Coluna Vitor Vogas
Hartung, Huck e Eduardo Leite discutem eleição presidencial
Governador do Rio Grande do Sul recebeu o ex-governador do ES e o apresentador no Palácio Piratini. Em pauta, uma alternativa para a sucessão de Bolsonaro

Paulo Hartung, Eduardo Leite e Luciano Huck discutem as eleições presidenciais, no Palácio Piratini, sede do governo do RS, em Porto Alegre. Foto: Twitter de Eduardo Leite
O ex-governador Paulo Hartung reuniu-se na noite desta quarta-feira (23) com o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, para discutir as eleições presidenciais que se aproximam. O apresentador Luciano Huck também participou da conversa, realizada na área residencial do Palácio Piratini, sede do governo gaúcho, em Porto Alegre. Os três discutiram a conjuntura política nacional e a construção de uma alternativa para candidatura à Presidência da República. A foto do encontro foi publicada por Eduardo Leite em seu Twitter oficial.
> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!
Na rede social, Leite postou: “Tive o prazer de receber, há pouco, dois grandes amigos que entendem bem de Brasil para uma troca de ideias sobre o futuro do nosso país. Obrigado pela visita, @PauloHartungES e @LucianoHuck”. O post de Leite foi retuitado por Hartung.
A “alternativa”, no caso, passa diretamente pela filiação de Leite e de Hartung ao Partido Social Democrático (PSD), o que pode se concretizar (ou não) nos próximos dias, até 2 de abril.

Twitter de Eduardo Leite sobre o encontro com Hartung e Huck. Foto: Twitter de Eduardo Leite (24/03/2022)
Filiado ao PSDB, Leite é pré-candidato à Presidência da República. No fim do ano passado, foi derrotado nas prévias do partido pelo governador de São Paulo, João Doria. Agora, cogita trocar o ninho tucano pelo PSD, analisando o convite recebido do presidente nacional da sigla, o ex-prefeito de São Paulo Gilberto Kassab.
No momento, o lançamento de Leite à Presidência é o plano prioritário de Kassab, que pretende de fato apresentar um candidato do PSD à sucessão de Jair Bolsonaro (PL). No entanto, o governador do RS tem sido fortemente assediado por líderes do PSDB para permanecer no partido pelo qual milita há mais de 20 anos.
Por sua vez, Paulo Hartung também tem convite de Kassab para entrar no PSD e participar do projeto nacional do partido neste ano. As conversas entre os dois se estreitaram desde o início de fevereiro, quando Kassab passou a citar Hartung publicamente como um dos “presidenciáveis” pelo PSD.
A situação de Hartung é mais confortável que a de Leite, pois está sem mandato e sem legenda desde o fim de 2018, quando deixou o MDB e encerrou seu último governo no Espírito Santo.
A interlocutores, PH tem dito que só se filiará ao PSD se for para participar de um projeto nacional – ou seja, da eleição presidencial –, seja como candidato à Presidência, seja como postulante ao cargo de vice-presidente na chapa do partido de Kassab.
Caso Leite decida permanecer no PSDB e no governo do Rio Grande do Sul, estará automaticamente fora da corrida presidencial. Nesse caso, Hartung (atualmente, o “plano B” de Kassab) poderia ser alçado à condição de “plano A”, podendo até ser lançado à Presidência da República pelo PSD.
Mas, se Leite ceder à corte de Kassab e decidir se filiar ao PSD, existe ainda a possibilidade de o partido lançar uma chapa puro-sangue à Presidência, encabeçada por Leite e tendo Hartung como vice.
Quanto a Huck, o apresentador é muito ligado politicamente a PH desde 2017. Naquela altura, os dois se aproximaram e chegaram a manter diálogo sobre o possível lançamento de Huck à Presidência no pleito de 2018. PH foi um dos grandes incentivadores do projeto, o qual porém não vingou, pois o apresentador refugou.
Ao lado do empresário Eduardo Mufarej, Huck é um dos fundadores do movimento RenovaBR, que, desde a eleição de 2018, visa à formação de novos líderes políticos. Hartung colabora como um dos conselheiros das turmas do movimento.
Por curiosidade, o deputado federal Felipe Rigoni, hoje pré-candidato ao governo do Espírito Santo pelo União Brasil, foi um dos participantes da turma do RenovaBR em 2018, ano em que se elegeu para seu primeiro mandato (o atual), na Câmara dos Deputados, pelo partido do atual governador do Espírito Santo, Renato Casagrande (PSB), por sua vez adversário de Hartung.
Os artigos publicados pelos colunistas são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam as ideias ou opiniões do ES360.
