fbpx

xColunas

Mais lúpulo, por favor: Cinco harmonizações com cervejas

Para quem está começando, o caminho mais simples é no equilíbrio das intensidades e busca por semelhanças; confira algumas opções

Publicado

em

Hambúrguer combina com IPA. Foto: PIxabay

Muito se fala sobre harmonização de vinhos. Quem nunca ouviu que tintos vão bem com carnes e brancos com frangos e peixes? Na hora de combinar cerveja artesanal e comida o processo pode ser mais complexo e também surpreendente.

> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!

Como harmonizar é combinar e unir elementos, ao pensar na escolha de rótulos para cada tipo de prato, a harmonização busca elementos que se ligam de alguma forma e criam sintonia, proporcionando uma sensação única no paladar.  A união de gastronomia e cervejas pode levar a harmonização de vários tipos, como semelhança, contraste, complemento e outros. Alguns estilos são feitos para combinar com comidas salgadas e outros nasceram para harmonizar com sobremesas.

Para quem está começando, o caminho mais simples é no equilíbrio das intensidades e busca por semelhanças. No livro Degustando Cerveja, Randy Mosher indica combinar pratos delicados com cervejas delicadas e comidas de sabores mais intensos com cervejas mais fortes. Cervejas mais delicadas como pilsen, witbier e saison vão bem com entradas leves, como saladas e queijos leves. Já estilos mais fortes com IPAs e Double IPAs vão bem com churrasco e hambúrguer.

Vamos começar com algumas mais básicas? Confira 5 harmonizações para tentar:

1 – IPA com hambúrguer

Essa é uma das harmonizações clássicas que muita gente já deve ter feito. E sabe porque combina? O amargor da cerveja vindo do lúpulo tem papel de equilibrar a gordura daquele bom hambúrguer artesanal com bastante queijo e bacon e ajudar a limpar o paladar.

2 – Stout com Brownie/chocolate

Na busca por semelhanças, essa combinação também é uma das mais fáceis de serem feitas. Nas cervejas escuras como a stout e porter, o aroma de chocolate e café é intenso, que combina com sobremesas à base de chocolate como brownie e cookie. Outra opção para combinar com chocolate são Russian Imperial Stouts (RIS), versões mais alcoólicas e intensas.

3 – Pilsen com petiscos ou pizza

A exemplo do que já é tradição nos botecos, combinar pilsen com petiscos vai sempre bem. O ideal é escolher petiscos e pratos leves, para combinar com a leveza da cerveja e não gerar atrito de sabores. Podem ser queijos leves, nozes, amendoim e castanhas e comidas de boteco com sabor não muito forte. No caso da pizza, pensando na intensidade, vale a pena combinar com pizza de muçarela ou margherita, já que a pilsen é mais leve.

4 – Sour com comida japonesa

As sours são cervejas de trigo com acidez acentuada, que combinam bem com a leveza e realçam o sabor da delicada culinária japonesa.

5 – Rauchbier com feijoada

Um dos pratos mais tradicionais e queridos da culinária brasileira, a feijoada, combina perfeitamente com o aroma e sabor defumado apresentados pela rauchbier, uma cerveja de origem alemã feita com maltes defumados. Por similaridade, essa clássica cerveja combina com pratos fortes e gordurosos e também embutidos e bacon.

Mais lúpulo, por favor

Leticia Orlandi é jornalista e entusiasta de cervejas artesanais. Escreve sobre histórias e sabores por trás de cada copo.

Os artigos publicados pelos colunistas são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam as ideias ou opiniões do ES360.