fbpx

Dia a dia

24 venezuelanos vindos de Minas acampam em Vitória

A prefeitura de Vitória afirma que tomou conhecimento da chegada do grupo na segunda-feira e que adotou ações emergenciais

Publicado

em

Um grupo de imigrantes venezuelanos vindo de Belo Horizonte chegou a Vitória no último domingo e se abrigou na área verde ao lado da Rodoviária de Vitória, na Ilha do Príncipe.

> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!

De acordo com a Prefeitura da Capital, o grupo é composto por 24 pessoas: quatro mulheres, seis homens e 14 crianças e adolescentes. Uma equipe de assistentes sociais do município acompanha os imigrantes.

A prefeitura afirma que tomou conhecimento da chegada do grupo na segunda-feira e que adotou ações emergenciais, seguindo recomendações da Agência da ONU para Refugiados (Acnur), da Defensoria Pública e do Ministério Público.

O grupo foi encaminhado para um abrigo, logo pela manhã, após os assistentes sociais verificarem que os venezuelanos não teriam para onde ir. Mas na tarde de segunda-feira, o líder do grupo informou que não ficaria no espaço e que iria para um hotel, arcando a estadia com recursos próprios. No entanto, eles retornaram novamente para a região no entorno da rodoviária, segundo a prefeitura.

O ouvinte da BandNews FM, Fábio Fernandes, chegou a ajudá-los com mantimentos principalmente para as crianças. Porém, há dificuldade com a idioma e todos se mostravam receosos.

“Eles me pareceram um pouco assustados. Perguntei quantas famílias e eles disseram que são seis, vindos da Venezuela. Achei um fato interessante que eles me pediram guaraná, que deve ser algo da cultura deles. Vi crianças da idade da minha neta, o que me sensibilizou bastante em ajudá-los”, diz.

A situação é semelhante à ocorrida em 2022, quando um grupo com mais de 20 indígenas venezuelanos da etnia Warao foi deixado no mesmo local por um ônibus da prefeitura de Teixeira de Freitas, na Bahia.

Na ocasião, os imigrantes foram levados a um abrigo da prefeitura. Em dezembro do mesmo ano, o grupo foi encaminhado para Juiz de Fora, em Minas Gerais.


Valorizamos sua opinião! Queremos tornar nosso portal ainda melhor para você. Por favor, dedique alguns minutos para responder à nossa pesquisa de satisfação. Sua opinião é importante. Clique aqui