Coluna Inovação
Nater Coop amplia fronteiras com cooperativa agropecuária
O EStúdio 360, em sua 2ª edição, apresenta às terças-feiras o quadro de Inovação com Evandro Milet, às 18h50
Marcelino Bellardt, CEO da Nater Coop, foi o convidado do quadro “Inovação”, exibido às terças-feiras no programa “EStúdio 360, 2ª edição”, da TV Capixaba/Band. A cooperativa agropecuária tem sede em Santa Maria de Jetibá, Espírito Santo. Fundada na avicultura, a cooperativa cresceu e diversificou suas operações. Hoje, conta com mais de 23 mil cooperados, abrangendo também Minas Gerais e Bahia.
> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!
Com uma presença significativa em diversos estados brasileiros, a Nater Coop exporta para mais de 30 países, levando produtos primários e transformados a diferentes mercados globais. Ela opera com um modelo de negócios que integra três papéis essenciais para seus cooperados: cliente, fornecedor e sócio. Os cooperados têm acesso a mais de 40 lojas físicas, que oferecem uma ampla gama de produtos, desde pregos até tratores. Além disso, a cooperativa facilita o financiamento de máquinas e insumos, garantindo que os produtores tenham tudo o que precisam para suas atividades.
Como fornecedores, os cooperados comercializam sua produção de ovos, café e leite com a Nater Coop. A cooperativa compra, armazena e processa esses produtos, que são então distribuídos nacional e internacionalmente. Como sócios, os cooperados recebem uma parte das sobras da cooperativa ao final do ano, proporcional à sua participação, fortalecendo o vínculo e a sustentabilidade do negócio.
Inovação e tecnologia
A Nater Coop não apenas cresceu em tamanho, mas também em inovação. Recentemente, a cooperativa lançou um projeto de inovação aberta, convidando startups para resolver desafios específicos.
Esse projeto, que contou com 70 soluções de 50 startups de 14 estados brasileiros, destacou a importância da inovação para o crescimento contínuo. A cooperativa selecionou as três melhores startups, integrando-as em suas operações e contratando outras duas que apresentaram propostas relevantes.
Atuação e exportação
A Nater Coop divide suas operações em agromercado e agroindústria. No agromercado, produtos como café são beneficiados e levados a indústrias de torrefação no Brasil e no exterior. Na agroindústria, a cooperativa transforma a produção de leite em mais de 50 produtos diferentes, distribuídos a mais de 3.000 clientes, incluindo supermercados.
A exportação é um dos pilares da cooperativa, permitindo que pequenos produtores acessem mercados internacionais. Produtos como café e pimenta são preparados para atender às exigências desses mercados, criando oportunidades de escala e retornos significativos para os cooperados.
Parcerias
A Nater Coop mantém parcerias com instituições financeiras para facilitar o financiamento de projetos técnicos, como sistemas de irrigação que otimizam o uso da água. Além disso, a cooperativa investe em tecnologia, utilizando inteligência artificial e internet das coisas para melhorar processos internos e a gestão dos dados.
Com mais de 1.200 colaboradores, a cooperativa é a maior empresa do agronegócio do Espírito Santo, com um faturamento anual superior a 2 bilhões de reais. Esse crescimento reflete o compromisso da cooperativa com a inovação e a sustentabilidade, garantindo que os cooperados se beneficiem de uma organização moderna e eficiente.
Valorizamos sua opinião! Queremos tornar nosso portal ainda melhor para você. Por favor, dedique alguns minutos para responder à nossa pesquisa de satisfação. Sua opinião é importante. Clique aqui
Os artigos publicados pelos colunistas são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam as ideias ou opiniões do ES360.