fbpx

Coluna Vitor Vogas

“Serei candidato a prefeito de Vitória”, diz coronel dos Bombeiros

Coronel Wagner, residente em Vila Velha, pediu licença do cargo de diretor de Operações dos Bombeiros para poder disputar as eleições na Capital

Publicado

em

Coronel Wagner Borges. Foto: Reprodução Facebook

Coronel Wagner Borges. Foto: Reprodução Facebook

O coronel Carlos Wagner Borges, do Corpo de Bombeiros Militar do Espírito Santo, encarou as urnas pela primeira vez em 2020. Pelo Partido Liberal (PL), foi candidato a prefeito de Vila Velha. Chegou em 4º lugar, com 13.661 votos (6,7% dos válidos). Em 2022, candidatou-se a deputado federal, pelo Republicanos. Com 13.579 votos, não conseguiu se eleger. Agora, ele está determinado a enfrentar as urnas de novo, mas em outro município. “Sou candidato a prefeito de Vitória”, anuncia o oficial.

> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!

Para poder disputar a eleição, o coronel acaba de pedir licença, no limite do prazo legal, do cargo ocupado por ele nos Bombeiros, onde atualmente é o diretor de Operações. Como servidor público de carreira do Estado, ele era obrigado a se licenciar até essa sexta-feira (5), a três meses do 1º turno. O pedido será publicado em boletim interno dos Bombeiros nesta quinta-feira (4). A publicação será encaminhada por ele ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE-ES).

Receba as notícias da coluna no grupo de Whatsapp do Vítor Vogas.

Wagner continua morando em Vila Velha, mas transferiu seu domicílio eleitoral para Vitória dentro do prazo legal, encerrado no dia 6 de abril, para poder concorrer na Capital. Ele argumenta que trabalha em Vitória. Como diretor de Operações dos Bombeiros, agora licenciado, dá expediente na sede da instituição, próxima à praça do pedágio da Terceira Ponte.

“Estou morando em Vila Velha. A questão de Vitória se dá por conta dos meus 30 anos de Corpo de Bombeiros Militar. Conheço Vitória por dentro. Há muita coisa que precisa ser feita. O domicílio eleitoral é baseado em residência de moradia ou de trabalho”, afirma o coronel.

> Arnaldinho percorre maratona eleitoral com Casagrande em Vila Velha

Como é militar da ativa, Wagner, tecnicamente, só se filia ao partido pelo qual vai disputar a eleição ao pedir o registro de candidatura à Justiça Eleitoral (prazo limite: 15 de agosto). O prazo regular de filiação para pré-candidatos civis venceu no dia 6 de abril. Esse benefício legal concedido aos militares permite ao coronel usar as próximas semanas para negociar com dirigentes e definir sua filiação partidária, ainda não resolvida.

Ocorre que, a esta altura, 90% dos arranjos eleitorais em Vitória já parecem definidos, e praticamente todos os partidos mais relevantes, da esquerda à extrema-direita, já estão posicionados no jogo, seja com candidato próprio, seja com apoio fechado a algum candidato. Nesse contexto, será que ainda há espaço no “mercado eleitoral” de Vitória para a candidatura do Coronel Wagner? Foi o que perguntei para ele.

“Ainda não me defini quanto ao partido, até porque estou conversando com muita gente. Tenho até o dia 16 de agosto [na verdade, 15] para decidir isso. Tem espaço no ‘mercado’, sim. E não é apenas um ou dois partidos. Por enquanto, por questão estratégica, não posso falar quais estão conversando comigo, até porque alguns deles estão conversando com outros candidatos também”, responde o oficial dos Bombeiros.

> Max Filho está (mesmo) fora da eleição em Vila Velha

A confiança do coronel é tamanha que ele acredita já estar viabilizado:

“Acredito que já estou viabilizado, falta apenas decidir o partido. Estou avaliando junto com amigos algumas propostas partidárias, alguns planos de governo para melhoria da cidade”.

Uma possibilidade para Wagner é o Avante. Hoje, a pequena sigla tem pré-candidato a prefeito de Vitória: o empresário Du da Kawasaki. Mas o coronel é muito próximo ao estrategista político de Du, Aldeci Carvalho – o mesmo que fez sua campanha para prefeito de Vila Velha em 2020 –, e do empresário Marcel Carone, que já presidiu o Avante no Espírito Santo.

Wagner tem conversa marcada com Du na semana que vem.

> Marcelo Santos se filia ao União Brasil

 


Valorizamos sua opinião! Queremos tornar nosso portal ainda melhor para você. Por favor, dedique alguns minutos para responder à nossa pesquisa de satisfação. Sua opinião é importante. Clique aqui