Coluna Inovação
Empresário conta a história do 1º carro elétrico popular produzido no ES
O EStúdio 360, em sua 2ª edição, apresenta às terças-feiras o quadro de Inovação com Evandro Milet, às 18h50
Flávio Figueiredo Assis, fundador e CEO da Lecar, foi o convidado do quadro “Inovação”, exibido às terças-feiras no programa “EStúdio 360, 2ª edição”, da TV Capixaba/Band. Com a saída da Ford e Mercedes do Brasil, surgiu a ideia de criar uma montadora de carros elétricos no país. O grande desafio é que no Brasil é que não existe a cultura de empresas criadoras e montadoras de veículos. O primeiro elétrico da empresa é o Model 459, que já está em fase de finalização e tem prazo para ser homologado até o fim do ano. O modelo terá autonomia de 400 km e o material do carro é o mesmo utilizado em automóveis de fórmula 1 apropriado as condições tropicais e litorâneas do Brasil
> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!
Porém, pelo alto valor que deve ser comercializado, cerca de R$ 279 mil, muita gente não gostou do preço. Por isso, o Lecar100 também está desenvolvendo um modelo para atender um outro tipo de público. Esse segundo veículo tem previsão de ser comercializado por R$ 100 mil e a fábrica deve ser sediada no município de Montanha, no norte do estado. O governador Renato Casagrande entrou em contato com os responsáveis para que a montadora pudesse ficar no estado.
O primeiro protótipo de carro elétrico montado no Brasil é uma espécie de “sedã SUV cupê”. A expectativa é que esse seja o primeiro modelo de carros elétricos produzidos em série no país. O modelo terá autonomia de 400 km. Toda a equipe que participou da criação do projeto do carro até o protótipo foi escolhida pelo empresário. Inclusive o responsável pelo desenho é design capixaba Romis do Carmo. São 30 profissionais que já trabalharam nas mais renomadas montadoras. O capital é 100% próprio, mas a expectativa é fazer o IPO (oferta pública inicial) em 2025.
Em fevereiro, o carro segue para uma série de homologações em Londres, na Inglaterra, onde será submetido a avaliações de impacto, aerodinâmica e até simuladores de segurança. Essa etapa tem previsão de terminar em novembro. A expectativa é conseguir vender 300 veículos por mês a partir de dezembro de 2024, provável mês de lançamento oficial. O foco das vendas será São Paulo, Campinas e São José dos Campos, mas o objetivo é espalhar por todo o país.
Valorizamos sua opinião! Queremos tornar nosso portal ainda melhor para você. Por favor, dedique alguns minutos para responder à nossa pesquisa de satisfação. Sua opinião é importante. Clique aqui
Os artigos publicados pelos colunistas são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam as ideias ou opiniões do ES360.