fbpx

Coluna André Andrès

Vinho na Black Friday: como não errar na compra

As promoções nos sites e nas lojas valem a pena, mas é preciso alguns cuidados na hora de comprar seus vinhos durante a Black Friday

Publicado

em

Promoção de vinhos. Foto: Ricardo Garrido

É impressionante como a oferta de vinhos cresceu e se diversificou na internet. É vinho barato, caro, famoso, desconhecido, apresentado por algumas pessoas muito elegantes, outras forçando uma intimidade e simplicidade desnecessárias. Há quem dê pequenas aulas sobre uva, região e quem sugira chutar isso para longe, porque importante mesmo é o prazer… Confuso, não é? E agora vem por aí a Black Friday, ou seja, teremos esse caos multiplicado na cabeça de quem só pede para ter um pouquinho de clareza na hora de escolher um rótulo digno por um preço camarada.

> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!

Calma, isso é possível. É necessário, no entanto, tomar alguns cuidados. Em outras palavras, é preciso antes ver os sinais vermelhos, as ofertas suspeitas, e só depois partir para a escolha do seu vinho. É fácil, você vai ver.

Quer continuar sendo brindado com notícia sobre o mundo do vinho? Entre para a comunidade de André Andrès.

Vinho famoso a preço de vinho suave? Fuja! Sabe aquela oferta baratíssima, quase inacreditável, de Catena Zapata, Alma Negra ou outro rótulo desse nível? Sim, aqueles de seis garrafas (seis garrafas!) por menos de R$ 180. Saia correndo! Não caia na história de “um negociante conseguiu um preço excelente com os produtores”. Nem se a negociação tivesse sido feita com o sr. Nicola, fundador da vinícola, caso ele fosse vivo. Não existe vinho de graça. Não existe vinho famoso a preço de vinho suave. Neste caso só há duas opções, ou é golpe puro e simples ou tem alguma coisa muito errada com esse vinho. Se for realmente vinho…

Cinco sinais de que seu vinho pode ser falsificado ou contrabandeado

Se puder, vá à loja. A Black Friday é um evento muito barulhento na internet, todos sabemos. Mas ela ganhou espaço no comércio das ruas. Lojas e supermercados fazem suas promoções, alteram horários, entram no clima dos descontos. Qual a vantagem de ir à loja? Poder avaliar o estado da garrafa, trocar informações com os atendentes. E você evita o risco de comprar vinhos de procedência duvidosa, algo bastante possível de ocorrer na internet. E se eventualmente o vinho apresentar algum problema, afinal isso ocorre nas melhores casas, você terá mais facilidade para uma troca.

“Contatinho do zap”? Só se for muito conhecido. Existem comerciantes sérios usando o WhatsApp para fazer suas vendas. Mas também tem muita picaretagem por aí. Para evitar decepções e problemas, só adquira garrafas de quem você conhece ou sobre a qual tenha boas referências. E se o preço for bom demais, volte ao primeiro ponto dessas recomendações e leia tudo novamente…

Bom e barato: cinco vinhos clássicos abaixo de R$ 100

Prefira sites já conhecidos. Algo muito parecido vale para a compra feita em sites. Dê prioridade para aqueles já bastante conhecidos. Sites desconhecidos podem ser simplesmente mais uma modalidade de golpe. E evite os links de redes sociais. Eles podem encaminhar para páginas falsas, embora extremamente bem feitas. Cuidado.

Não é hora de fazer testes. As promoções podem ser uma ótima oportunidade para você criar coragem e comprar um vinho um pouquinho acima do seu padrão. Até aí, tudo bem. No entanto, faça isso apenas com os rótulos sobre os quais você já tenha algum conhecimento. Não corra o risco de “apostar” em um novo vinho. Acredite: há “produtores” capazes de criar rótulos apenas para promoções desse tipo. É cilada, Bino!

Se tiver a safra, ótimo! Se o site oferecer vinhos com o detalhamento da safra, ótimo. Principalmente se você estiver interessado em comprar vinhos brancos. Porque a regra geral, no caso dos brancos, é adquirir vinhos de safras recentes, para evitar surpresas. E isso pode possibilitar, também, encontrar algum vinho tinto de safras mais antigas, e isso, conforme a situação, pode ser uma vantagem.

Atenção para as pegadinhas. Três informações importantíssimas, a serem checadas no ato final da compra: 1) O valor do frete. Se ele for muito alto, o dinheiro economizado na compra é gasto no envio dela para sua casa; 2) O prazo de entrega. Um site, famoso por praticar preços bastante atraentes, chega a levar dois meses para entregar o pedido. Nem precisa dizer como isso não vale a pena; 3) Confira se o preço da oferta vale para a sua forma de pagamento. Em muitos casos, os valores estampados logo abaixo da garrafa valem para sócios do clube de vinhos mantidos pelo site ou para pagamentos em boleto, por exemplo. Atenção para isso.

Bem, depois de todos esses cuidados, necessários, é bom ressaltar, é só escolher quais vinhos pretende provar. Como? Se há sugestões sobre as escolhas? Isso já foi tema de outra coluna, nesse mesmo espaço…


Valorizamos sua opinião! Queremos tornar nosso portal ainda melhor para você. Por favor, dedique alguns minutos para responder à nossa pesquisa de satisfação. Sua opinião é importante. Clique aqui

André Andrès

Há mais de 10 anos escrevo sobre vinhos. Não sou crítico. Sou um repórter. Além do conteúdo da garrafa, me interessa sua história e as histórias existentes em torno dela. Tento trazer para quem me dá o prazer da sua leitura o prazer encontrado nas taças de brancos, tintos e rosés. E acredite: esse prazer é tão inesgotável quanto o tema tratado neste espaço.

Os artigos publicados pelos colunistas são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam as ideias ou opiniões do ES360.