fbpx

Dia a dia

Tudo parado: onde estão os agentes de trânsito na Grande Vitória?

Motoristas reclamam que principalmente em horários de pico não encontram agentes de trânsito nas ruas

Publicado

em

Motoristas reclamam que não encontrar agentes de trânsito nas ruas da GV. Foto: Divulgação (PMV)

Quem circula diariamente pelas ruas e avenidas da Grande Vitória, principalmente nos horários de pico, reclama que dificilmente encontra os agentes de trânsito para orientar os motoristas nessas situações. 

> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!

Quando chove, então, o problema aumenta já que com mais carros nas ruas, o fluxo de veículos consequentemente fica mais intenso. Um dos principais pontos de reclamação é o acesso à Terceira Ponte, tanto em Vitória quanto em Vila Velha. 

No município canela-verde, por exemplo, as queixas dos ouvintes da rádio BandNews Espírito Santo, que participam diariamente da programação, apontam principalmente para o grande fluxo de veículos nas avenidas Hugo Musso e Carioca, na Praia da Costa, e na Francelina Setúbal, que corta os bairros de Itapuã e Praia de Itaparica. 

Em Vitória, o problema atinge principalmente a Reta da Penha, Americo Buaiz Filho, avenida Desembargador Santos Neves, além da região onde está localizada a Praça do Cauê, um dos principais acessos à Terceira Ponte para quem segue de Vitória para Vila Velha. 

Um desses motorista é o motorista Tiago Ben, que é morador de Vila Velha e trabalha em Vitória. Ele todos os dias atravessa a Terceira Ponte e, durante os congestionamentos, dificilmente percebe a presença dos agentes.

“Estava comentando sobre isso esses dias. Tem locais, como na Enseada do Suá, por exemplo, que se tivesse alguém ajudando agilizaria demais o transito”, sugeriu o condutor.

O que dizem as prefeituras sobre os agentes de trânsito

Vitória

Gerente de Fiscalizações e Operações de Trânsito (Goft) da Guarda de Vitória, Marcelo Paraguassu Pires, reconheceu que o efetivo é insuficiente para atender todos os cruzamentos da cidade onde acontecem retenções. Segundo ele, atualmente são cerca de 100 agentes distribuídos em três turnos de trabalho. Paraguassu disse ainda que a prioridade é a segurança no trânsito e, em seguida, a fluidez. Os guardas ficam localizados em pontos estratégicos, mapeados pela prefeitura, mas que podem ser deslocados durante o trabalho para outros locais por causa de alguma intercorrência, como acidentes ou veículos quebrados. Por isso, segundo o gerente, essa flutuação do efetivo pode causar essa sensação na população de que não há agentes nas ruas. “Ressalto que a questão do trânsito é uma responsabilidade de todos. Estamos no mês do Maio Amarelo em que o slogan é Paz no Trânsito. E só vamos ter um ambiente de paz e harmonia se cada um fizer sua parte no sentido do condutor respeitar as regras de trânsito”.  

Serra

O Departamento de Operações de Trânsito da Serra (DOT) informa que o município possui 53 agentes de trânsito distribuídos em regime de escala. Os agentes atuam em todas as esferas do trânsito, como congestionamento, ocorrências, interdições e nas atividades educacionais. É importante reforçar que estes agentes só podem atuar em áreas de responsabilidade municipal.

O DOT também conta com o Núcleo de Educação para o Trânsito (NET), que leva o projeto “Transitando” para dentro das salas de aulas, com objetivo de ampliar a edução do trânsito para as crianças e jovens, e também promove ações educativas nas ruas. Somente em 2023, mais de 24 mil pessoas foram impactadas com as iniciativas do NET.

Há previsão de que o lançamento do edital para o concurso público de agentes de trânsito seja feito ainda neste primeiro semestre. Detalhes como número de vagas, entre outros, serão divulgados em conjunto com o edital.

Cariacica

A Prefeitura de Cariacica, por meio da Secretaria de Defesa Social (Semdefes), informa que o município conta com equipes de trânsito para o atendimento das demandas diárias. Esclarece, ainda, que os congestionamentos em determinadas regiões são pontuais e decorrem, na maioria das vezes, do grande número de veículos em circulação naquele momento específico. Por isso, a Semdefes, por meio da Gerência de Trânsito, orienta os motoristas para que obedeçam rigorosamente a sinalização viária para maior segurança e fluidez do tráfego.

Vila Velha

A prefeitura de Vila Velha também foi procurada para comentar o assunto, mas até o fechamento desta matéria não deu retorno.


Valorizamos sua opinião! Queremos tornar nosso portal ainda melhor para você. Por favor, dedique alguns minutos para responder à nossa pesquisa de satisfação. Sua opinião é importante. Clique aqui