Coluna Inovação
Conheça a Takeat, startup capixaba de automação para restaurantes
A startup trabalha na digitalização e simplificação da gestão de restaurantes, ajudando a resolver desafios operacionais
Na coluna Inovação desta terça-feira (17), na BandNews FM Espírito Santo, o CEO da startup capixaba Takeat, Miguel Carvalho, compartilhou a trajetória de sua empresa e as soluções inovadoras que têm transformado a gestão de restaurantes no Brasil. Fundada em 2020, a Takeat oferece uma plataforma tecnológica que integra múltiplos serviços voltados para digitalizar e automatizar as operações de restaurantes, desde o atendimento até o controle de estoque.
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“Eu fui garçom por oito anos e percebi muitos problemas nos restaurantes que as grandes empresas não resolviam”, contou Carvalho. Foi essa experiência que motivou a criação da Takeat, cuja proposta é desenvolver um ecossistema que solucione diversos problemas com uma única plataforma.
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A inovação na experiência do cliente
Um dos grandes diferenciais da Takeat é o seu garçom digital. Miguel explica que a solução usa QR codes para permitir que os clientes façam pedidos, paguem a conta e deem feedback diretamente do celular, sem perder a opção de interação humana. “A parte boa do trabalho de garçom era poder parar em uma mesa e bater um bom papo. Com o garçom digital, o cliente pode optar por pedir via QR Code quando está com pressa ou contar com o atendimento do garçom”, explicou o CEO.
A empresa foi a primeira a oferecer esse tipo de solução no Brasil, o que alivia os garçons em momentos de alta demanda. Segundo Miguel, essa inovação é fundamental para otimizar o atendimento sem sacrificar a qualidade da interação humana. “Não adianta colocar tecnologia pensando em matar isso, porque é um tiro no pé. As duas têm que coexistir.”
Soluções integradas para gestão de restaurantes
Além de aprimorar a experiência do cliente, a Takeat oferece uma plataforma completa que engloba desde o atendimento até o back office dos restaurantes. A empresa se destaca por unificar sistemas como controle de estoque e gestão financeira em uma única solução. “O dono do restaurante não precisa mais de vários sistemas separados para cada função. Com a Takeat, tudo está integrado, desde o controle de estoque até a DRE (Demonstrativo de Resultados do Exercício)”, afirmou Miguel.
Essa abordagem permite aos gestores maior controle financeiro, um fator essencial em um mercado tão competitivo e com altas taxas de falência. “Segundo o Sebrae, entre 35% e 50% dos restaurantes fecham em dois anos. Com as soluções da Takeat, os nossos clientes têm maior longevidade”, explicou.
Expansão e democratização da tecnologia
Com uma base de quase 2 mil operações no Brasil, a Takeat continua crescendo. A empresa tem como objetivo democratizar tecnologias que antes eram exclusivas de grandes redes, como totens de autoatendimento. “Hoje, já temos restaurantes que utilizam as mesmas tecnologias que as maiores redes do mundo. Estamos democratizando essas soluções”, comentou Miguel.
A recente rodada de investimento da startup, que conta com o apoio do Fundo Soberano do Espírito Santo, visa acelerar a expansão comercial. “Agora, o foco é levar nossas soluções para mais restaurantes que precisam da nossa ajuda”, concluiu o CEO.
A Takeat se apresenta como uma empresa que combina inovação com a valorização da experiência humana, provando que tecnologia e atendimento personalizado podem coexistir e trazer benefícios para todos os envolvidos no setor de alimentação.
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