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Darlan Campos

Planejamento eleitoral de campanha em 5 passos

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Planejar significa estar preparado para os diversos cenários que a campanha lhe reserva. Para ser eleito não basta ter um plano de governo interessante e oratória, é necessário, portanto, que você tenha um bom planejamento de campanha.

Quais serão as ações tomadas ao longo da pré-campanha e da campanha propriamente dita?

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Nesta publicação, Darlan Campos, diretor executivo da República Marketing Político lista os primeiros passos para um planejamento eficaz.

Confira:

1 – Pesquisa

Pesquise a vida do seu candidato! Pesquisar é fundamental para traçar uma estratégia de campanha eficaz. Mas, essa pesquisa não deve ser apenas sobre os eleitores e o cenário político atual.

A todo momento falamos sobre narrativa, e não é possível construir uma eficaz sem pesquisar profundamente a história deste candidato. Assim sendo, saiba que todos os aspectos da vida são importantes desde a infância à vida adulta.

  • Quais são suas motivações e seus principais desafios;
  • Quais foram seus aliados e adversários durante sua caminhada política;
  • Como foi a sua infância, sim a infância também conta;
  • Quais bandeiras foram levantadas na sua jornada;

Sua narrativa política funciona como uma linha do tempo: Precisamos, portanto, mesclar política e vida pessoal.

Eu, por exemplo, utilizo um questionário com mais de 100 perguntas, que vão de aspectos pessoais até relação com o partido, aliados e adversários.

Realizo também uma profunda pesquisa digital. De fato, faço uma análise de todas as redes do candidato e de sua presença digital, como o posicionamento no Google e até Wikipedia.

Claro que nem tudo nesta pesquisa será revelado ao eleitor, mas tudo deve ser utilizado para compor a história que se deseja passar. Atentando-se sempre para não criar ou inventar dados.

2 – Estratégia

Estratégia maximiza seus resultados!

Para um planejamento estratégico eficaz você precisa:

  • Informações do cenário atual;
  • Trabalhar as forças do candidato;
  • Prever as ameaças e fraquezas da campanha;
  • Ter claro os objetivos da campanha;
  • Definir o eleitor alvo da sua campanha (persona);
  • Planejamento de gastos.

Com isso em mãos será possível diagnosticar as melhores ações, então pô-las em prática. Dentre os planos de ação destacaremos:

  • A presença nas redes sociais;
  • Ações para consolidar a autoridade nas mídias tradicionais;
  • Quais os temas que necessitam mais atenção (saúde, segurança?);
  • Quando serão abordados durante a campanha;
  • Quais serão os meios de comunicação utilizados (online e offline);Defina os materiais a serem utilizados (adesivos, panfleto, jingle…);
  • Desenvolver um site com SEO (Search Engine Optimization – otimização de mecanismos de busca) e para repositório de informações;
  • Investimento em comunicação (identidade visual, fotos, marketing de conteúdo);
  • Realizar pesquisas eleitorais;
  • Definir a equipe e função de cada colaborador.

Cada campanha necessita de estratégias únicas. Por isso é fundamental ter consigo uma equipe qualificada para planejar singularmente suas ações, baseada nas especificidades do seu cenário.

3 – Planejamento de equipe

Uma equipe qualificada pode ser a chave da sua vitória.

Mas montar uma equipe vitoriosa não é uma tarefa simples e deve ser iniciada bem antes do período eleitoral.

É muito comum candidatos enxergarem uma equipe multidisciplinar como um custo desnecessário, mas eu afirmo que é um investimento!

  • “cavar” coberturas da imprensa
  • gerar conteúdo
  • gerir mídias sociais
  • construir relevância no meio digital
  • planejar e analisar resultados a cada avanço definido no planejamento
  • criar material gráfico e identidade visual

Pensa em dar conta disso tudo sem uma equipe especializada?

O que não significa que você deve ter um grande número de assessores, entretanto, sem o mínimo de colaboradores as dificuldades aparecerão.

Caso você não possua uma grande verba, faça um bom planejamento de gastos e foque no essencial para o momento, visto que este setor não deve ficar abandonado.

Não há necessidade de ter um cinegrafista, um fotógrafo e um designer quando seu orçamento não comporta tais custos. Neste caso procure um profissional multidisciplinar que lhe atenda e seja qualificado nestes quesitos.

Entretanto, entenda a sua demanda, saiba que sobrecarregar o colaborador com o objetivo de minimizar gastos não é uma estratégia inteligente. Se a demanda exigir, contrate mais profissionais.

Comece a seleção dos seus colaboradores assim que tomar a decisão de concorrer ao pleito, assim terá tempo de treinar sua equipe, delegar funções, estabelecer metas e acompanhar os resultados.

Não abra mão de uma equipe de qualidade. Fará toda a diferença!

4 – Comunicação

Comunicação eleitoral é uma série de estratégias desenvolvidas com a finalidade de promover determinado candidato, dar visibilidade e consolidar autoridade. Este processo começa na pré-campanha e continua por todo período eleitoral.
O objetivo central de toda campanha é a vitória, mas cada candidato tem suas nuances e trajetória. Assim sendo, a campanha necessitará de uma estratégia específica, respeitando as particularidades de cada um.
Todo plano de comunicação deve ser feito em consonância com a narrativa, mantendo coerência plausibilidade.

Cabe à comunicação eleitoral:
– Desenvolver jingles, propagandas televisivas;
– Pesquisa de rua;
– Gestão de mídias sociais;
– Produção de conteúdo escrito;
– Produção de material gráfico.

Os meios de comunicação representam um grande influenciador em massa, assim sendo, os candidatos estão corretos em traçar uma estratégia voltada para a comunicação persuasiva.
Hoje, as mídias sociais têm um importante papel na ação política, pela sua dimensão de alcance. Contudo, nem todo eleitor é consumidor de redes sociais, sendo relevante mesclar com canais offline de comunicação.

Como sempre, o planejamento e pesquisa são seus aliados na hora de alocar verbas.

5 – Plano operacional

Uma vez que você já pesquisou seu candidato, traçou uma estratégia de ação, selecionou sua equipe e definir a comunicação é hora do plano operacional.

Planejar é uma tarefa árdua, mas traduzir ideias em ações pode se tornar revelador.
E para isso, utilizo uma planilha 5w2h com as equipes de marketing político que trabalho.

O que é isso?

É uma ferramenta – planilha – que tem como proposito o detalhamento das estratégias que definimos lá no início do planejamento.

5W2H vêm, portanto, das iniciais dos seguintes termos em inglês:

– What: o que deve ser feito?
– Why: por que precisa ser realizado?
– Who: quem deve fazer?
– Where: onde será implementado?
– When: quando deverá ser feito?
– How: como será conduzido?
– How much: quanto custará esse projeto?

Nesta etapa será definido a operacionalização das estratégias. Obviamente as respostas para essas perguntas são variáveis, pois dependem do que traçamos lá na primeira etapa do planejamento. Cada campanha traz objetivos específicos para o cenário que se enquadra.

As vantagens que eu vejo nessa metodologia são:

– Visualizar as metas
– Otimizar o tempo
– Organizar a equipe
– E, com efeito, aumentar a produtividade.

Dica Bônus

Preparamos uma dica bônus, para finalizar com chave de ouro. Agora que você já pôs em prática todos os passos anteriores é hora de monitorar suas ações.

Monitorar é muito mais que observar o desempenho de sua equipe. É acompanhar cada tarefa, cada campanha de impulsionamento e cada resultado.

Então, estabeleça prazos – não muito longos – e monitore!

As redes sociais devem ser monitoradas constantemente, assim sendo, verifique se as suas estratégias estão trazendo resultados positivos, compare os dados obtidos organicamente com os de tráfego pago.

Essa prática, além de analisar números, permite que você observe o comportamento da sua persona (público alvo). Dessa forma será muito mais prático traçar estratégias que trazem resultados eficazes, otimizando seu tempo e maximizando o engajamento.

Monitore a presença online, mas ATENÇÃO, não se esqueça do offline! Pesquisas, bem definidas e aplicadas, trazem um excelente retrato da figura do candidato nas ruas. E para isso, não se esqueça de incluir recursos para esse fim no seu planejamento.


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Darlan Campos

Darlan Campos é Consultor em Marketing Político, professor, escritor e membro fundador do CAMP - Clube Associativo dos Profissionais de Marketing Político. Especialista em Marketing Político e Comunicação Estratégica, Diretor executivo da República Marketing Político (http://republicamarketingpolitico.com.br/). Autor de dois livros sobre a temática: ‘Nas ruas e nas redes – estratégias de marketing político’, publicado pela editora Soares/SP, lançado em 2017, e 'Marketing Político - construção de candidaturas vitpriosas', editora Lexia/SP. Atua como consultor em Marketing Político com foco em campanhas eleitorais, mandatos parlamentares ou gestão e estratégia de comunicação política em estados e municípios. Tem experiência em: marketing político e público, marketing político digital administração de crise, planejamento de comunicação, e em estratégia para mobilização de causas.

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