fbpx

Dia a dia

30 vans adaptadas do Transcol vão transportar cadeirantes na GV

Novidade anunciada nesta quarta-feira irá funcionar com 30 vans adaptadas, climatizadas e com Wi-Fi

Publicado

em

Transcol + Acessível irá contar com 30 vans. Foto: Divulgação

Transcol + Acessível irá contar com 30 vans. Foto: Divulgação

O transporte público da Grande Vitória, o Transcol, irá ganhar uma novidade relacionada a acessibilidade: o Transcol + Acessível. O novo serviço irá tirar de circulação o Mão Na Roda após 15 anos. O anúncio foi feito nesta quarta-feira (30).

> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!

O Transcol + Acessível irá funcionar com 30 vans adaptadas, climatizadas e com Wi-Fi. Além disso, as vans também irão aparecer em um novo aplicativo que está sendo criado para facilitar no agendamento do veículo.

De acordo com o diretor-presidente da Ceturb, Marcelo Campos Antunes, a nova frota de ônibus a partir de 2025 terão dois lugares para cadeirantes. “As embarcações aquáticas também estamos ampliando para dois lugares. Com as novas vans agora são novos recursos e novos equipamentos para a população”, conta.

O novo serviço flexibiliza a escolha de acompanhante por viagem e também permitirá o transporte de dependentes, segundo condições estabelecidas pela Companhia Estadual de Transportes Coletivos de Passageiros do Estado do Espírito Santo (Ceturb-ES).

Para utilizar

As vans estarão cadastradas em um aplicativo que está sendo desenvolvido junto ao Conselho de Direito e Defesa das Pessoas Portadoras de Deficiências. A pessoa deve entrar no app, fazer o agendamento do destino inicial e final para que a van possa ir ao local e fazer o trajeto.

“Lembrando que as vans agora, a tendência do sistema é reduzir o tempo de permanência dentro do micro-ônibus, que foi uma grande reclamação dos usuários que às vezes ficavam duas, três, quatro horas dentro do micro-ônibus”, destacou Antunes.

A partir de 31 de outubro, o sistema contará com a bilhetagem eletrônica obrigatória para os beneficiários, por meio do Cartão GV. A Ceturb-ES irá distribuir cartões provisórios, com validade até 31 de dezembro, para que os usuários que ainda não possuem cartões possam realizar suas viagens nesse período.

A partir do dia primeiro de janeiro, todos deverão ter um cartão válido para utilizar o serviço: cartão vale-transporte, cartão passe-escolar, cartão cidadão, cartão gratuidade (idoso, PCD), ou fazer o pagamento via QR-code.

Para o cadastro de novos usuários no Transcol + Acessível, é necessário que o usuário seja cadeirante e resida nos municípios da Região Metropolitana da Grande Vitória. O cadastro deve ser feito por meio de aplicativo disponibilizado para os celulares.


Valorizamos sua opinião! Queremos tornar nosso portal ainda melhor para você. Por favor, dedique alguns minutos para responder à nossa pesquisa de satisfação. Sua opinião é importante. Clique aqui