fbpx

xColunas

Os melhores vinhos do Brasil, segundo o melhor guia da América Latina

Seleção traz os vinhos mais bem pontuados e apontados como os melhores em suas categorias pelo Guia Descorchados

Publicado

em

O Guia Descorchados melhora a cada ano, seja pela qualidade de suas avaliações, seja pelo aumento do número de vinhos analisados. A edição deste ano foi dividida em três volumes, um dedicado ao Chile, outro à Argentina e o terceiro à produção do Uruguai e do Brasil. Nesse último mora o maior interesse por quem se interessa pelos rótulos nacionais, um grupo cada vez maior. Há quase um sentimento patriótico dos defensores do vinho brasileiro. E, do outro lado, há quem enxerga nele defeitos ainda não resolvidos. Patrício Tápia, por exemplo, fez um texto na edição do ano passado cobrando melhor qualidade dos nossos produtores. De qualquer forma, a lista dos melhores vinhos brasileiros, elaborada pelos criteriosos jurados do Descorchados, o mais respeito guia de vinhos da América Latina, é sempre uma grande referência para quem quer provar o melhor da produção nacional. E a edição de 2022 do guia traz uma boa notícia: uma boa quantidade de rótulos pontuados com mais de 90 pontos. A lista a seguir traz os vinhos destacados entre as centenas de rótulos de 35 vinícolas brasileiras. Em outra coluna, foi apresentado o melhor vinho brasileiro de 2022. Agora nós vamos conhecer o melhor branco, o melhor espumante, o melhor rosé… Uma relação tão curiosa quanto saborosa.

O melhor vinho branco nacional.
A Alvarinho, uva usada como base para ótimos rótulos de Espanha e Portugal, tem rendido grandes vinhos por aqui também. O melhor branco brasileiro, na avaliação do Descorchados, é  o Alvarinho Enos Vinhos de Boutique. Há uma curiosidade nessa escolha. A Enos nasceu do projeto de um empresário da área editorial, Léo Kades, um tanto desconfiado da produção nacional. Ele tomou a decisão de iniciar sua produção em 2010, e saiu andando por Argentina e Uruguai. Não encontrou algo ideal. Voltou. Passeou por terras catarinenses e finalmente chegou a um local na Serra Gaúcha considerado perfeito por ele, em Flores da Cunha. A partir de 2016, passou a adquirir uvas de camponeses locais e a produzir vinhos de boutique, com produção limitada e numerada, entre 600 e 3 mil garrafas. O vinho recebeu 92 pontos na avaliação do Descorchados. É a consagração de um sonho realizado.

> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!

O melhor vinho rosé nacional.

VINHO L.A. JOVEM ROSÉ
A produção de Flores da Cunha aparentemente agradou aos avaliadores do guia chileno. Perto de onde são feitos os vinhos da Enos está localizada a Luiz Argenta. A vinícola dispensa apresentações para quem gosta de vinhos nacionais. A proposta da L.A., como a vinícola se trata, é unir tradição e ousadia, passado e futuro. A tradição está ancorada na qualidade de seus vinhos. E parte dessa ousadia pode ser representada pelo formato inovador de suas garrafas. O L.A. Rosé Jovem levou 92 pontos e os títulos de Melhor Rosé e Vinho Revelação da edição 2022. O rosé é realmente muito bom. E a garrafa é linda. Ou seja, um resumo da produção da Luiz Argenta.

O melhor espumante nacional.

ESPUMANTE ESTRELAS DO BRASIL BRUT

Espumante Estrelas do Brasil Brut, o melhor espumante do Brasil, segundo guia Descorchados. Foto: Divulgação

A vinícola Estrelas do Brasil, sediada em Bento Gonçalves, é uma impressionante colecionadora de títulos. Ela não supera em fama rótulos como Chandon, Salton ou Valduga, mas está sempre em pé de igualdade com gigantes do setor quando olhamos para os resultados de feiras e avaliações aqui no Brasil e em outros países. Observe este caso do Estrelas do Brasil Nature: o espumante conquistou 93 pontos no Descorchados, além de ter sido considerado o Melhor Espumante e o Melhor Espumante Nature do país (só para lembrar: nature é o espumante feito sem a adição do chamado licor de expedição, por isso a quantidade de açúcar residual é baixíssima, às vezes inexistente; ou seja, é o espumante em seu estado natural, praticamente sem intervenção). Os especialistas são quase unânimes em destacar a alta qualidade do espumante nacional. Conquistar o título de melhor da categoria no Descorchados é a comprovação final do excelente trabalho feito pela Estrelas do Brasil.

Melhor espumante rosé nacional.


A Valduga é, reconhecidamente, uma das melhores e mais tradicionais vinícolas do país. E isso pode ser confirmado a partir de seus vinhos básicos, ótima referência para quem quer saber da qualidade dos vinhos “maiores”, da linha premium. A casa tem alguns rótulos icônicos, como o Storia e o Villa Lobos, mas nos últimos tempos tem brilhado a estrela da linha de espumantes 130, ganhadora de badalados prêmios internacionais. Agora foi a vez do Valduga Brut Rosé 130 receber 93 pontos  e ser apontado como o Melhor Espumante Rosé do país. Mais um prêmio para uma linha capaz de dimensionar a grandiosidade de uma das mais representantes vinícolas do Vale dos Vinhedos.

Outros rótulos receberam títulos pela produção nacional e vários tiveram pontuações honrosas, acima dos 90 pontos. Sinal de melhoria da qualidade do vinho nacional, para orgulho e glória de quem enxerga a nossa produção com o mesmo ardor de torcedor apaixonado pela Seleção em final de Copa do Mundo…


Valorizamos sua opinião! Queremos tornar nosso portal ainda melhor para você. Por favor, dedique alguns minutos para responder à nossa pesquisa de satisfação. Sua opinião é importante. Clique aqui

Antonio Carlos Leite

Antonio Carlos tem 32 anos de jornalismo. E um tempo bem maior no acompanhamento das notícias. Já viu muitos acontecimentos espantosos. Mas sempre se sente surpreendido por novos fatos, porque o inesperado é a maior qualidade das coberturas jornalísticas. E também da vida...

Os artigos publicados pelos colunistas são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam as ideias ou opiniões do ES360.