motoristas, motociclistas, pedestres e ciclistas, promovendo uma cultura de respeito às normas de trânsito como forma mais eficaz de reduzir acidentes”, em vez da fiscalização eletrônica.

Segundo dados do Observatório de Segurança Pública, essa abordagem tem surtido efeito. No primeiro semestre de 2025, Vitória registrou queda de 42% nas mortes no trânsito em comparação ao mesmo período de 2024 — 14 óbitos entre janeiro e junho deste ano, contra 24 no ano anterior. Em junho, não houve nenhuma morte.

A redução é atribuída à intensificação das ações da Guarda Civil Municipal, com 129 blitze realizadas no semestre, principalmente focadas em motocicletas, alcoolemia e itens de segurança.

A educação para o trânsito também foi reforçada por meio de atividades da Gerência de Formação e Atenção Psicossocial (Gfap), que leva conteúdos educativos a escolas, praças e parques da cidade, abordando temas como o uso de modais elétricos e o respeito mútuo no trânsito.

Onde estão os radares

Vila Velha

(29 pontos – todos na Rodovia ES-060, Rodovia do Sol):

  • Km 11,1 – sentido Vila Velha – Viaduto Darly Santos

  • Km 13,9 – ambos os sentidos – Parque Jacarenema

  • Km 14,3 – ambos os sentidos e vias marginais – próximo ao Motel Las Vegas

  • Km 14,9 – ambos os sentidos e vias marginais – próximo ao Supermercado Perim

  • Km 15,1 – ambos os sentidos e vias marginais – próximo à Brasil Exportação

  • Km 15,7 – ambos os sentidos e vias marginais – próximo à Granjeiro Alimentos

  • Km 21,7 – Interlagos – ambos os sentidos – próximo ao Doce Minas

  • Km 22,9 – ambos os sentidos – próximo à comunidade Morro da Lagoa

  • Km 23,8 – Ponta da Fruta – sentido Guarapari – próximo ao cemitério

  • Km 24,0 – Ponta da Fruta – sentido Vila Velha – próximo ao cemitério

  • Km 24,8 – ambos os sentidos e vias marginais – próximo à Vimercati e Rei da Moqueca

  • Km 25,6 – ambos os sentidos – próximo ao Trevo de Ponta da Fruta

Vitória

(2 pontos – ambos na Rodovia ES-020):

  • Km 0,9 – sentido Vitória – próximo ao Aeroporto de Vitória

  • Km 0,9 – sentido Serra – próximo ao Aeroporto de Vitória

Requisitos para instalação de radar

1. Justificativa técnica: deve considerar fatores como alto índice de acidentes, tráfego intenso de pedestres vulneráveis, presença de escolas e hospitais, curvas perigosas ou excesso de velocidade comprovado.

2. Estudo técnico prévio: com dados sobre acidentes, fluxo de veículos e pedestres, condições da via, proposta de velocidade regulamentada e tipo de equipamento.

3. Sinalização adequada: com placas indicando a velocidade máxima permitida e a presença de radar, conforme o Manual Brasileiro de Sinalização.

4. Aprovação do órgão responsável: depende da jurisdição da via (municipal, estadual ou federal).

5. Publicação e transparência: os locais devem ser informados publicamente por meio de relatórios e sites oficiais.

6. Fiscalização terceirizada: é permitida, mas a empresa contratada não pode ter participação no valor arrecadado com multas. O contrato deve ser auditável.