fbpx

Coluna Vitor Vogas

Pela primeira vez, Luiz Paulo é eleito presidente do PSDB em Vitória

Pré-candidato a prefeito da Capital, ele responderá pelos preparativos e articulações do partido visando às próximas eleições municipais

Publicado

em

Luiz Paulo é o presidente do PSDB em Vitória. Crédito: Reprodução Instagram

Pela primeira vez em sua trajetória de quase 30 anos de tucanato, o ex-prefeito Luiz Paulo Vellozo Lucas assumirá a presidência do PSDB em Vitória pelos votos dos correligionários. Em convenção na noite desta quinta-feira (31), Luiz Paulo será eleito presidente municipal do partido, encabeçando uma chapa de consenso. A convenção é realizada na sede do PSDB, em um escritório na Enseada do Suá.

> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!

Desde o fim de abril, Luiz Paulo já ocupa o cargo de presidente do partido na Capital, mas à frente de um órgão diretivo provisório. Agora, ele será efetivado na presidência. Logo após a eleição do novo Diretório Municipal, será formada a Comissão Executiva do PSDB em Vitória, com mandato de dois anos pela frente.

Receba as notícias da coluna no grupo de Whatsapp do Vítor Vogas.

Como presidente da sigla, Luiz Paulo será o principal responsável pelo planejamento do PSDB para as próximas eleições majoritárias e proporcionais em Vitória, incluindo a definição de candidatura à Prefeitura, a montagem da chapa de candidatos a Câmara Municipal, a política de alianças, a definição de estratégias e a formulação de um plano de governo para a cidade.

O próprio Luiz Paulo é um dos pré-candidatos a prefeito pelo PSDB. Além dele, dentro do mesmo partido, são cotados o deputado estadual Mazinho dos Anjos e o ex-deputado estadual Sergio Majeski.

O PSDB integra uma federação partidária com o Cidadania, sigla que tem outros dois potenciais candidatos ao cargo hoje ocupado por Lorenzo Pazolini (Republicanos): o também ex-prefeito Luciano Rezende e o deputado estadual Fabrício Gandini (que busca autorização da Justiça Eleitoral para mudar de legenda sem perder o mandato na Assembleia).

Denominada “Unidade e Desenvolvimento”, a chapa única liderada por Luiz Paulo mantém praticamente a mesma formação da Executiva Municipal Provisória. Mazinho dos Anjos seguirá na vice-presidência, também sendo agora efetivado. O tesoureiro continuará sendo Marcus Venicius Rego, ex-superintendente da Caixa Econômica Federal em Vitória.

No lugar de Idivarci Martins, falecido em 1º de agosto, o cargo de secretária-geral será assumido pela advogada Disney Pereira Dourado. Antiga colaboradora de Neuzinha de Oliveira, ela foi por muitos anos assessora parlamentar da ex-vereadora na Câmara de Vitória.

Luiz Paulo (à direita) ao lado de Mazinho dos Anjos e Vandinho Leite, na convenção municipal do PSDB de Vitoria (31/08/2023). Crédito: Reprodução Instagram

Segundo Luiz Paulo, a chapa “representa a unidade que foi construída com muito diálogo”, agregando vários segmentos e contando com o apoio dos principais líderes do PSDB no Espírito Santo.

“Procuramos trazer as pessoas que têm liderança no partido. A chapa tem o apoio do presidente estadual, Vandinho Leite, do vice-governador Ricardo Ferraço, do deputado Mazinho dos Anjos, da ex-vereadora Neuzinha… Temos um ano pela frente até a convenção do ano que vem para definir um projeto competitivo e ousado para Vitória”, afirma o ex-prefeito.

Na eleição municipal passada, em 2020, o PSDB em Vitória era presidido por Neuzinha. A então vereadora foi lançada à Prefeitura, o que impediu a candidatura de Luiz Paulo. Águas passadas, segundo o ex-prefeito. “Se depender de mim, ela fica no PSDB e é candidata a vereadora. Espero que fique. Ela tem muito prestígio nacional no PSDB Mulher.”

Quanto a Sergio Majeski, hoje diretor da Escola do Legislativo da Assembleia, Luiz Paulo afirma que ele possivelmente estará na próxima Executiva Estadual, mas não fará parte da nova Executiva em Vitória.