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Lançamentos cervejeiros marcam o início de setembro no ES

Cervejaria capixaba lança cerveja no aniversário de Vitória e alfineta gigante do setor

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Lançamento da cervejaria Convento. Foto: Gabriel Lordello/Divulgação

O próximo dia 8 de setembro será de lançamentos no setor cervejeiro. O primeiro deles será uma nova cerveja da capixaba Convento, que escolheu o aniversário de 470 anos Vitória para fazer seu maior lançamento de 2021, uma cerveja premium lager (também conhecida como pilsen popularmente) que recebeu o nome de Maria Ortiz para alfinetar gigante do segmento.

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Outro movimento será a união de 60 cervejarias brasileiras para o Bitter Day, um dia de lançamento de cervejas da escola inglesa. O objetivo do grupo é ampliar a percepção sensorial e o vocabulário relacionados à cerveja apresentando novos sabores.

Maria Ortiz

Heroína dos capixabas, a jovem Maria Ortiz – cujo nome batiza bairros e espaços públicos no Espírito Santo -, foi a personalidade escolhida pela Convento Cervejaria para dar nome ao maior lançamento da empresa em 2021, uma cerveja premium lager, com amargor e aroma acima da média dos concorrentes.

A cerveja Maria Ortiz chega em versão long neck, embalagem escolhida para rivalizar com as demais marcas do mercado, principalmente, a holandesa Heineken. Para quem não sabe, os holandeses foram derrotados pelos capixabas liderados por Maria Ortiz, em março de 1625, numa invasão comandada pelo capitão Piet Pietersz Heyn.

“Vamos brindar a bravura dessa mulher! Maria Ortiz é uma cerveja que reforça o orgulho da nossa história e é uma oportunidade para chamar a atenção dos consumidores para a qualidade dos produtos desenvolvidos aqui”, contou o empresário Léo Leal, um dos idealizadores do produto.

A Convento Cervejaria vai comercializar a cerveja Maria Ortiz em uma caixa contendo quatro garrafas long neck de 355 ml ao preço de R$ 29,90. Os pedidos podem ser feitos pelo aplicativo da Convento, disponível para download na Play Store para usuários Android ou direto no site de vendas da marca em dire.to/convento. A cerveja ainda será comercializada em supermercados, além de gelada em diversos pontos de vendas parceiros por R$10 (preço sugerido).

Bitter Day

Movimento Bitter Day começa no dia 8 de setembro. Foto: Divulgação

No próximo dia 8 de setembro, acontece o maior lançamento coletivo já realizado no mercado brasileiro. O Bitter Day, organizado pelo movimento Toda Cerveja, conta com 60 cervejarias e brewpubs que farão lançamentos e divulgação de cervejas com estilos da escola inglesa de cervejas simultaneamente. Aqui no Espírito Santo, a representante é a cervejaria Mestra, que fica no Alphaville, na Serra, e vai participar do movimento com sua ESB (Extra Special Bitter).

Os estilos participantes são Ordinary Bitter, Best Bitter e Strong Special Bitter. Cervejas de alta fermentação, elas têm em comum a cor levemente acobreada e adição de lúpulos ingleses. Como principais características das Bitters, o Beer Judge Certification Program (BJCP) destaca o alto drinkability e a refrescância. A variação entre os três estilos acontece pela graduação de teor alcoólico, amargor e cor, de acordo com o guia.

Além do Espírito Santo, as marcas participantes estão localizadas em outros nove estados: Rio Grande do Sul, São Paulo, Santa Catarina, Mato Grosso, Paraná, Goiás, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais e Rio de Janeiro. Estão sediadas em 49 cidades e devem ganhar ainda mais visibilidade, considerando que pelo menos 20 cervejarias participantes vendem também por e-commerce.

Mais lúpulo, por favor

Leticia Orlandi é jornalista e entusiasta de cervejas artesanais. Escreve sobre histórias e sabores por trás de cada copo.

Os artigos publicados pelos colunistas são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam as ideias ou opiniões do ES360.