fbpx

Conteúdo de Marca

Igreja Maranata promove ações de acessibilidade para pessoas com deficiência

Publicado

em

Ações de integração e acessibilidade são uma tradição da Igreja Cristã Maranata

Em um ato de acolhimento e respeito ao próximo, a Igreja Cristã Maranata promove uma série de ações de inclusão e acessibilidade para pessoas com diversos tipos de deficiência, sejam elas de natureza física, mental, intelectual ou sensorial.

> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!

Entendendo que todas as pessoas merecem ter acesso à Palavra de Deus, a ICM está elaborando documentos com orientações às Igrejas e Maanains. Equipes técnicas e compostas por especialistas da área da Saúde estão compondo a base das diretrizes para o atendimento a este público. O objetivo principal é que toda a população, sem qualquer distinção, tenha acesso à Palavra.

Com ações inclusivas, Maranata leva ensinamentos a pessoas com deficiência

Formação teórico-prática

Neste mês de agosto, um exemplo destes trabalhos de orientação e capacitação foi ofertado na Igreja Cristã Maranata de Tiradentes-SP. Com o apoio do Pastor Carlos Monerat e da equipe de acessibilidade dos Maanains de Guaporé e Vale do Paraíba, uma formação teórico-prática foi realizada no local para aperfeiçoar os trabalhos já adotados na região.

O objetivo da Igreja Cristã Maranata é que membros de mais Igrejas e Maanains de outras regiões do país também recebam a capacitação.

Unidos em Família

A Igreja Cristã Maranata realizou entre os dias 22 e  24 de julho um Seminário para as famílias. Este Seminário tem sido realizado nos Maanains, onde várias atividades são desenvolvidas também com foco na acessibilidade.

Ações de acessibilidade para pessoas com deficiências audiovisuais na ICM

Atividades para pessoas com deficiência visual

Crianças e adolescentes com algum grau de deficiência visual puderam participar de um evento com ações de acessibilidade no Maanaim de Domingos Martins-ES.  Com o apoio do Pastor José Nascimento e a participação das irmãs Maria Amim e Maria Lúcia, foram realizadas diversas atividades em que crianças, intermediários e adolescentes puderam participar, de acordo com sua faixa etária, com mediação das monitoras da acessibilidade.

Além disso, os membros da Igreja Cristã Maranata que possuem deficiência visual têm ao seu dispor Coletâneas de Louvores com letra aumentada, em braile e em audiocifras para facilitar a compreensão.

Crianças são foco do trabalho de acessibilidade

Adequação de materiais

No final de julho, com apoio do Pastor Valter Babo, irmãs que fazem parte do Grupo de Acessibilidade da Igreja Cristã Maranata realizaram a primeira Mostra sobre Adequação de Materiais no Maanaim de Pedro do Rio-RJ. 

A mostra aconteceu após ser identificada a necessidade, principalmente por parte dos professores, para adequar os materiais da Igreja à linguagem específica para cada tipo de deficiência. Materiais para pessoas com autismo, Síndrome de Down, TDAH, deficiência intelectual e paralisia cerebral estão sendo adaptados.

No evento foram apresentadas atividades adaptadas ao tema da Escola Bíblica Dominical com garrafas sensoriais, atividades com texturas, pareamento, quebra-cabeça, entre outros.

Surdocegos

O trabalho de acessibilidade rompeu ainda mais barreiras com o acolhimento de um público bastante negligenciado na sociedade. Os surdocegos possuem a ausência sensorial da visão e da audição e precisam de uma linguagem de sinais diferente, mais baseada no toque, a Libras Tátil.

Trabalho de comunicação com os surdocegos na Igreja Maranata

Conheça mais sobre os demais trabalhos de acessibilidade da Maranata aqui!

Como acompanhar a ICM pela internet:

Siteigrejacristamaranata.org.br
YouTubeyoutube.com/igrejacristamaranataoficial
Facebookfacebook.com/igrejacristamaranata
Instagraminstagram.com/igrejacristamaranata_oficial


Valorizamos sua opinião! Queremos tornar nosso portal ainda melhor para você. Por favor, dedique alguns minutos para responder à nossa pesquisa de satisfação. Sua opinião é importante. Clique aqui