fbpx

xColunas

Mais lúpulo, por favor: Conheça 5 estilos de cervejas para curtir o frio

Alguns estilos que são perfeitos para serem apreciados nesta época do ano e pode ser uma oportunidade para conhecer novos sabores

Publicado

em

Cerveja escura é ótima opção para o inverno. Foto: Pixabay

O inverno ainda nem chegou e a temperatura já baixou no Espírito Santo com direito a recorde de frio nos últimos dias. E para acompanhar o friozinho, por que não escolher cerveja? Há quem pense que o frio não combina com a bebida, mas existem alguns estilos que são perfeitos para serem apreciados nesta época do ano e pode ser uma oportunidade para conhecer novos sabores.

> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!

Entre as opções, estão as cervejas mais escuras que podem ou não ter teor alcoólico mais elevado, chegando até ficar próximo dos 12% dos vinhos. São boas opções para o inverno ainda porque não precisam ser degustados tão gelados como costumam ser servidas as garrafas de cerveja de massa.

Conheça cinco estilos de cerveja ideais para curtir o frio:

1 – Stout 

Aqui, o malte torrado é o destaque, resultando numa cerveja escura com aroma de café. No mercado, é possível encontrar opções desde as mais leves, como a dry stout ou até as Russian Imperial Stouts, que são cervejas de elevado teor alcoólico (até 12%), licorosas e com forte sabor e aroma de chocolate e café.

2 – Bock

A cerveja da escola alemã é ligada ao inverno e é mais potente e encorpada e apresenta coloração que vai do marrom ao marrom muito escuro e aroma de malte escuro.  Uma variação é a Dopplebock, mais alcoólica e com malte ainda mais pronunciado, podendo chegar a 10% de ABV.

3 – Black IPA

Boa opção para os fãs de cerveja amarga e lupulada. Esse estilo de cerveja mantém o caráter aromático dos lúpulos, geralmente cítricos americanos e amargor típico do estilo com final tendendo a ser seco, mas não entrega o sabor torrado presente na stout, por exemplo.

4 – Belgian Dark Strong Ale

Esse estilo de cerveja da escola belga é também apelidado de quadrupel. É uma cerveja mais escura, mais maltada e menos frutada que as tripels e tem teor alcoólico que vai de 8% a 12%. Seu aroma remete a nota de frutas secas como uva passa, ameixa e figo.

5 – Barley Wine

Estilo da escola inglesa, barley wine significa vinho de malte em português e levam esse nome porque a bebida é envelhecida e pode chegar a teor alcoólico semelhante ao dos vinhos. Esse tipo de cerveja é forte, encorpado, licorosa e tem coloração acobreada. Apresenta sabores complexos de malte, tendendo ao frutado e lúpulo condimentado.

Mais lúpulo, por favor

Leticia Orlandi é jornalista e entusiasta de cervejas artesanais. Escreve sobre histórias e sabores por trás de cada copo.

Os artigos publicados pelos colunistas são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam as ideias ou opiniões do ES360.