IBEF Academy
Impacto e eficiência de um DRE na empresa
Por Luiz Carlos França Junior
> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!
Dentro do ramo de finanças corporativas existem diversos estudos, análises e conteúdos. Uma análise muito utilizada em empresas de médio e grande porte é o DRE (Demonstrativo de Resultado do Exercício), que é uma ferramenta que possibilita a tomada de decisão mais eficaz e assertiva, além de um controle interno da companhia mais estruturado.
O DRE permite avaliar o resultado operacional e não operacional da empresa em um determinado período, seja mensal, trimestral, semestral ou anual. A elaboração correta de um DRE permite que a companhia tenha uma visão macro e detalhada do resultado financeiro, o que proporciona uma visibilidade ampla do negócio a fim de aperfeiçoar e criar estratégias para uma boa governança corporativa.
No atual cenário brasileiro, onde o número de empresas é cada vez maior — em específico, empresas de pequeno porte — os empresários possuem ótimas ideias de negócios, boa execução e aplicabilidade, porém, deixam a desejar na saúde financeira da empresa; eles não conseguem mensurar receita e despesa de forma detalhada e objetiva, não planejam o fluxo de caixa futuro para eventuais imprevistos. Uma gestão financeira ruim pode acarretar na falência da empresa.
Ferramentas de análises, como o DRE ou fluxo de caixa atual/projetado, permitem com que gerente e diretores visualizem a saúde financeira da empresa, proporcionando melhores tomadas de decisões momentâneas ou futuras.
O DRE operacional, construído de forma detalhada com seus grupos, subgrupos, contas financeiras e centro de custos, permite ao usuário enxergar – de forma macro e detalhada – todas as despesas do seu negócio, podendo utilizar indicadores financeiros para avaliar todos os cenários.
Encaixando o DRE junto com o fluxo de caixa da empresa e com indicadores — como análise horizontal, análise vertical, EBITDA, margem EBITDA, entre outros indicadores operacionais — os gestores possuem uma ampla ferramenta para tomada de decisões.
O DRE, por fim, é de extrema importância para qualquer empresa: é uma ferramenta de análise que irá proporcionar ao gestor encontrar os pontos de equilíbrio em seus custos operacionais e auxiliá-lo em tomadas de decisões mais eficientes; isso pode evitar muitos imprevistos ou até mesmo a falência do seu negócio.
Sobre o autor
Graduado em Engenharia Civil, com MBA em Investimento & Mercado Financeiro e Controladoria e Finanças Corporativas. Especialista em Análise Técnica com CNPI-T.
Valorizamos sua opinião! Queremos tornar nosso portal ainda melhor para você. Por favor, dedique alguns minutos para responder à nossa pesquisa de satisfação. Sua opinião é importante. Clique aqui
Os artigos publicados pelos colunistas são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam as ideias ou opiniões do ES360.