fbpx

DAQUIPRALI

Agroturismo: uma das modalidades mais desenvolvidas no ES

Publicado

em

Sítio Roda D’água. Foto: Arquivo Pessoal

Sítio Roda D’água. Foto: Arquivo Pessoal

Conhecer os tipos de turismo é fundamental para entender o fenômeno turístico que é esse país, a definição de cada um é feita de forma natural, com base nas intenções de cada turista com a viagem. Vamos entender o turismo rural.

> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!

Turismo rural é um termo abrangente que engloba todas as formas de turismo no meio rural, é qualquer atividade turística realizada no campo, basicamente, visitar o campo e passar um tempo se conectando direto com a natureza.

Já o agroturismo está dentro do turismo rural, para ficar fácil entender é aquele turismo que você conhece uma fazenda, um sítio e hotéis fazenda, normalmente, em cidades do interior, com decoração e arquitetura tradicional, se concentra especificamente em atividades relacionadas a vida no campo.

No agroturismo, as atrações incluem degustação de produtos regionais (queijos, azeites, vinhos, doces), aprendizado sobre os métodos de cultivo, criação e alimentação de animais, ordenha de vacas, experiência com que o local produz, oferece aos viajantes a oportunidade de explorar o estilo de vida no campo e das atividades agrícolas e culturais, por exemplo, visitas aos vinhedos de Gramado, um turismo comum no Rio Grande do Sul, onde você pode conhecer a produção de espumantes, em Garibaldi, participar de uma tradição milenar que é pisar em uvas, além de poder colher a fruta.

Aqui, no ES tem várias cidades como Venda Nova do Imigrante, Domingos Martins, Marechal Floriano com várias atrações turísticas que entram na lista de turismo rural e agroturismo, mas vou citar o Sítio Roda D’água, em Alto Rio Novo.

Ainda com o nome de Fazenda Boa Vista, o sítio nasceu com a chegada da família Maforte, vindos do interior de Minas Gerais, em 1929. Dez anos depois começaram a instalar o engenho, o moinho de pedra e a produzirem rapadura no tacho. O alambique veio em 1997.

Em 2014 a família Cremasco comprou o espaço e aumentou a área total do sítio. Implantaram uma piscina tradicional, uma natural e quatro tanques de peixes, melhorias no moinho e no alambique também foram realizadas, e a reforma na varanda transformou o local em um grande espaço para a realização de festas e eventos.

A cachaça produzida no sítio até 2018 ganhou o nome de “Roda Mágica”, e o alambique que há seis anos está desativado, ainda possui alguns litros da cachaça tradicional, de mexerica, carvalho e cerejeira, que podem ser levadas para casa, para degustação ou como souvenir de um momento especial.

Sítio Roda D’água

E quem visita o sítio, além de poder andar descalço, acordar com galo cantando, fazer uma caminhada ao som dos pássaros, se depara com inúmeras árvores frutíferas, como coco, laranja, mexerica, graviola, banana, abacate, jaca, acerola… são mais de 35 espécies plantadas e como aproveitamento, para não haver desperdício, Ana Cláudia e Moisés, os responsáveis pelo sítio, usam as frutas para fazer geleias para o café da manhã, e também resolveram fazer chup-chups, totalmente naturais, feitos com frutas frescas colhidas no sítio, e virou um sucesso que chega ser impossível degustar somente um.

Sítio Roda D’água

O sítio abre aos domingos para o público, das 10h às 17 horas, e você pode desfrutar de um delicioso dia no local com direito a piscina, bicicleta, pesca esportiva, mesa de sinuca, pula-pula e piscina de bolinhas, e a cozinha oferece pratos do dia e porções de petiscos e bebidas.

A antiga casa de hóspedes agora se transformou em três novas suítes, sendo uma PcD e uma conjugada, para famílias maiores, além de dois chalés em madeira, e para quem curte aventura, no Sítio Roda D’água você pode fazer uma trilha no meio da mata preservada, e com previsão de inauguração para meados de julho, a maior trilha de arvorismo da região noroeste, uma tirolesa e um muro de escalada vão fazer a diversão dos visitantes.

Entre tantas belezas do nosso estado, destacamos o Sítio Roda D’água (@srodadagua) para representar o que é o turismo rural. Que tal dar um passeio por Alto Rio Novo, agora para viver essa experiência?

VEJA TAMBÉM
> Convento da Penha: exemplo de turismo tradicional


Valorizamos sua opinião! Queremos tornar nosso portal ainda melhor para você. Por favor, dedique alguns minutos para responder à nossa pesquisa de satisfação. Sua opinião é importante. Clique aqui

Geylla Sall

Geila Salomão Santos ou Geylla Sall. Mineira de certidão, capixaba de coração. Publicitária, jornalista e apaixonada por viagens. Sempre que posso fujo de casa e vou daquiprali, dalipralá, daquidali... Conheço as 78 cidades do estado onde moro, o Espírito Santo, quero conhecer todos os "27" estados brasileiros e o máximo de países que eu puder. Meu sonho de consumo sempre foi ter rodar o mundo num motorhome. Como diz Amyr Klink "um dia é preciso parar de sonhar e, de algum modo, partir".

Os artigos publicados pelos colunistas são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam as ideias ou opiniões do ES360.