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Darlan Campos

Por que todo político deve investir em Marketing Político Digital

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Porque todo político deve investir em Marketing Político Digital. Foto: Reprodução

Porque todo político deve investir em Marketing Político Digital. Foto: Reprodução

Neste artigo, Darlan Campos, diretor executivo da República Marketing Político, fala sobre a importância de investir em Marketing Político Digital. A estratégia foi bem recebida justamente pelos seus inúmeros benefícios para eleitores/cidadãos e políticos e se difere consideravelmente do marketing tradicional. Por isso, merece um lugar nas estratégias de promoção dentro do planejamento dos atores políticos:

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• Atração novas pessoas (eleitores): O Marketing Digital é uma excelente ferramenta para atrair novas pessoas para seu projeto político, seja por meio do conteúdo ou de anúncios pagos em mecanismos de busca e redes sociais. Ele consegue ter um custo de aquisição cada vez menor em relação às alternativas tradicionais.

• Segmentação: Apesar das mídias tradicionais oferecerem segmentação, o Marketing Digital permite que essa separação do público seja feita de forma muito mais precisa. No Marketing Digital, conseguimos segmentar por idade, cidade onde mora, hábitos (grávidas, estudantes etc.) de forma mais efetiva, produzindo campanhas e anúncios exclusivamente para essas pessoas.

• Relacionamento: Marketing Digital é a forma mais fácil de se conectar com os seus apoiadores e potenciais eleitores, principalmente porque uma das características mais marcantes de produzir conteúdo na internet é a possibilidade de se comunicar de forma bilateral.

• Estratégias com menor custo: Em comparação com os custos do uso das mídias tradicionais, a internet permite fazer mais, com menos. Mas não se engane, as ações digitais tem custos e você precisa se preparar para isso. Entretanto o potencial de mensuração dos resultados é gigante.

• Big Data: Aproveite as possibilidades que o mundo digital lhe dá e procure cada vez mais informações sobre os seus apoiadores e eleitores.

• Encontrabilidade: A maior parte das pessoas usam os mecanismos de busca para buscar informações diversas. Eles também o farão com você.

A sua pré-campanha já começou?

Você está atrasado! A pré-campanha já começou!

E a maioria dos candidatos e políticos, nem começou a investir em marketing político digital e a planejar suas ações no ambiente digital.

E você já sabe como começar uma pré-campanha na Internet?

O seu plano de marketing político digital deve conter estratégias que, bem usadas e articuladas entre si, podem:

• Expandir a imagem do candidato no Google e nas redes sociais;
• Criar múltiplos canais de interação com o eleitor;
• Alcançar o público-alvo e transformá-lo em eleitor;
• Criar conteúdo específico para o target;
• Promover debates para conhecer as opiniões e sugestões da população;
• Criar oportunidades para capturar a atenção dos indecisos;
• Defenda o posicionamento e ataques de oponentes e oponentes;
• Manter um diálogo com o público-alvo até o dia da votação;
• Com as mudanças na legislação eleitoral, fruto da Reforma Política, tornou-se legal a chamada pré-campanha: passa a ser permitido realizar alguns atos de propaganda política antes da candidatura, desde que respeitados os limites legais.

O sucesso de um projeto político passa, entre outras coisas, por uma boa estratégia de pré-campanha. Você precisa investir em marketing político digital e potencializar sua comunicação.

Produção de conteúdo político na internet

Um tema importante quando se fala em investir em marketing político digital é a produção de conteúdo. O episódio # 71 do podcast República Cast está sensacional. Vale apena ouvir!


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Darlan Campos

Darlan Campos é Consultor em Marketing Político, professor, escritor e membro fundador do CAMP - Clube Associativo dos Profissionais de Marketing Político. Especialista em Marketing Político e Comunicação Estratégica, Diretor executivo da República Marketing Político (http://republicamarketingpolitico.com.br/). Autor de dois livros sobre a temática: ‘Nas ruas e nas redes – estratégias de marketing político’, publicado pela editora Soares/SP, lançado em 2017, e 'Marketing Político - construção de candidaturas vitpriosas', editora Lexia/SP. Atua como consultor em Marketing Político com foco em campanhas eleitorais, mandatos parlamentares ou gestão e estratégia de comunicação política em estados e municípios. Tem experiência em: marketing político e público, marketing político digital administração de crise, planejamento de comunicação, e em estratégia para mobilização de causas.

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