fbpx

xColunas

Rede de supermercados lança linha própria com 11 rótulos de cerveja artesanal

Publicado

em

A rede de supermercados Carrefour lançou neste mês de junho uma linha própria de cervejas prometendo alinhar qualidade a preços acessíveis dos produtos. A Nauta é uma linha com seis opções de rótulos de estilos variados em garrafas e cinco versões em lata.

As receitas das cervejas em garrafa foram elaboradas em parceria com a cervejaria Way Beer, do Paraná; e as opções em latas feitas pela fábrica da Startup Brewing em Itupeva, interior de São Paulo. Segundo o Carrefour, as cervejas vão estar disponíveis em todas as lojas do país até agosto. No Espírito Santo, o Carrefour tem uma loja no Shopping Vila Velha.

> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!

“A cerveja é uma das bebidas preferidas dos brasileiros e uma das mais consumidas no país e, a procura pelas linhas artesanais tem sido cada vez maior. O consumidor está cada vez mais preocupado em comprar cervejas de boa qualidade, a um preço justo. Assim, vimos a necessidade de uma marca própria de cervejas artesanais”, diz o Diretor Comercial de Marca Própria do Grupo Carrefour Brasil, Allan Gate

Os rótulos de 600 ml, produzidas pela cervejaria Way Beer, custam R$ 11,99 e fazem um convite a uma viagem para os quatros cantos do mundo, com receitas artesanais inspiradas nos países especialistas na produção de cerveja. São elas: Bohemian Pilsner (receita da República Checa); IPA (receita dos Estados Unidos); Irish Red Ale (receita da Irlanda); Weissbier (receita da Alemanha); Blond Ale (receita da Bélgica) e Amburana Ale (receita do Brasil).

Já as cinco opções em lata, produzidas pela Startup Brewing custam R$ 7,99 e prometem agradar estilos que vão do clássico ao inovador, atingindo um universo infinito de sabores. Entre as opções está uma Witbier, uma Saison, duas receitas da famosa IPA, uma tradicional e uma session, versão mais leve. Por fim, a Porter, cerveja escura com corpo leve e um toque de coco.

Esta é a primeira vez que o Carrefour vende cerveja marca própria no Brasil. Mas, outros países já contam com a opção, como Espanha, França e Bélgica. A novidade deve atingir uma participação de 10% da categoria das cervejas artesanais do Carrefour e pode ser encontrada em todas as lojas do Carrefour, independentemente do formato.

“Com a Nauta, queremos proporcionar uma nova experiência aos nossos consumidores, apresentando estilos clássicos e, também, inovadores do mundo das cervejas artesanais. Tudo isso por um preço acessível”, explica Allan.

Entenda as diferenças dos rótulos:

Bohemian Pilsner (receita da República Tcheca) / ABV – 4,4% /IBU – 31,2

Criada na cidade tcheca Pilsen, que lhe concedeu seu nome em 1842, a Bohemian Pilsner é uma cerveja equilibrada, com amargor presente, aromas florais do lúpulo balanceados com as características do malte.

Indian Pale Ale (receita dos Estados Unidos) / ABV – 5,2% / IBU – 68,0

Esta American Indian Pale Ale recebe os lúpulos cítricos americanos ekuanot e mosaic, que são adicionados à fervura e, para intensificar ainda mais o aroma, são acrescentados novamente na maturação por processo de dry hopping.

Irish Red Ale (receita da Irlanda) ABV – 5,5% / IBU – 22,3

Elaborada com maltes caramelizados e tostados somados a lúpulos americanos, a Red Ale, um estilo moderno da Irlanda, é uma cerveja avermelhada que equilibra o dulçor do malte e o amargor dos lúpulos.

Weissbier (receita da Alemanha) ABV – 4,7% / IBU – 8,8

A Weissbier, também chamada de Hefeweizen, é um estilo de cerveja feita com malte de trigo e malte de cevada. A bebida é muito consumida no sul da Alemanha, principalmente no estado da Baviera e em sua capital Munique. É uma cerveja não filtrada cuja fermentação dá um leve aroma a banana e cravo.

Blond Ale (receita da Belgíca) ABV – 6,6% / IBU – 17,6

A Blond Ale, estilo clássico belga, é uma cerveja de alta fermentação. As leveduras belgas trazem as principais características de aroma e sabor. Uma cerveja seca, com teor alcoólico presente e com deliciosas notas picantes de cravo.

Amburana Ale (receita do Brasil) ABV – 5,5% / IBU – 22,3

A Amburana Ale é uma cerveja de alta fermentação que recebe uma variedade de maltes caramelizados e tostados, ressaltando o sabor da madeira brasileira amburana, cuja característica é o seu dulçor forte que é transferido para a cerveja e que diminui a percepção do álcool.

Nauta Witbier – 9 IBUs/ 5,0% ABV

Lata Witbier Nauta. Foto: Reprodução

Lata Witbier Nauta. Foto: Reprodução

Cerveja Clara, amarelo palha e de corpo leve. Refrescância cítrica da laranja, final seco e com leve condimentação característica do estilo.

Nauta Saison – 26 IBUs/ 5,8% ABV

Cerveja clara, dourada, de corpo médio. Equilíbrio entre as notas frutadas e taninícas da uva. No início, um frutado marcante, seguido de um final seco.

Nauta Session IPA – 40 IBUs/ 4,0% ABV

Lata IPA Nauta. Foto: Reprodução

Lata IPA Nauta. Foto: Reprodução

Cerveja Clara, dourada, de corpo leve. Amargor remetendo às notas cítricas e herbais, refrescância do final seco e amargor levemente persistente.

Nauta IPA – 44 IBUs/ 5,7 ABV

Cerveja Clara, dourado intenso, de corpo médio. As notas do malte remetem ao toffe e equilibram com o amargor herbal e terroso.

Nauta Porter – 30 IBUs/ 5,5 ABV

Lata Porter Nauta. Foto: Reprodução

Lata Porter Nauta. Foto: Reprodução

Cerveja Escura, de corpo médio-baixo. Notas intensas de chocolate amargo e tosta do malte são complementadas com as notas do coco.

Mais lúpulo, por favor

Leticia Orlandi é jornalista e entusiasta de cervejas artesanais. Escreve sobre histórias e sabores por trás de cada copo.

Os artigos publicados pelos colunistas são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam as ideias ou opiniões do ES360.