fbpx

Conteúdo de Marca

Igreja Cristã Maranata tem um novo lema em 2024

Apocalipse 3:13 – “Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às Igrejas”. Pastor Alexandre Gueiros explica o significado e a importância do lema

Publicado

em

Pastor Alexandre Gueiros, vice-presidente da Igreja Cristã Maranata. Foto: ICM/Divulgação

A Igreja Cristã Maranata tem um novo lema para seus servos guardarem nos corações em 2024 e também nos anos seguintes, extraído de Apocalipse 3:13: “Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às Igrejas”. Para melhor entendimento sobre o texto revelado por Deus e sua aplicação em nossas vidas, conversamos com o Pastor Alexandre Gueiros, vice-presidente da Igreja Maranata no Brasil.

> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!

Um dos 19 membros do Conselho Presbiteral da Igreja Cristã Maranata, ele participou diretamente da escolha do lema deste ano. Na entrevista a seguir, o pastor explica em profundidade como o versículo do Livro do Apocalipse foi escolhido para ser o lema de 2024 e como essa passagem da Bíblia pode ser compreendida à luz da Palavra de Deus. Explica, ainda, o que o Espírito Santo tem a dizer às nossas Igrejas, o que o Senhor Jesus nos fala através do Espírito Santo e como devemos ouvir, obedecer e exercitar, no nosso dia a dia, o ensinamento que acompanha o lema.

Pastor Alexandre, muito obrigado por sua entrevista. Desde 1992, a Igreja Cristã Maranata escolhe um lema anual. Como se dá a escolha do lema? É por revelação de Deus?

Pastor Alexandre: O Conselho Presbiteral da Igreja ora, e os membros do nosso Conselho, composto por 19 pastores, entende que é da vontade de Deus que o lema seja esse. E os outros julgam. Quando há uma concordância de todos, de que aquilo foi realmente uma inspiração de Deus, o tema é escolhido.

O lema é sempre um versículo bíblico, certo?

Pastor Alexandre: Isso mesmo, pois cremos que a Bíblia não é um livro simplesmente, mas é a Palavra de Deus que nos fala hoje, uma Palavra viva. É como se Deus estivesse nos falando.

“Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às Igrejas.” Por que esse lema foi escolhido para 2024?

Pastor Alexandre: Nós cremos que o Espírito Santo é uma pessoa que se comunica conosco. O Espírito Santo, para nós, não é uma doutrina ou uma teoria, mas é uma realidade. É uma pessoa viva que, como qualquer pessoa, fala, se comunica. O Espírito Santo, segundo a Bíblia, foi enviado pelo Senhor Jesus após a sua ressurreição para estar sempre com a sua Igreja. O Espírito Santo veio para ser o representante de Deus, o representante de Jesus, que é Deus, conosco. Então, quando o Espírito Santo está realmente se manifestando como uma pessoa viva, se comunicando conosco, ele faz com que o Senhor Jesus se torne não uma figura histórica, ou um Deus distante, lá no céu, mas Deus vivo conosco. Um dos nomes proféticos do Senhor Jesus era Emanuel, uma palavra hebraica que quer dizer “Deus conosco”.

O versículo escolhido como lema deste ano é retirado do Livro do Apocalipse, o último da Bíblia Sagrada, também chamado Apocalipse de João ou Livro da Revelação. Em grego, a palavra “apocalipse” significa “revelação”. Qual é o significado desse versículo e qual é a importância dele para todos nós?

Pastor Alexandre: Tem a ver com o desejo de Jesus de falar à sua Igreja em todos os períodos da história da Igreja. O Espírito Santo foi enviado para estar sempre com a Igreja, transmitindo aquilo que recebe do Senhor Jesus, que é chamado na Bíblia de ‘o cabeça da Igreja’, aquele que deve governar a sua Igreja. Então, a missão do Espírito Santo, segundo o próprio Jesus, era receber as orientações de Jesus e transmitir à Igreja. Isso certamente tem a ver com a Igreja nos últimos tempos, no final da história da Igreja aqui na Terra. Nós cremos que estamos vivendo este período, em que está terminando a história da Igreja aqui. Em breve, a Igreja vai morar na eternidade com o Senhor. E neste período, como sempre, é muito importante a missão do Espírito Santo. Ouvindo o que o Espírito Santo tem a dizer, nós recebemos instruções sobre como viver agradando a Deus, como viver preparados para a volta do Senhor Jesus.

Como é que nós podemos aplicar esse lema em nossas vidas ao longo de 2024 e também nos próximos anos? Como acolher essa mensagem de Deus em nossos corações?

Pastor Alexandre: Podemos seguir o exemplo de um jovem chamado Samuel, um personagem do Antigo Testamento, que era jovenzinho quando pela primeira vez ouviu Deus lhe falar. Quando ouviu Deus lhe falar, ele respondeu: “Fala, Senhor, porque o teu servo ouve”. Então, todos nós, qualquer que seja a nossa orientação religiosa ou mesmo quem não tem nenhuma religião, pode dizer: “Oh, Deus, se tu és real, se tu me conheces, se tu me amas, fala-me. Se tu me falares, eu te ouvirei e te obedecerei”. Ouvir aí também é no sentido de obedecer. “Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às Igrejas”, ou seja, ouça e obedeça à orientação do Espírito Santo, porque as palavras de Deus para nós, transmitidas pelo Espírito Santo, são palavras de graça, de amor, de misericórdia, de compaixão. Deus é bom por natureza e é amor por natureza, faz parte da natureza d’Ele. Todas as palavras da parte de Deus, que nos são transmitidas pelo Espírito Santo, são palavras de encorajamento, de ânimo, de conselho de um Pai amoroso para nós.

Como o lema de 2024 será trabalhado junto aos servos nos templos da Igreja Maranata ao longo deste ano? Será abordado de alguma forma específica nos cultos e na Escola Bíblica Dominical?

Pastor Alexandre: Nos cultos e na Escola Dominical, estamos estudando a Bíblia e sempre associando a esse conselho do Senhor, o conselho de ouvir aquilo que o Espírito Santo tem a nos dizer neste momento, nesta situação que a sociedade vive atualmente, nas circunstâncias históricas que estamos vivendo. O Espírito Santo tem a palavra certa para nós. E isso nos dá a segurança de que estamos vivendo de acordo com o que Deus espera de nós.


Valorizamos sua opinião! Queremos tornar nosso portal ainda melhor para você. Por favor, dedique alguns minutos para responder à nossa pesquisa de satisfação. Sua opinião é importante. Clique aqui