fbpx

Darlan Campos

Como aproveitar os 100 primeiros dias de governo

Publicado

em

Neste episódio, Darlan Campos, diretor executivo da República Marketing Político fala sobre a importância dos 100 primeiros dias de governo. Sabemos que o período pode simbolizar a força de impulsão que a gestão terá durante o seu mandato. Muitas vezes, o tempo entre as eleições e a posse do governo não se refere somente à passagem das intenções políticas para as práticas administrativas, mas também pode significar a transição de um projeto político para outro.

Nos EUA, por exemplo, quando Donald Trump foi eleito e empossado como presidente do país, um dos principais lemas de seus primeiros dias foi a frase “comprem produtos americanos e contratem americanos”, marcando a postura nacionalista e protecionista de sua gestão.

> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!

Por que os 100 dias de governo são importantes?

Segundo os historiadores, o conceito dos 100 primeiros dias de governo teria iniciado com o governo do presidente norte-americano Franklin D. Roosevelt, como uma análise do sucesso do governo depois de assumir a presidência em 1933.

Na época, o então presidente dos EUA havia superado problemas econômicos difíceis herdados da crise de 1929 e pressionou seus secretários e representantes para implementar programas econômicos para aquecer a economia.

Historicamente, os cem dias podem definir qual será a postura e a marca de um governo durante o seu período de gestão, também pode definir o perfil de liderança do presidente e as reações do congresso perante as suas propostas.

Durante os 100 primeiros dias de governo é importante que o presidente demonstre liderança, boa vontade e identificar os melhores nomes para formar a sua equipe.

O que acontece nos cem primeiros dias?

Nos 100 dias iniciais, o presidente tem a tarefa de formar e empossar a sua equipe de governo, detalhar as principais etapas de sua agenda governamental e fazer avançar as suas primeiras propostas.

Depois de definida a equipe, o presidente deve analisar os pontos iniciais de sua gestão a partir de uma proposta de orçamento, verbas a serem aplicadas, cortes de gastos e medidas para acelerar reformas de programas.

No caso do presidente Trump, nos EUA, ele definiu a sua agenda inicial com o objetivo de colocar o seu país em primeiro lugar produzindo mais aço, carros, curando doenças e fazer a economia avançar. Ainda tendo os EUA como exemplo, John Kennedy declarou durante a sua posse como presidente em 1961:

“Tudo isso não será concluído nos cem primeiros dias. Nem será concluído nos primeiros mil dias, nem no período deste governo, nem mesmo talvez durante a nossa vida neste planeta. Mas vamos começar.”

Portanto, os primeiros 100 dias de governo são fundamentais para expressar a identidade do novo governo, sem demonstrar hesitação. Um governo seguro é aquele que possui prioridades e capacidades para realizar mudanças e aproveitar oportunidades para o seu país.

O início de mandato

O momento no qual o governo inicia a sua gestão é um período de “lua de mel política”, ou seja, é uma fase na qual a imprensa e a oposição ainda possuem poucos elementos, para realizar críticas profundas contra o governo, sendo uma fase pós eleição com grande aprovação por parte de uma população, que elegeu o novo mandatário para realizar transformações no país.

Nessa fase dos 100 primeiros dias de governo é fundamental que o novo mandatário proponha projetos inovadores, promova mudanças e revise os erros do governo anterior.

Antes mesmo de assumir o mandato para o qual foi eleito, o novo presidente deve definir as suas prioridades e o seu plano de ação a ser instaurado no primeiro dia de governo.

Plano de ação para os 100 dias de governo

O plano de ação que o novo governo deverá elaborar para a fase inicial de sua gestão, deve seguir um conjunto de estratégias a respeito das prioridades políticas, valores e os desafios da gestão pública. O plano de ação para os primeiros 100 dias deve refletir sobre os riscos, as oportunidades e as ameaças que o governo poderá enfrentar.

Detectar as prioridades da sociedade na região ou no país é fundamental para desenvolver um plano de ação que responda às prioridades da população.

É necessário que o governo se mantenha conectado com os cidadãos e tenha a capacidade de realizar análises periódicas (balanços) sobre os resultados obtidos.

Resultado dos 100 dias de governo

Depois do período dos 100 primeiros dias, a opinião pública, a oposição parlamentar e a imprensa terá um “fotografia” do perfil do governo que está gerindo as decisões do país. Esse período inicial funciona como cartão de visita, resume se o governo terá a capacidade realizar as promessas de campanha registradas nos comícios, nas entrevistas e nas ruas.

A visão do governo

Durante os 100 primeiros dias de governo, o presidente e a sua equipe também consegue enxergar qual será o nível de dificuldades para implementar respostas à população.

Pois, mesmo que o discurso de campanha seja forte, depois de empossado o governo começa a perceber que não conseguirá cumprir todas as promessas e objetivos.

Prioridades

Na fase inicial da gestão, o governo deve priorizar as ações que realmente impactarão positivamente na economia, na educação, na segurança e na saúde.

Independente dos primeiros resultados, o novo governo também pode ter a habilidade de mudar o percurso ao criar e implementar novos projetos que possam corrigir, acelerar e realizar os objetivos estratégicos da política de governo.

Três passos para serem dados nos 100 dias de governo

Durante a aplicação do plano de ação, o governo deve:

– Demonstrar para a população que possui a capacidade de cumprir promessas e compromissos de campanha, incluindo as ações de curto, médio e longo prazo.
– Resumir o que foi analisado e estudado a respeito das contas públicas e da situação fiscal atual.
– Gerar um bom relacionamento de comunicação com a população, com a equipe interna do próprio governo e com as instituições públicas do país. O governante precisa explicar o que pretende fazer a longo prazo durante a sua gestão e qual será a principal missão do governo.

Capacidade de gestão

Nos 100 primeiros dias iniciais, o governo deve também demonstrar que possui controle sobre a sua própria equipe e sobre as situações de seu país.

Nos dias atuais, força e competência devem estar aliadas com a capacidade de diálogo com todas as forças internas e externas de um país.

Para acompanhar tudo o que acontece nos 100 primeiros dias de governo da atual gestão de seu candidato, fique atento as novidades em nosso site e aprimore suas estratégias gestão e marketing político.


Valorizamos sua opinião! Queremos tornar nosso portal ainda melhor para você. Por favor, dedique alguns minutos para responder à nossa pesquisa de satisfação. Sua opinião é importante. Clique aqui

Darlan Campos

Darlan Campos é Consultor em Marketing Político, professor, escritor e membro fundador do CAMP - Clube Associativo dos Profissionais de Marketing Político. Especialista em Marketing Político e Comunicação Estratégica, Diretor executivo da República Marketing Político (http://republicamarketingpolitico.com.br/). Autor de dois livros sobre a temática: ‘Nas ruas e nas redes – estratégias de marketing político’, publicado pela editora Soares/SP, lançado em 2017, e 'Marketing Político - construção de candidaturas vitpriosas', editora Lexia/SP. Atua como consultor em Marketing Político com foco em campanhas eleitorais, mandatos parlamentares ou gestão e estratégia de comunicação política em estados e municípios. Tem experiência em: marketing político e público, marketing político digital administração de crise, planejamento de comunicação, e em estratégia para mobilização de causas.

Os artigos publicados pelos colunistas são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam as ideias ou opiniões do ES360.