fbpx

IBEF Academy

Você já ouviu falar em DeFi (Decentralized Finance)?

Publicado

em

Enquanto as criptomoedas foram criadas para descentralizar o dinheiro, os protocolos DeFi, que é a sigla em inglês para Decentralized Finance, ou Finanças Descentralizadas, objetivam descentralizar os serviços financeiros. As duas tecnologias coexistem no mesmo ambiente tecnológico, que é a blockchain.

O conceito DeFI é bem amplo e funciona como um guarda-chuva para diversas transações financeiras como por exemplo, empréstimos, transferências e investimentos que podem acontecer sem a presença dos intermediários tradicionais, como bancos e corretoras.

> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!

No mundo tradicional, todas as transações financeiras acontecem por meio de um sistema centralizado, onde as instituições financeiras atuam como intermediárias. Para entendermos o que essa nova tecnologia propõe, precisamos nos concentrar no termo “descentralizado”, pois os exemplos de operações citados anteriormente passam a ser possíveis num ambiente diferente. Saem os bancos e entram as redes descentralizadas, onde é possível uma negociação bilateral através de contratos inteligentes que automatizam as transações e garantem a segurança por meio de criptografia.

Os protocolos DeFi eliminam o controle que as instituições possuem sobre os produtos e serviços, inicialmente porque as tradicionais contas bancárias são substituídas por Wallets. Além disso existem outras vantagens, como por exemplo: custos (as taxas de juros dos empréstimos costumam ser mais baratas do que aquelas praticadas no mercado bancário), flexibilidade (seus ativos podem ser movimentados para qualquer lugar a qualquer momento), transparência (os envolvidos têm acesso ao conjunto completo de transações).

Apesar do ecossistema DeFi ainda ser incipiente, existem muitas expectativas em relação às mudanças que ele pode ocasionar na economia e no mercado financeiro de todo o mundo, pois além de contribuir para a criação de soluções que podem ser disruptivas, as plataformas dedicadas às finanças descentralizadas resolvem uma série de problemas do mercado financeiro como a centralização, o controle, a ineficiência, a burocracia e a pouca transparência.

Não podemos afirmar se ou em quanto tempo os protocolos DeFi estarão amplamente difundidos, mas certamente sua proposta de valor está diretamente conectada à liberdade econômica, pois a maneira como foram construídos e concebidos faz com que seus usuários possuam muito mais controle e autonomia na hora de fazer negócios.

Sobre o autor:


Valorizamos sua opinião! Queremos tornar nosso portal ainda melhor para você. Por favor, dedique alguns minutos para responder à nossa pesquisa de satisfação. Sua opinião é importante. Clique aqui

IBEF Academy

Ibef Academy é o ciclo de formação do IBEF Jovem ES, focado em conteúdo das áreas de finanças e economia. Seu objetivo é melhorar o ambiente de negócios e financeiro do Espírito Santo, através da auto capacitação de seus membros nas referidas áreas. O IBEF Jovem ES, por sua vez, é o braço do Instituto Brasileiro de Executivos de Finanças do Espírito Santo (IBEFES) que reúne profissionais com até 35 anos.

Os artigos publicados pelos colunistas são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam as ideias ou opiniões do ES360.