xColunas
O universo dentro de uma planta
Por Juliana Alves
> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!

Bromélia. Foto: João Kloss
Na natureza há plantas com a capacidade de sustentar um universo próprio entre suas folhas e, por isso, se tornam um importante recurso natural e mantêm uma grande diversidade de seres vivos. Mas quais são essas plantas, como isso acontece, quais são organismos presentes nesse microuniverso e como os cientistas trabalham com elas?
Estas plantas são as bromélias! As bromélias são conhecidas principalmente pelo seu valor ornamental. Tamanhos, cores e texturas diferentes, flores exuberantes e facilidade de cultivo estão entre os motivos que chamam a atenção de colecionadores de plantas e paisagistas. Entretanto, em ambiente natural, estas plantas são grandes auxiliadoras da vida animal e ainda são capazes de indicar a qualidade do ar.
Entre as mais de 3500 espécies diferentes, estão as bromélias-tanque. Elas recebem este nome pois o formato de suas folhas permite que a água da chuva seja acumulada em seu interior formando um microambiente. Ou seja, trata-se de uma fonte natural de água no meio da floresta, da praia, das rochas no topo de montanhas e até em cima de árvores.

Bromélia. Foto: João Kloss
É por ocuparem ambientes tão diferentes entre si que as bromélias podem ser utilizadas como ferramentas que indicam a qualidade do ambiente à sua volta. Por exemplo, essas plantas podem ser usadas para investigar a qualidade do ar em grandes cidades através da análise da poluição acumulada em suas folhas, ou em lavouras para investigar o efeito de agrotóxicos.
E quanto aos seres vivos que utilizam e habitam as bromélias? Além de servirem de fonte de água para beber para animais maiores como macacos, gambás e guaxinins, inúmeras espécies utilizam as bromélias como ambiente reprodutivo e por isso são chamadas de bromelígenas. Entre os seres bromelígenas estão: bactérias, microalgas, fungos, microinvertebrados, insetos e até mesmo pequenos vertebrados como anfíbios (pererecas e rãs).

Bromélia. Foto: João Kloss
E foi pensando na conservação dos anfíbios de bromélia que em 2012 foi criado o Projeto Bromeligenous! Há quase 10 anos o projeto desenvolve pesquisas científicas e ações de educação ambiental sobre estes curiosos habitantes e também sobre todo este pequeno universo dentro de uma planta que carrega uma enorme biodiversidade.
Quer saber mais sobre o projeto, acompanhar as notícias e aprender mais sobre anfíbios habitantes de bromélias? Acesse nosso site e as redes sociais no Instagram, YouTube e Facebook.
Sobre o autor

Juliana Alves. Foto: Divulgação
Juliana Alves, Bióloga e Mestre em Ecologia de Ecossistemas. Membro do Projeto Bromeligenous (Instituto Marcos Daniel).
Os artigos publicados pelos colunistas são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam as ideias ou opiniões do ES360.
