fbpx

IBEF Academy

A liberdade é a força motriz do progresso

Publicado

em

Foto: Ali Naderi/Pexels

Por Cristiano Stein

> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!

A liberdade se faz presente em muitas das nossas ações diárias. Entretanto, ela é cerceada em diversas frentes, principalmente, devido à presença do Estado na condição de protetor do cidadão. Como seria o mundo se as pessoas estivessem livres de tanta burocracia para viver a liberdade de empreender? Qual seria o impacto de suas ações? Como bem explica Friedrich August Von Hayek, no livro A Constituição da Liberdade, “todo propósito da liberdade é exatamente o de descobrir, no futuro, tudo aquilo que ainda não sabemos no presente”.

Usar a liberdade é usar a razão. A partir dela, existe a possibilidade de buscar aquilo que, para mim, gera valor e me leva a alcançar tudo o que objetivo. Aliás, gerar valor é a base da troca voluntária no capitalismo e isso, por si só, estimula a evolução do mercado. Toda ação individual é para entregar algum resultado que pode ser facilmente traduzido em liberdade, uma vez que possibilita a obtenção dos objetivos. Por exemplo, quando um gestor atinge uma meta, consequentemente ele alcança aquilo que gera liberdade para ele (premiações em dinheiro, folgas, reconhecimento etc.).

Dessa forma, é necessário valorizar os esforços individuais que uma sociedade livre pode fazer e, como consequência, incentivar o empreendedorismo e a produção de riqueza. Através de tal estímulo, a sociedade cria a característica de aprender e desenvolver-se com base nas ações realizadas, gerando um volume maior de conhecimento. Graças a essa utilização do conhecimento disperso é que se tornam possíveis realizações superiores, se compararmos com o que uma mente isolada poderia prever. Tal cenário só é possível à medida que a sociedade se torna livre e suas aspirações não são limitadas.

Nesse contexto, chegamos ao ponto de entender o seguinte: o que é produzir? Dentre os vários significados da palavra “produzir”, podemos destacar: 1) transitivo e intransitivo – criar (bens ou utilidades) para satisfazer as necessidades humanas; 2) fabricar, manufaturar. Um indivíduo que produz, por conseguinte, gera uma sociedade baseada na geração de valor, o que é fundamental para promover a liberdade. Tais indivíduos já foram citados por Ayn Rand: “através dos séculos existiram homens que deram os primeiros passos, por novas estradas, armados com nada além de sua própria visão”.

Portanto, o homem que é livre aprende com frustrações, vitórias e realizações; torna-se um indivíduo que produz riqueza, liberando mais força e atingindo melhores resultados e, assim, estabelece novos objetivos que serão adotados pela maioria posteriormente. Esse processo iniciado pela liberdade individual gera progresso para a humanidade, de modo que satisfaz suas necessidades, desejos e sonhos.

Sobre o autor

Cristiano Stein. Foto: Divulgação

Cristiano Stein atua como Gerente Middle no Banco Daycoval com foco no gerenciamento da carteira de crédito de médias e grandes empresas. Possui 12 anos de experiência no mercado financeiro com especialização em Gestão de Negócios pela Fucape. Investe na autoformação, sendo Associado Alumni do Instituto Líderes do Amanhã e do IEBF Academy.


Valorizamos sua opinião! Queremos tornar nosso portal ainda melhor para você. Por favor, dedique alguns minutos para responder à nossa pesquisa de satisfação. Sua opinião é importante. Clique aqui

IBEF Academy

Ibef Academy é o ciclo de formação do IBEF Jovem ES, focado em conteúdo das áreas de finanças e economia. Seu objetivo é melhorar o ambiente de negócios e financeiro do Espírito Santo, através da auto capacitação de seus membros nas referidas áreas. O IBEF Jovem ES, por sua vez, é o braço do Instituto Brasileiro de Executivos de Finanças do Espírito Santo (IBEFES) que reúne profissionais com até 35 anos.

Os artigos publicados pelos colunistas são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam as ideias ou opiniões do ES360.