fbpx

Darlan Campos

Ano Eleitoral: o que já era pra você estar fazendo?

Publicado

em

2022 – Ano Eleitoral – já começou e hoje eu quero falar com você que vai se candidatar à algum pleito esse ano. Você está ciente do que precisa ser feito e o que já deveria ter sido feito?

> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!

Bem, sabemos que a pré-campanha começou em 2021 e algumas estratégias para um bom desempenho nessa eleição já deveriam estar em pleno funcionamento. Mas se você é como muitos candidatos e acabou deixando para o ano eleitoral todo o planejamento de ação, não de desespere. Neste episódio, Darlan Campos, diretor executivo da República Marketing Político dá dicas sobre como seguir com seu projeto. Acompanhe esses passos e corra atrás do tempo perdido:

Comunicação com as bases

Já conversou com a sua base, com seus potenciais eleitores, para saber quais são os desejos e anseios da comunidade que você pretende atender? Se não, faça isso agora.

O que mais vejo na minha jornada são candidatos que se esquecem de conversar com sua base antes da campanha começar. Isso é um erro que você não pode cometer.

Para criar uma narrativa que capte eleitores é fundamental saber o que eles precisam e desejam. A decisão dos votos está nas mãos deles, lembrem-se disso.

Monte sua estratégia

Junte sua equipe e trace sua estratégia de combate. Esta etapa é fundamental para uma campanha bem sucedida. Ter consigo uma equipe estratégica de qualidade é ainda mais importante.

Este ano será de intensas movimentações, suas ações não podem ser impensadas ou sem planejamento.

Quais as ações essenciais para se tomar durante a sua campanha, de acordo com o seu objetivo e o perfil de eleitor para o qual você fala? Defina as prioridades e trabalhe com metas e prazos.

h3>Publique seu site

Seu site já está no ar?

Além de servir como fonte de informação para o eleitor o site é um repositório de conteúdos. É interessante manter uma galeria de fotos com suas principais atividades, textos informativos, curiosidades da campanha. Este é um local em que você pode ensinar muita coisa para o eleitor, além de simplesmente informar.

Mantenha atualizado e utilize sempre as ferramentas de SEO (Search Engine Optimization) que o farão ranquear nas buscas.

Prepare seu material

Prepare seu material gráfico: identidade visual, fotos, vídeos, adesivo, panfletos, camisas…

Mais uma vez destaco o papel de um profissional habilidoso. Não deixe essa tarefa com qualquer pessoa! Tenha em sua equipe um profissional de design criativo.

Lembre-se que este é um período de intensa procura por esses serviços e não é incomum atrasos na entrega de material, por isso, corra atrás deste material logo, para evitar infortúnios.

h3>Dê o Start na comunicação

Jingles, pesquisas de rua, produção de conteúdo escrito e visual precisam estar em pleno vapor.

Para esta etapa é fundamental que você já tenha concluído a etapa anterior, pois aqui você dará o start na sua comunicação. Disparando cards virtuais, textos para lista de transmissão, artigos para site e redes sociais…

Entretanto, os meios de comunicação off-line também são importantes para a captação de eleitores. Utilize tanto os meios online, como off-line.

Delegue

Delegue funções, mas esteja no controle das ações. Uma tarefa muito difícil, eu sei.

Para delegar algo é preciso confiar plenamente na pessoa encarregada. Contudo, é importante que você o faça.

É impossível gerir uma campanha sozinho, muitos tentam e fracassam. Embora seja indicado que outras pessoas, que não o candidato, sejam responsáveis por diversas frentes na campanha, é importante que você saiba e concorde com o que está sendo produzido pela sua equipe, certifique-se que todos estão “na mesma página”.

Então, seguindo estes passos eu tenho certeza que o início de 2022 será produtivo na sua campanha. Reiterando: Não abra mão de profissionais qualificados e não pule etapas do processo.


Valorizamos sua opinião! Queremos tornar nosso portal ainda melhor para você. Por favor, dedique alguns minutos para responder à nossa pesquisa de satisfação. Sua opinião é importante. Clique aqui

Darlan Campos

Darlan Campos é Consultor em Marketing Político, professor, escritor e membro fundador do CAMP - Clube Associativo dos Profissionais de Marketing Político. Especialista em Marketing Político e Comunicação Estratégica, Diretor executivo da República Marketing Político (http://republicamarketingpolitico.com.br/). Autor de dois livros sobre a temática: ‘Nas ruas e nas redes – estratégias de marketing político’, publicado pela editora Soares/SP, lançado em 2017, e 'Marketing Político - construção de candidaturas vitpriosas', editora Lexia/SP. Atua como consultor em Marketing Político com foco em campanhas eleitorais, mandatos parlamentares ou gestão e estratégia de comunicação política em estados e municípios. Tem experiência em: marketing político e público, marketing político digital administração de crise, planejamento de comunicação, e em estratégia para mobilização de causas.

Os artigos publicados pelos colunistas são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam as ideias ou opiniões do ES360.