Coluna Vitor Vogas
Pela primeira vez, Luiz Paulo é eleito presidente do PSDB em Vitória
Pré-candidato a prefeito da Capital, ele responderá pelos preparativos e articulações do partido visando às próximas eleições municipais

Luiz Paulo é o presidente do PSDB em Vitória. Crédito: Reprodução Instagram
Pela primeira vez em sua trajetória de quase 30 anos de tucanato, o ex-prefeito Luiz Paulo Vellozo Lucas assumirá a presidência do PSDB em Vitória pelos votos dos correligionários. Em convenção na noite desta quinta-feira (31), Luiz Paulo será eleito presidente municipal do partido, encabeçando uma chapa de consenso. A convenção é realizada na sede do PSDB, em um escritório na Enseada do Suá.
> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!
Desde o fim de abril, Luiz Paulo já ocupa o cargo de presidente do partido na Capital, mas à frente de um órgão diretivo provisório. Agora, ele será efetivado na presidência. Logo após a eleição do novo Diretório Municipal, será formada a Comissão Executiva do PSDB em Vitória, com mandato de dois anos pela frente.
Como presidente da sigla, Luiz Paulo será o principal responsável pelo planejamento do PSDB para as próximas eleições majoritárias e proporcionais em Vitória, incluindo a definição de candidatura à Prefeitura, a montagem da chapa de candidatos a Câmara Municipal, a política de alianças, a definição de estratégias e a formulação de um plano de governo para a cidade.
O próprio Luiz Paulo é um dos pré-candidatos a prefeito pelo PSDB. Além dele, dentro do mesmo partido, são cotados o deputado estadual Mazinho dos Anjos e o ex-deputado estadual Sergio Majeski.
O PSDB integra uma federação partidária com o Cidadania, sigla que tem outros dois potenciais candidatos ao cargo hoje ocupado por Lorenzo Pazolini (Republicanos): o também ex-prefeito Luciano Rezende e o deputado estadual Fabrício Gandini (que busca autorização da Justiça Eleitoral para mudar de legenda sem perder o mandato na Assembleia).
Denominada “Unidade e Desenvolvimento”, a chapa única liderada por Luiz Paulo mantém praticamente a mesma formação da Executiva Municipal Provisória. Mazinho dos Anjos seguirá na vice-presidência, também sendo agora efetivado. O tesoureiro continuará sendo Marcus Venicius Rego, ex-superintendente da Caixa Econômica Federal em Vitória.
No lugar de Idivarci Martins, falecido em 1º de agosto, o cargo de secretária-geral será assumido pela advogada Disney Pereira Dourado. Antiga colaboradora de Neuzinha de Oliveira, ela foi por muitos anos assessora parlamentar da ex-vereadora na Câmara de Vitória.

Luiz Paulo (à direita) ao lado de Mazinho dos Anjos e Vandinho Leite, na convenção municipal do PSDB de Vitoria (31/08/2023). Crédito: Reprodução Instagram
Segundo Luiz Paulo, a chapa “representa a unidade que foi construída com muito diálogo”, agregando vários segmentos e contando com o apoio dos principais líderes do PSDB no Espírito Santo.
“Procuramos trazer as pessoas que têm liderança no partido. A chapa tem o apoio do presidente estadual, Vandinho Leite, do vice-governador Ricardo Ferraço, do deputado Mazinho dos Anjos, da ex-vereadora Neuzinha… Temos um ano pela frente até a convenção do ano que vem para definir um projeto competitivo e ousado para Vitória”, afirma o ex-prefeito.
Na eleição municipal passada, em 2020, o PSDB em Vitória era presidido por Neuzinha. A então vereadora foi lançada à Prefeitura, o que impediu a candidatura de Luiz Paulo. Águas passadas, segundo o ex-prefeito. “Se depender de mim, ela fica no PSDB e é candidata a vereadora. Espero que fique. Ela tem muito prestígio nacional no PSDB Mulher.”
Quanto a Sergio Majeski, hoje diretor da Escola do Legislativo da Assembleia, Luiz Paulo afirma que ele possivelmente estará na próxima Executiva Estadual, mas não fará parte da nova Executiva em Vitória.
