Coluna Vitor Vogas
Philipe Lemos diz sim a Vidigal e é o novo secretário de Turismo, Cultura e Esporte da Serra
Esse será o primeiro cargo público exercido pelo jornalista após a sua saída da TV Gazeta. Com ingresso na equipe de Vidigal, ele se credencia como aposta do prefeito para a sucessão municipal no ano que vem
O jornalista Philipe Lemos disse sim ao convite do prefeito Sérgio Vidigal (PDT) e será o novo secretário municipal de Turismo, Cultura, Esporte e Lazer. Sua posse será na próxima quarta-feira (1º).
> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!
Os dois fecharam a questão em conversa no gabinete do prefeito, na tarde desta segunda-feira (27). Vidigal reafirmou sua vontade de ter Philipe em sua equipe de governo e reforçou o convite ao jornalista, que bateu o martelo.
Esse será o primeiro cargo público exercido por Philipe Lemos, que construiu sua carreira na TV Gazeta, onde atuou por quase duas décadas. Em março do ano passado, ele se desligou da empresa para concorrer a uma cadeira de deputado federal pelo Espírito Santo.
> “Ciência comprova benefícios”, diz pastor e deputado em defesa da maconha medicinal
Philipe disputou a eleição pelo PDT, partido ao qual se filiou no dia 2 de abril. A articulação para sua entrada na sigla teve a participação de Vidigal e do governador Renato Casagrande (PSB), de quem o jornalista também é aliado. Ele continua filiado ao partido de Vidigal.
Na disputa para a Câmara dos Deputados, Philipe foi relativamente bem votado, mas não conseguiu se eleger. Com 45.260 votos, foi o 15º candidato a federal mais votado no Espírito Santo. A esposa do prefeito da Serra, Sueli Vidigal, foi sua companheira de chapa. Com 58.251 votos, teve o 10º melhor desempenho individual. No entanto, a chapa do PDT não atingiu o quociente eleitoral e, assim, não fez nenhum deputado.
Se confirmada a transformação de Philipe em secretário municipal, alguns agentes políticos da Serra o apontam como uma das possíveis apostas de Vidigal para sua própria sucessão na eleição municipal do ano que vem.
Se o prefeito cumprir o que já declarou, não disputará um novo mandato (seria o quinto). Nesse caso, com a eleição 2024 se avizinhando, ele precisa urgentemente começar a preparar um candidato para chamar de seu. Dependendo do trabalho à frente da secretaria e da acolhida da população, Philipe pode se consolidar como potencial sucessor.
> Mudança nas regras para aposentadoria de militares no ES é aprovada na Assembleia
Obviamente, a aposta também passaria pelo carisma e pela popularidade do jornalista junto ao grande público. Por muitos anos, ele foi o principal apresentador do ES1 (antigo ES TV 1ª Edição), telejornal de massas da TV Gazeta, exibido na hora do almoço.
Philipe deixou a emissora justamente para ser candidato no ano passado. Seu recall, portanto, ainda é alto, principalmente num município onde as classes C, D e E são predominantes e emissoras de TV aberta ainda têm grande audiência e influência.
Amaro Neto
Não por outra razão, o deputado federal Amaro Neto (Republicanos), apresentador do telejornal policial Balanço Geral, da concorrente TV Vitória, ameaçou candidatar-se a prefeito da Serra em 2020 e agora volta a ter o nome cotado para o mesmo cargo em 2024.
No ano passado, com 10.100 votos, Amaro teve o 7º melhor desempenho para deputado federal no maior colégio eleitoral do Espírito Santo.
Igor Elson
E, por falar em eleições na Serra, o vereador Igor Elson, também cotado para concorrer à prefeitura no próximo ano, acaba de assumir a presidência do Diretório Municipal do Partido Liberal (PL). Ele assegura que o partido terá candidato a prefeito e chapa completa de vereadores.
> Coser entra na Comissão de Direitos Humanos da Assembleia, disputada por Assumção e Camila Valadão
Valorizamos sua opinião! Queremos tornar nosso portal ainda melhor para você. Por favor, dedique alguns minutos para responder à nossa pesquisa de satisfação. Sua opinião é importante. Clique aqui
Os artigos publicados pelos colunistas são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam as ideias ou opiniões do ES360.