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Darlan Campos

A importância da diferenciação em uma campanha ou mandato parlamentar

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Nesta publicação, Darlan Campos, diretor executivo da República Marketing Político fala sobre a importância da diferenciação em uma campanha eleitoral ou mandato parlamentar.

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No fundo, a estratégia é o contraste. O contraste é entendido como diferenciação e não como ataque. É preciso se diferenciar na forma, na substância, nos símbolos, nas imagens, nas ideias e propostas. Diferencie-se de todos os adversários e até dos seus antecessores ou colegas de partido.

Veja três alternativas para a construção de diferenciação:

A narrativa

A narrativa permite-nos diferenciar-nos quando, em vez de falar do problema, definimos as verdadeiras causas que devemos atacar, quando falamos da “raiz”. Para fazer isso com eficácia, precisamos de uma narrativa que conte uma história com uma ameaça, uma oportunidade, vítimas, vilões, soluções e um herói.

O posicionamento

A estratégia em uma campanha envolve garantir que os cidadãos nos percebam como diferentes em torno de um eixo de debate público que nos é favorável. Não se trata apenas de nos identificarem à parte dos demais candidatos, nosso posicionamento deve nos fazer ver como parte da solução do problema que vivemos e nossos adversários como parte do problema.

A definição do oponente

A definição do adversário não significa apenas “rotulá-lo”, devemos primeiro definir quem é o adversário. Em uma campanha, quem define o adversário correto vence. Recomendação -à pense bem quem é o nosso adversário e procure defini-lo de forma contundente e simples.


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Darlan Campos

Darlan Campos é Consultor em Marketing Político, professor, escritor e membro fundador do CAMP - Clube Associativo dos Profissionais de Marketing Político. Especialista em Marketing Político e Comunicação Estratégica, Diretor executivo da República Marketing Político (http://republicamarketingpolitico.com.br/). Autor de dois livros sobre a temática: ‘Nas ruas e nas redes – estratégias de marketing político’, publicado pela editora Soares/SP, lançado em 2017, e 'Marketing Político - construção de candidaturas vitpriosas', editora Lexia/SP. Atua como consultor em Marketing Político com foco em campanhas eleitorais, mandatos parlamentares ou gestão e estratégia de comunicação política em estados e municípios. Tem experiência em: marketing político e público, marketing político digital administração de crise, planejamento de comunicação, e em estratégia para mobilização de causas.

Os artigos publicados pelos colunistas são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam as ideias ou opiniões do ES360.