fbpx

Conteúdo de Marca

Usina de Energia Solar vai abastecer templos da Maranata

Publicado

em

Painéis fotovoltaicos geram energia solar para os templos da Igreja Cristã Maranata

Em um período de mudanças climáticas e necessidade cada vez maior de preservação do meio ambiente, optar por energias renováveis é uma tendência inevitável. E a responsabilidade é de todos na sociedade, com cada um fazendo a sua parte. Pensando nisso, a Igreja Cristã Maranata (ICM) dará neste mês de junho um enorme passo para abastecer todos seus templos no Espírito Santo com energia limpa.

> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!

Até o final do mês, a ICM vai inaugurar a usina de energia solar do Sítio Esperança, na Serra. Com capacidade produtiva de mais de 100 Mega Watts Hora por mês, mais de 1 mil templos da Maranata serão interligados e abastecidos, migrando para a energia elétrica com fonte solar.

De acordo o Pastor Carmo Antônio, coordenador do Time de Eficiência Energética da ICM, os benefícios são vários para os fiéis e para toda a população capixaba.

“Só de falar em energia limpa já é um grande benefício pela questão ambiental. Nós vamos atender mais de 1 mil templos da nossa Igreja, que terão condições de ter uma melhor climatização, além da economia financeira gerada pelo uso da energia solar”, disse.

Painéis instalados na usina do Sítio Esperança

Auto-suficiência 

A inauguração da usina Sítio Esperança dará auto-sustentabilidade para todas as edificações da Igreja Cristã Maranata no estado, mas não é a primeira iniciativa nesse sentido. Já há em funcionamento uma usina em Carapina, também na Serra, que abastece 193 templos com energia solar.

Outras unidades, como a Jardim Camburi 3 e Praia da Costa 4, também possuem energia solar própria. A necessidade de agrupar todos os templos com a energia solar veio da constatação dos benefícios que essa modalidade de uso energético traz, como explica Pablo Rodrigues, engenheiro eletricista com especialização em energia solar e que atua na ICM.

“Conversamos com o Presbitério sobre os benefícios que a energia solar poderia trazer para a nossa Igreja e avaliamos a possibilidade de projetos nos Maanaims e em demais espaços. Hoje nós podemos falar que a energia solar trafega em vários âmbitos da nossa vida. É possível economizar nas contas financeiras, tendo praticamente tarifa mínima de energia. E tem, é claro, o benefício ecológico”, afirma Pablo.

No vídeo abaixo, veja imagens e mais detalhes do Sítio Esperança

Além do Espírito Santo, o estado de Minas Gerais já é auto-sustentável no uso da energia solar na Igreja Cristã Maranata, com unidades geradoras em Belo Horizonte, João Monlevade, Divinópolis, João Monlevade, Juiz de Fora e Uberlândia.

Sítio Esperança

Além da usina fotovoltaica, o Sítio Esperança também teve obras nas vias de acesso, com calçamento de ruas que não eram pavimentadas. Houve também obras na rede pluvial, para que toda a água de chuva fosse canalizada para lagoas da região. As obras duraram cerca de dois anos, tendo em vista os percalços causados pela pandemia. No local, houve um trabalho de reflorestamento no local e nascentes de rio foram recuperadas, com plantio de árvores.

De acordo com o engenheiro eletricista Pablo Rodrigues, o local do Sítio Esperança tem condições físicas ideais para a implantação de uma usina de energia solar, com encostas e boa exposição ao sol.

“A Igreja tem contribuído para a modificação da matriz energética do nosso país, algo que muitos órgãos deveriam fazer e não têm feito, mas a Igreja Cristã Maranata cumpre seu papel. Estamos contribuindo para termos um mundo melhor”, afirma.

Estrutura física do Sítio Esperança

A energia solar

A produção de eletricidade por meio da luz solar se dá por meio de painéis fotovoltaicos que funcionam como conversores da irradiação solar em energia elétrica. Com a captação durando todo o dia, todos os equipamentos elétricos em funcionamento são abastecidos pela energia solar.

O excedente produzido pelo sistema é enviado à concessionária de energia, criando os chamados créditos solares. Esses créditos são utilizados no abatimento das contas de energia. 

No caso da usina do Sítio Esperança, toda a instalação foi vistoriada e acompanhada pela EDP, responsável pela concessão do serviço de energia elétrica no Espírito Santo.

Novidade em Jaburuna

Com a implantação da usina do Sítio Esperança, as novidades não param por aí no mês de junho. Até o fim do mês, há também expectativa para a inauguração do funcionamento de painéis fotovoltaicos no templo de Jaburuna, em Vila Velha, berço da Igreja Cristã Maranata.