fbpx

Coluna Vitor Vogas

Vandinho quer Audifax no PSDB e aliança com ex-prefeito na Serra

Presidente da federação PSDB/Cidadania no Espírito Santo, deputado afirma que sondou o ex-prefeito e que um dos dois pode ser o nome da federação na eleição à Prefeitura da Serra em 2024

Publicado

em

Da esquerda para a direita: Mazinho dos Anjos, Vandinho Leite e Fabrício Gandini. Foto: Vandinho Leite

O presidente estadual do Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB), Vandinho Leite, quer filiar Audifax Barcelos ao partido e firmar uma aliança com o ex-prefeito na próxima eleição municipal na Serra, no ano que vem.

> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!

Desde 2022, o PSDB integra uma federação partidária com o Cidadania. No Espírito Santo, a federação também é comandada por Vandinho. O deputado estadual afirma que o PSDB e o Cidadania terão um candidato próprio a prefeito da Serra em 2024: “É uma tendência natural”. Este, a princípio, pode ser ele mesmo ou Audifax – se o ex-prefeito aceitar o convite a ser formalizado.

Receba as notícias da coluna no grupo de Whatsapp do Vítor Vogas.

A primeira sondagem, diz Vandinho, já foi feita:

“Fiz uma primeira conversa com Audifax pensando na eleição do ano que vem. Coloquei essa possibilidade para ele. Ele recebeu muito bem. Acredito que precisamos fazer uma análise de viabilidade. Ele sendo o mais viável, não vejo problema que ele seja o candidato da federação. Acredito que uma aliança Vandinho e Audifax tem um peso grande na eleição na Serra”, afirma o dirigente tucano.

A coluna não conseguiu contato com o ex-prefeito da Serra, sem partido desde outubro passado.

Na última eleição municipal, em 2020, Vandinho concorreu à sucessão de Audifax (então filiado à Rede). Chegou em 3º lugar, a poucos votos do segundo colocado no 1º turno, o então vereador Fábio Duarte (Rede). Candidato de Audifax, Duarte avançou ao 2º turno, vencido por Sérgio Vidigal (PDT). Vandinho não manifestou apoiou a ninguém no 2º turno.

Já na eleição estadual de 2022, Audifax foi candidato a governador. Com 6,5% dos votos válidos, ficou em 4º lugar e não passou de fase. Logo no início do 2º turno, anunciou sua desfiliação da Rede e seu apoio a Manato. Audifax participou de eventos de campanha ao lado do candidato do PL. Manato acabou derrotado por Renato Casagrande (PSB).

O apoio ao candidato bolsonarista significou uma forte inflexão de Audifax, sempre filiado a partidos de centro-esquerda, em direção à direita, polo onde se situa Vandinho e a federação PSDB/Cidadania atualmente no Espírito Santo. Na última quinta-feira (2), o presidente estadual do Cidadania, Fabrício Gandini, também declarou que agora se reconhece na direita. Para Vandinho, isso também pode contribuir para uma aliança entre eles e Audifax:

“Eu vejo alguns fatores. Tem a nossa relação pessoal, que sempre foi boa. Tem a relação com a cidade: fui vereador da Serra com Audifax prefeito. E tem obviamente, neste momento, uma aproximação maior do ponto de vista ideológico. Acho que isso é importante. Hoje um dos líderes do PSDB no Espírito Santo é o vice-governador Ricardo Ferraço [político de direita]. Tem o novo posicionamento ideológico do próprio Gandini”, enumera o tucano.

Veto a alianças com o PT

Na última terça-feira (7), Vandinho, Gandini e outros dirigentes estaduais da federação PSDB/Cidadania realizaram uma reunião extraordinária, da qual saiu uma resolução com três pontos. O principal é o veto a aliança com o PT em todos os municípios capixabas. Onde a federação formada por PT, PV e PCdoB tiver candidato próprio, o PSDB e o Cidadania estarão em palanque oposto:

“A Federação se posicionará de forma antagônica às candidaturas do PT, lançando candidaturas ou participando de palanques de oposição aos candidatos desse partido/federação”, lê-se na resolução.

“Foi unânime a decisão de não apoiar candidatos do PT. O nosso não alinhamento ao PT, ou à esquerda, ou à extrema esquerda, é uma posição majoritária em nível nacional e também estadual”, completa Vandinho.

O reposicionamento de Gandini

Para Vandinho, a repaginada político-ideológica de Gandini “consolida a federação PSDB/Cidadania como uma federação majoritariamente de direita no Espírito Santo”.

Os dois têm exibido grande entrosamento no plenário da Assembleia Legislativa.

Em Vitória, cinco nomes

O próprio Gandini, o ex-prefeito Luciano Rezende (Cidadania), o ex-prefeito Luiz Paulo Vellozo Lucas (PSDB), o deputado estadual Mazinho dos Anjos (PSDB) e o ex-deputado estadual Sergio Majeski (PSDB).

Segundo Vandinho, a federação liderada por ele pretende ter candidato próprio também à Prefeitura de Vitória e está hoje entre esses cinco nomes.

“A federação quer ter candidato próprio em Vitória. Nos últimos 30 anos, Cidadania e PSDB governaram Vitória por 20 anos, inclusive com gestões muito bem avaliadas nestes anos todos”, diz o dirigente tucano.

De fato, Vitória esteve por quatro anos sob o comando do então tucano Paulo Hartung (1993-1996), por oito anos sob Luiz Paulo (1997-2004) e por mais oito sob Luciano (2013-2020), totalizando vinte anos de gestão nas últimas três décadas. Os dois intervalos foram os oito anos de administração de João Coser (PT), de 2005 a 2012, e os dois anos de gestão Pazolini (Republicanos) desde 2021.

“Acredito que, conseguindo a unidade da federação em torno de um nome, o que acho muito possível, teremos, além de uma candidatura competitiva, uma candidatura que dará uma segurança muito grande a Vitória”, avalia Vandinho.

Na sua visão, a princípio, a candidatura do PSDB/Cidadania à Prefeitura de Vitória não deve se pautar por um debate ideológico: “A história de gestão dos membros da federação em Vitória dá uma robustez para que o foco seja o debate da cidade, saindo desses embates ideológicos, embora a federação seja de direita”.

Câmara de Vitória

Em 2020, o Cidadania elegeu três vereadores em Vitória (hoje tem dois), e o PSDB, nenhum. Para 2024, a meta fixada por Vandinho é que a federação consiga eleger, no mínimo, o mesmo número de três vereadores.

Vila Velha, Cariacica e outros municípios

“Conversas mais embrionárias”, resume Vandinho. Sem novidades aí por enquanto.


Valorizamos sua opinião! Queremos tornar nosso portal ainda melhor para você. Por favor, dedique alguns minutos para responder à nossa pesquisa de satisfação. Sua opinião é importante. Clique aqui