IBEF CQC
Seu financeiro gera valor?
Por Ana Paula França Pereira Vespermann
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O mundo corporativo vem mudando de forma exponencial, principalmente nos últimos anos. Além de gerar lucro, para prosperar as empresas precisam gerar valor aos acionistas e também à sociedade, o que torna os desafios da gestão financeira ainda mais complexos. Pensando nisso, quero compartilhar com você alguns pontos que acredito serem importantes para que façamos da gestão financeira, cada vez mais, uma mola impulsionadora do negócio.
O primeiro ponto é que, apesar das dificuldades financeiras advindas da crise na qual nosso país — e o mundo todo — ainda está mergulhado, não podemos apenas “apagar incêndios”. A gestão do caixa e as decisões financeiras devem também perpassar pela análise econômica, bem como considerar o longo prazo e os efeitos de cada decisão.
Nesse mesmo contexto, é sempre importante acompanhar o grau de alavancagem da empresa, assim como os custos e o compromisso mensal. Uma estrutura de capital inadequada certamente comprometerá os resultados. Sobreviver ao presente, arrumando um problema futuro, não me parece a melhor opção… você concorda?
Além disso, é preciso planejar e acompanhar a performance da empresa. Para isso, ter um planejamento estruturado, em minha opinião, é imprescindível. Não só pelas questões financeiras, mas por fomentar toda a análise do negócio.
Tal planejamento deve englobar itens como:
- Definição de objetivos e metas estratégicas;
- Fixação das premissas;
- Análise mercadológica com construção de cenários, a definição de planos de contingência e análise da sensibilidade das variáveis;
- Elaboração do plano econômico e financeiro;
- Projeção de resultados;
- Acompanhamento dos resultados.
Para o último item supracitado, uma boa opção seria estruturar um painel com os principais indicadores financeiros da companhia como, por exemplo: receitas, custos, EBITDA, lucro líquido, etc.
Com base nesses indicadores, e tendo como pano de fundo os rituais de gestão periódicos, a performance passa a ser acompanhada e gerenciada, tornando a execução do plano mais factível e próxima. Afinal, a exposição gera ação!
Sobre a autora
Ana Paula França Pereira Vespermann é formada em administração com 2 especializações em finanças e gestão nas principais escolas de negócio do país. Ana Paula tem mais de 15 anos de experiência em grandes empresas como Itaú, Samarco, FINDES e, atualmente, na APEX Partners. Coautora do Livro mulheres nas finanças, também é empresária na área de consultoria, mentora e palestrante, além de líder do CQC de Finanças Empresariais do IBEF-ES.
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