fbpx

DAQUIPRALI

Embarque no turismo gastronômico, uma maneira gostosa de viajar!

Publicado

em

Turismo gastronômico

O nome já denuncia, o turismo gastronômico é a vertente do turismo focada em novas experiências culinárias. Se você é daquele que gosta de explorar os sabores autênticos do local, experimentar receitas familiares tradicionais então você já descobriu o seu tipo de turismo numa cidade é o turismo gastronômico que tem ganhado cada vez mais popularidade, é uma tendência que convida os viajantes para conhecerem além dos pontos turísticos icônicos, as sensações gastronômicas locais, e entenderem que a própria gastronomia é a grande atração icônica.

> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!

Os pontos turísticos e a história da cidade, a culinária e os pratos típicos fazem parte da cultura local. Por isso, é importante reservar um tempo durante a viagem para apreciar restaurantes locais, apoiando a continuidade as receitas tradicionais e perpetuando a identidade cultural da região. Valorizar a gastronomia local, experimentando os pratos típicos da região é uma oportunidade de vivenciar as tradições e sabores únicos de cada lugar.

 Muitas empresas como cervejarias, fábricas de chocolate e vinícolas oferecem vivenciar o processo de produção, como pisar nas uvas para a fabricação dos vinhos. Uma imersão assim além de saborear a comida, permite se conectar com a história do alimento, se aprofundando ainda mais na cultura local.

Restaurantes locais podem realizar algumas ações para aumentar o fluxo deste público, como criar um tour para experimentar comidas de rua; fazer degustações de pratos e bebidas locais; criar rotas de produtos regionais; participar de eventos gastronômicos com chefs; produção de alimentos, visitando fazendas e produtores artesanais; fazer exposições que contam a história da culinária local. Essas atividades apoiam o comércio e os produtores locais, preserva as tradições culinárias e fortalece a economia local.

Turismo Gastronômico no Brasil

O Brasil é um país rico em diversidade cultural e sabores irresistíveis. Se você é um amante da boa comida, não pode deixar de incluir alguns destinos nacionais no seu roteiro, que vão encantar tanto os seus olhos quanto o seu paladar!

A região Norte possui uma experiência gastronômica exótica e peculiar. Sua rica biodiversidade oferece pratos típicos com ingredientes exclusivos, como diversas espécies de peixes e frutos do mar. No Acre, você encontra o quibe de mandioca. O Pará se destaca com ingredientes especiais, como a castanha do Pará e o açaí. O pato no tucupi é um dos pratos mais famosos e antigos da região. Durante o preparo da receita, é utilizado o jambu e o tucupi.

Visitar o Nordeste é mergulhar em uma experiência de sabores irresistíveis. Frutos do mar e os peixes são protagonistas na culinária. Os pratos típicos são marcados pelo tempero forte e pelo uso do azeite de dendê, pimenta e leite de coco. A Bahia possui uma mistura de pratos típicos que representam a diversidade da região como vatapá, mungunzá, acarajé. Normalmente, eles são comercializados pelas baianas do acarajé, com roupas largas, brancas, engomadas e com turbante, são capazes de conquistar diversos turistas ao experimento… Alagoas é famosa por suas carnes de búfalo e avestruz.

No Sul do país se preserva tradições indígenas, como o tradicional chimarrão. No Rio Grande do Sul, os vinhos são a grande atração, com possibilidade de realizar tours e degustações. O churrasco apresenta um importante papel na formação da identidade cultural do Rio Grande do Sul. A carne bovina era assada em estacas de madeira e temperadas com sal grosso. Com o passar do tempo, o churrasco se espalhou pelo Brasil e se tornou uma importante marca da cultura gaúcha. O Paraná é conhecido pelo pinhão, ingrediente marcante na culinária local.

Uma verdadeira fusão de influências de todas as partes do país, a culinária local do Centro-Oeste do Brasil é destaca-se pelos peixes de água doce, como o famoso pacu e o pintado. Em Goiás, o arroz com pequi, um fruto típico do Cerrado brasileiro, é um prato com muito significado no Goiás, uma vez que foi marcado pela diversidade cultural e alimentícia dos povos que viveram nessa região do País. Mato Grosso do Sul tem uma culinária influenciada pela vizinhança com a Bolívia e o Paraguai, proporcionando uma mistura de sabores surpreendente.

Quem surpreende com a gastronomia variada é o Sudeste. Minas Gerais, famosa pela culinária mineira com pratos como o pão de queijo, queijo com goiabada, frango com quiabo e a cachaça são ícones da região. O feijão tropeiro não pode ficar de fora. Desde a época colonial, o transporte de produtos era realizado por tropas a cavalos. Os tropeiros precisavam se virar com os alimentos que tinham. Sendo assim, preparavam refeições ricas em farinha de mandioca, ovos, torresmos, cebola, temperos e feijão. E claro, o nosso amado Espírito Santo, a gastronomia capixaba é resultado de influências dos habitantes locais, como indígenas, portugueses, africanos e imigrantes europeus. A tradição pesqueira e a herança da cultura indígena e negra influenciaram profundamente a culinária capixaba. O capixaba não resiste a uma boa moqueca, preparada em uma tradicional panela de barro. A moqueca capixaba é um prato riquíssimo de sabores, aromas e tradições. É um prato típico da gastronomia capixaba assim como a torta capixaba.

Moqueca - Turismo gastronômico. Foto: Marcelo Moryan/MTur

Moqueca – Turismo gastronômico. Foto: Marcelo Moryan/MTur

Abrindo o leque, falando de mundo, você já se imaginou ir a Itália e não comer uma pizza ou uma massa ou ainda, voltar sem experimentar o delicioso gelato italiano? Estar no México e não provar tacos, guacamole e tequila, chili com carne e burritos. Na terra do ora, pois é quase lei usar o famoso azeite português, assim como o renomado pastel de Belém. E mesmo que você não aguente comer a Turkey Leg, aquela coxa de peru gigante, que compramos na Disney, ainda assim você vai querer se deliciar. Para nós, o hot-dog brasileiro é muito melhor que o americano, mas ainda assim, estando em Nova York vamos querer experimentar, assim como os famosos donut’s que tanto vemos nos filmes, onde aparecem policiais comendo na suas viaturas.

Seja onde for, os países estão cheios de cultura e tradições nos seus pratos. Cada região possui suas particularidades culinárias, com pratos típicos, ingredientes frescos e sabores autênticos que encantam os paladares dos viajantes.


Valorizamos sua opinião! Queremos tornar nosso portal ainda melhor para você. Por favor, dedique alguns minutos para responder à nossa pesquisa de satisfação. Sua opinião é importante. Clique aqui

Geylla Sall

Geila Salomão Santos ou Geylla Sall. Mineira de certidão, capixaba de coração. Publicitária, jornalista e apaixonada por viagens. Sempre que posso fujo de casa e vou daquiprali, dalipralá, daquidali... Conheço as 78 cidades do estado onde moro, o Espírito Santo, quero conhecer todos os "27" estados brasileiros e o máximo de países que eu puder. Meu sonho de consumo sempre foi ter rodar o mundo num motorhome. Como diz Amyr Klink "um dia é preciso parar de sonhar e, de algum modo, partir".

Os artigos publicados pelos colunistas são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam as ideias ou opiniões do ES360.