fbpx

Conteúdo de Marca

Pastores da Rússia e Ucrânia espalham a palavra de Deus em meio à guerra

Em evento realizado pela Igreja Cristã Maranata, pastores e missionários relataram as vivências e o trabalho voluntário realizado nos dois países

Publicado

em

Encontro de pastores e missionários estrangeiros na ICM. Crédito: Igreja Cristã Maranata

Promover troca de experiências, semear a paz e espalhar a palavra de Deus pelo mundo: esses são os objetivos não só da Igreja Cristã Maranata enquanto congregação, mas de pastores e missionários ao redor do globo que realizam o trabalho de evangelização em lugares assolados pela guerra. Pastores e missionários da Rússia, Ucrânia, Armênia e Uzbequistão estiveram na sede da Igreja em Vila Velha para relatar como o amor de Cristo tem ajudado fiéis nos locais mais improváveis.

> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!

Com esse encontro, a Maranata segue os ensinamentos de Pe 1:5 que, “mediante a fé, estais guardados na virtude de Deus, para a salvação já prestes para se revelar no último tempo.” As premissas de amor ao próximo e salvação são levadas a sério pelos integrantes da Igreja Cristã Maranata. Na avaliação do presidente da Maranata, pastor Gedelti Gueiros, ouvir relatos da presença de Deus em um contexto de guerra entre Rússia e Ucrânia, é a evolução da obra de Deus.

“Vivemos em comunhão uns com os outros. Nada mais natural do que recebermos pastores de outras partes do mundo. É bonito observar o empenho de todos em espalhar a palavra de Deus. Estamos aqui para isso”, destacou o pastor.

O secretário-executivo da ICM, pastor Luiz Eugênio, celebrou o trabalho de evangelização que tem sido feito. “Vivemos um momento de muita angústia e com muitas pessoas deprimidas. Temos o objetivo de levar e receber palavras de esperança, sempre guiados por Deus”, pontuou.

Pastores estrangeiros trazem seus testemunhos

Pastores da Armênia, Ucrânia, Uzbequistão e Rússia relataram como tem sido todo o trabalho cristão no panorama da guerra. Um deles é o pastor armênio Sevak Berseghyan, radicado há 30 anos na Rússia.

Morando em uma cidade de fronteira na Rússia, convive diariamente com as mazelas, com o sofrimento e com a dor de centenas de pessoas que tiveram as vidas prejudicadas pela guerra. Segundo ele, é extremamente difícil observar e estar por perto de tantas histórias trágicas, de ambos os lados.

Pastor armênio Sevak Berseghyan, em visita à ICM Vila Velha

Embora a situação seja crítica, o apoio e o testemunho de fiéis são o combustível necessário para que a palavra de Deus seja espalhada. “O Senhor nos ajudou a construir um alojamento no pátio da igreja, em que chamamos de Casa do Anjo. Recebemos muitos refugiados, e muitos deles, prontos para ajudar”, ressalta o pastor.

O pastor ainda relatou que estava apenas esperando a oportunidade de falar para esses novos fiéis sobre o amor de Deus. Mas aconteceu justamente o contrário. “Eles próprios relataram seus testemunhos da presença de Deus. Ouvimos muitas histórias devastadoras, com famílias destruídas. Mas, essas mesmas famílias também nos levantaram e compartilharam os milagres do Senhor.”

Ainda de acordo com o pastor, são muitos focos de novos fiéis ao redor do mundo. Em condições difíceis, as pessoas têm encontrado conforto e amor na palavra do Senhor. “Mesmo que os homens estejam cometendo violência contra  os outros, Deus está agindo para levar o evangelho de salvação da vida eterna para muitas almas”, complementou.

 A situação não é diferente da Ucrânia. O pastor ucraniano Vladimir Kravchenko tem ficado impressionado com a reação das pessoas em relação ao trabalho da Igreja. De acordo com ele, por ser uma situação trágica, os fiéis estão mais abertos para receber a palavra do Senhor. 

Pastor ucraniano Vladimir Kravchenko reforça ações missionárias no contexto de guerra

Há três meses atrás, ele visitou uma igreja assolada pela guerra no país. Era dia de semana, perto do fim do dia. Chegando lá, ficou surpreso ao perceber o local cheio, repleto de novos fiéis. “Perguntei ao pastor: são membros? Ele disse que não. São pessoas que vem pedir oração e proteção de Deus”, relatou.

Ele ainda completa: “Se eu posso resumir a situação do nosso país, ela abriu uma grande porta para a evangelização. Para nós é difícil de entender ou explicar, mas Deus sabe o que faz.”

Espírito Santo é o estado mais evangélico do Brasil

O Espírito Santo é o estado mais evangélico do país com 93 templos para cada 100 mil habitantes, de acordo com uma pesquisa do Centro de Estudos da Metrópole da Universidade de São Paulo. O ranking vem seguido de Rio de Janeiro, Mato Grosso do Sul, Rondônia e São Paulo, com cerca de 60 igrejas para cada 100 mil. No Espírito Santo, a média é de uma igreja evangélica para cada três mil habitantes. 

O presidente da ICM, pastor Gedelti Gueiros, destaca o trabalho realizado pela Maranata, baseado no respeito, entendimento e amor entre as  pessoas. “Estamos fazendo nossa parte e reconhecendo o trabalho de outras igrejas evangélicas que trabalham bastante na evangelização. Não somos exclusivos, respeitamos e admiramos os trabalhos dos nossos irmãos de outras denominações. Temos entendido que Deus nos deu essa responsabilidade de difundir a palavra de Jesus. É um benefício não somente para a eternidade, como para a vida aqui na terra.


Valorizamos sua opinião! Queremos tornar nosso portal ainda melhor para você. Por favor, dedique alguns minutos para responder à nossa pesquisa de satisfação. Sua opinião é importante. Clique aqui