Coluna Vitor Vogas
Edu Henning diz “yeah” para Pazolini e deve assumir Cultura nesta quarta
Músico e jornalista aceitou convite do prefeito e expectativa é que ele seja anunciado para o cargo amanhã

Edu Henning é jornalista, músico e produtor musical. Crédito: Reprodução Facebook
O músico, produtor musical e jornalista Edu Henning deve ser anunciado nesta quarta-feira (16) pelo prefeito Lorenzo Pazolini (Republicanos) como novo secretário municipal de Cultura. Integrante do Clube Big Beatles, a mais famosa banda cover dos Fab Four no Espírito Santo, Edu disse yeah, yeah, yeah! ao convite do prefeito. Os dois conversaram ontem (14) no gabinete de Pazolini. Edu assumirá o cargo de secretário no lugar do advogado Luciano Gagno, exonerado há duas semanas e agora assessor da Secretaria Municipal de Governo.
> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!
Edu Henning não tem filiação nem militância partidária. É considerado um técnico, um nome experiente do mercado cultural, musical e jornalístico capixaba, com bom trânsito nesses meios. Mas a sua nomeação conta com um importante ingrediente político.
Como confirmou à coluna no dia 3 o secretário municipal de Governo, Aridelmo Teixeira (Novo), Pazolini exonerou Gagno a fim de abrir espaço para abrigar em seu secretariado um nome indicado pelo PP. Edu não tem, obviamente, o DNA do partido. Mas, segundo uma fonte da sigla, assume o cargo “com a cobertura política” do PP – curiosamente, “cobertura” é o sentido literal de cover em inglês. Segundo outra fonte, que toca na banda de Pazolini, o novo secretário chega “com as bênçãos do PP”.
A opção de Pazolini por Edu foi selada numa reunião ocorrida na última quinta-feira (10), no Aeroporto de Vitória, entre o prefeito e os dois deputados federais do Progressistas (PP), Josias da Vitória e Evair de Melo.
Da Vitória é o presidente estadual do partido. Evair já declarou apoio à reeleição de Pazolini e tem feito força para que o PP feche aliança eleitoral com o prefeito – apesar de o partido fazer parte do governo Casagrande (PSB). Partidos aliados do governador, incluindo o próprio PSB, têm outros pré-candidatos à Prefeitura de Vitória em 2024. Prefeito e governador não são aliados.
Desde antes da exoneração de Gagno, o nome e até o currículo de Edu Henning passaram a circular entre líderes locais do PP como alternativa a ser levada a Pazolini. Tanto o nome como o currículo agradaram desde o início aos envolvidos na indicação.
Já no dia 1º de agosto, mesma data da exoneração de Gagno, quando o nome de Edu começou a ser ventilado aqui e ali, cheguei a ligar para o próprio e lhe perguntar sobre a possibilidade de assumir a Cultura em Vitória. Àquela altura, Edu desmentiu a especulação, dizendo-se pego de surpresa com minhas informações: “Não procede”. Faltava combinar com ele.
Desde então, as conversas nos bastidores do show evoluíram, assim como a vontade dos líderes políticos envolvidos em contar com Edu no secretariado. O convite foi levado a ele, que, segundo uma fonte do PP, sentiu-se grato e honrado. Ontem Edu foi ao encontro de Pazolini na Prefeitura de Vitória, a convite do prefeito, e aceitou assumir a Secretaria Municipal de Cultura.
