DAQUIPRALI
A fé que movimenta o turismo religioso
Segundo a Organização Mundial do Turismo são mais de 340 milhões de turistas, viajando em todo o mundo em busca de lugares sagrados
O Brasil é repleto de belezas naturais, cultura e gastronomia, mas também é múltiplo em sua espiritualidade. A lista de religiões é extensa e comprova a fé brasileira, a fé move montanhas e o turismo religioso move milhares de pessoas e põe milhares nisso.
> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!
Segundo a Organização Mundial do Turismo são mais de 340 milhões de turistas, viajando em todo o mundo em busca de lugares sagrados quer sejam templos, igrejas, santuários, basílicas, festas religiosas e estátuas religiosas, e todos estão atrás de experiências espirituais.
Dados do Ministério do Turismo (MTur) mostram que no Brasil, 18 milhões de viagens envolvem a fé, movimentando cerca de R$15 bilhões/ano.
Quais seriam esses destinos, essas atrações que tanto atraem os fiéis? No Brasil existem diversos destinos relevantes para o turismo religioso e alguns vamos destacar a seguir.
Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida – SP
Um dos principais destinos é o Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida, dedicado à padroeira do Brasil, dentro da religião católica. Localizado em Aparecida do Norte (SP), é considerado o maior santuário mariano do mundo. São cerca de 72 mil m², nos quais somente a torre do relógio possui 18 andares.
> Agroturismo: uma das modalidades mais desenvolvidas no ES
O maior centro de peregrinação religiosa da América Latina recebe 12 milhões/ano de turistas que vão ao local cumprir promessa, interceder por alguém ou algo e claro, para agradecer pelos milagres recebidos. A Passarela da Fé, aquário, o Centro de Apoio ao Romeiro. O bondinho liga a Basílica ao topo do Morro do Cruzeiro, onde um mirante de 30 metros de altura aguarda os fiéis para contemplação da bela vista local, um atrativo bastante apreciado pelos turistas.
Caminhos da Sabedoria – ES
O monge Daiju criou há mais de 30 anos, em Ibiraçu, o Circuito Caminhos da Sabedoria, um diálogo entre o Budismo e o Cristianismo, onde o peregrino percorre 108 km, que podem ser feitos à pé ou de carro, começando na igreja Matriz de São Marcos, passando por 23 paradas, incluindo igrejas, restaurantes, cafés, pousadas e mosteiro, finalizando no Santuário de Nossa Senhora da Saúde.
O circuito Caminhos da Sabedoria, inspirado no roteiro de Shikoku, no Japão, onde existe um dos mais importantes roteiros de peregrinação espiritual da Ásia, são 45 dias com 88 templos a serem visitados num percurso de 1290km, é o único roteiro de peregrinação espiritual do Brasil e quem realiza essa difícil caminhada tem uma experiência transformadora de conexão com Deus e consigo mesmo, pois o turismo religioso visita locais onde possa fomentar a sua fé.
Templo de Salomão – SP
A belíssima e gigantesca construção está bem no centro da capital paulista e foi uma inspiração que o bispo fundador, Edir Macedo, teve durante uma peregrinação a Israel. O templo completa 10 anos em 2024, e no seu primeiro ano de funcionamento chegou a receber 2 milhões de visitantes.
Santuário de Padre Cícero – CE
Aos destinos, vamos acrescentar a cidade de Juazeiro do Norte (CE), onde está o Santuário de Padre Cícero, que atrai mais de 2,5 milhões de fiéis de todo o Brasil em busca de bençãos e curas milagrosas.
Destacando o cenário do turismo internacional, cidade de Jerusalém, a cidade do Vaticano e Meca são alguns dos principais destinos de turismo religioso.
Jerusalém – ISRAEL
A cidade de Jerusalém, em Israel, localizada entre o rio Jordão e o Mar Mediterrâneo recebeu o nome de “Terra Santa” devido ao seu valor histórico para o judaísmo, cristianismo e islamismo, sendo considerada uma terra sagrada. Recebe em média 3,6 milhões de turistas por ano. Muitas igrejas fazem excursões, montam pacotes com roteiros bíblicos, com valores divididos em parcelas acessíveis possibilitando os fiéis a conhecerem locais que a bíblia descreve.
Vaticano – ROMA
Qual católico não tem o desejo de assistir uma missa realizada pelo papa na Sede da Igreja Católica Romana, a cidade do Vaticano, em Roma. Anualmente, cerca de 6 milhões de turistas visitam o Vaticano, passando pela Praça São Pedro e pela Basílica.
Meca – ARÁBIA SAUDITA
A cidade de Meca é o local de peregrinação para os muçulmanos, onde nasceu o profeta Maomé, fundador da religião. Cerca de 13 milhões de muçulmanos peregrinam até o lugar sagrado. Segundo o Alcorão, todo muçulmano (xiitas e sunitas) deve viajar a Meca ao menos uma vez na vida.
> Embarque no turismo gastronômico, uma maneira gostosa de viajar!
Rica em religiosidade, muitas regiões oferecem, festejos, peregrinações, retiros e rituais para os viajantes que buscam o contato com a fé e a espiritualidade. Cerca de 513 festas religiosas estão cadastradas no Ministério do Turismo. Na maioria das vezes, são viagens só podem acontecer uma vez ao ano, com dia e hora marcada para participar de celebrações das festas religiosas como é o caso desses eventos.
Círio de Nossa Senhora de Nazaré – PA
A cidade de Belém sedia o Círio de Nossa Senhora de Nazaré desde 1793. A celebração movimenta, cerca de R$ 32 milhões. Mais de 2,5 milhões de fiéis participam dessa grande romaria, percorrendo algumas ruas da capital.
Festa da Penha – ES
Típica do Espírito Santo, a comemoração homenageia Nossa Senhora da Penha, padroeira do nosso estado. Oito dias após o domingo de Páscoa — normalmente, em abril acontece a festa em solo capixaba. Realizada há mais de 450 anos, a festa no Convento da Penha é um dos eventos religiosos mais antigos do Brasil.
Marcha para Jesus – BRASIL
Promovida anualmente, a Marcha para Jesus ocorre em várias cidades brasileiras, o evento já faz parte do calendário oficial do país desde 2009. A maior concentração acontece em São Paulo, onde começou, há 30 anos. O evento recebe caravanas de todo o país, um público de 4 milhões de pessoas.
Corpus Christi – BRASIL
A festa de Corpus Christi, um feriado católico acontece em várias partes do Brasil, onde a comunidade se reúne e enfeitam as ruas com seus tapetes manuais feitos dos mais diversos tipos de materiais.
Mais do que uma simples jornada; os fiéis estão em busca de conexão espiritual, uma oportunidade de renovar a fé. Além de templos e festas também entra no contexto do turismo religioso as estátuas que fazem referências a Cristo, a buda ou a alguma santidade.
Cristo Redentor – RJ
O monumento fica no Morro do Corcovado, a 38 metros de altura, permite uma visão parcial da cidade do Rio de Janeiro. O local recebe muitos fiéis, mas tem um público bem eclético, por ser a principal atração da cidade carioca.
O grande Buda – ES
A estátua do grande buda fica na entrada de um mosteiro budista. Com 35 metros de altura e 350 toneladas de concreto, ferro e aço, a construção ficou conhecida como a segunda maior estátua de Buda do mundo e se tornou o principal ponto turístico na cidade de Ibiraçu.
Padre Cícero – CE
Inaugurada no final de 1969, a estátua que homenageia do “Padim Ciço” possui 30 metros de altura. Além da estátua, há uma igreja e um pequeno museu. O local recebe em torno de 2,5 milhões de visitantes por ano, principalmente durante a Festa de Padre Cícero.
O turismo religioso é motivado pela fé e pela devoção, quem embarca nessa jornada está em busca de respostas para questões existenciais, de renovação espiritual ou simplesmente para se conectar com sua religião.
*Com informações da Sprint Dados.
Valorizamos sua opinião! Queremos tornar nosso portal ainda melhor para você. Por favor, dedique alguns minutos para responder à nossa pesquisa de satisfação. Sua opinião é importante. Clique aqui
Os artigos publicados pelos colunistas são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam as ideias ou opiniões do ES360.