fbpx

Coluna Inovação

Exoesqueleto desenvolvido no ES ajuda pacientes de AVC

Evandro Milet recebe na BandNews FM ES, o CEO da Symbios, Eduardo Fragoso, responsável pelo desenvolvimento do exoesqueleto

Publicado

em

Na coluna “Inovação” desta semana na BandNews FM Espírito Santo, Evandro Milet recebe no estúdio o sócio e CEO da Symbios, Eduardo Fragoso. Ele é um dos responsáveis pela criação de um exoesqueleto para auxiliar pessoas que tiveram acidente vascular cerebral (AVC).

É uma espécie de robô vestível, dedicado à reabilitação de pacientes com deficiências neuromotoras, como os que sofrem de hemiparesia. Composto por sensores que captam sinais musculares e acelerômetros, o dispositivo auxilia os pacientes a realizarem movimentos específicos, guiados por fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais.

> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!

O objetivo da Symbios é democratizar o acesso à reabilitação, tornando-a disponível não apenas em unidades de saúde privadas, mas também no SUS. Visando superar as barreiras de custo, a empresa almeja oferecer o exoesqueleto a um preço acessível, possibilitando que profissionais de saúde utilizem o dispositivo sem a necessidade de adquiri-lo.

Receba as notícias da coluna no grupo de Whatsapp da Coluna Inovação.

A parceria com a Emotiv, empresa especializada em interface cérebro-máquina, promete expandir o alcance do exoesqueleto, permitindo a reabilitação de pacientes com lesões mais graves. Essa integração não invasiva, por meio de um headset com eletrodos, representa uma alternativa mais segura e acessível em comparação com implantes cerebrais.

Os próximos passos incluem a certificação do produto pela Anvisa e sua introdução no mercado. Com testes clínicos já realizados e feedback dos pacientes em mãos, a Symbios espera auxiliar no avanço ao desenvolvimetno de uma reabilitação eficaz e acessível a uma ampla gama de pacientes.

Confira


Valorizamos sua opinião! Queremos tornar nosso portal ainda melhor para você. Por favor, dedique alguns minutos para responder à nossa pesquisa de satisfação. Sua opinião é importante. Clique aqui