fbpx

Coluna Vitor Vogas

Amaro vai comandar a Comissão de Comunicação da Câmara

Pela primeira vez em sua trajetória, deputado vai presidir um colegiado permanente da Câmara. Até o momento, ele é o primeiro e único capixaba a assumir o comando de uma das 30 comissões da Casa. Essa será a maior chance para o deputado trocar a discrição que tem marcado seus mandatos por atuação destacada também na TV Câmara

Publicado

em

Amaro Neto. Foto: Reprodução/Instagram

Amaro Neto. Foto: Reprodução/Instagram

O deputado Amaro Neto (Republicanos) será o presidente da Comissão de Comunicação da Câmara Federal. A instalação está marcada para esta quarta-feira (15), às 13 horas.

> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!

Após ter exercido um mandato na Assembleia Legislativa, de 2015 a 2018, Amaro chegou à Câmara Federal em 2019 pelo Republicanos, reelegeu-se no ano passado pela mesma sigla e está iniciando o seu segundo mandato na Casa. Jornalista, radialista e apresentador de TV em atividade, o deputado chega pela primeira vez à presidência de uma comissão permanente da Câmara.

Receba as notícias da coluna no grupo de Whatsapp do Vítor Vogas.

O colegiado foi desmembrado da antiga Comissão de Ciência, Tecnologia e Comunicação, é uma das 30 comissões permanentes da Câmara e conta com 23 membros titulares.

A Comissão de Comunicação debate e vota temas como liberdade de imprensa, redes sociais, radiodifusão, internet, telecomunicações, entre outros. Nesta legislatura, devem tramitar na comissão projetos importantes relativos a fake news e à regulamentação de streaming e das redes sociais.

A presidência da Comissão de Comunicação faz parte da cota do Republicanos na negociação entre os líderes partidários, assim como o comando da Comissão de Defesa do Consumidor. Para indicar os presidentes dos dois colegiados, o líder do partido na Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), deu a preferência a deputados reeleitos que jamais haviam presidido comissão alguma e que tenham afinidade com os temas debatidos nos respectivos colegiados.

> Novo Refis é aprovado e contribuinte poderá renegociar dívida com o Estado

Pelo menos até o momento, Amaro é o único dos dez deputados capixabas a presidir uma 30 comissões permanentes da Câmara na atual legislatura. Na passada, Helder Salomão (PT) chegou a presidir a de Direitos Humanos.

Para Amaro, estar à frente da Comissão de Comunicação é uma oportunidade de colaborar nos debates da pauta do setor:

“Fico feliz e honrado por contribuir com minha experiência na área, já há muitos anos, tempo em que pude ganhar conhecimento sobre temas técnicos também da comunicação. É um setor gerador de oportunidades, importante na economia do país, e certamente teremos bons debates para evoluir e modernizar a legislação”, prevê o deputado.

Esta será também a melhor oportunidade para Amaro, quem sabe, enfim se destacar um pouco mais no exercício do mandato. Acumulando quase uma década de experiência parlamentar, o deputado até agora tem exercido mandatos discretíssimos, para não dizer apagados, tanto na Assembleia como na Câmara Federal, em contraste com a popularidade, a repercussão e o grande apelo de seu programa de TV – o Balanço Geral, na TV Vitória.

Dependendo de seu desempenho e de como ele aproveitar a chance, Amaro poderá passar a brilhar também na TV Câmara.


Valorizamos sua opinião! Queremos tornar nosso portal ainda melhor para você. Por favor, dedique alguns minutos para responder à nossa pesquisa de satisfação. Sua opinião é importante. Clique aqui