fbpx

Coluna André Andrès

Sete enólogos chilenos no Top 100 Mundial. Veja quais são

Ranking de publicação inglesa traz 100 enólogos mais relevantes do mundo. Lista tem como base vinhos degustados nos últimos 18 meses

Publicado

em

A enóloga chilena Ana María Cumsille. Foto: Divulgação

A enóloga Ana María Cumsille, da vinícola Carmen, onde a uva Carménère foi redescoberta. Foto: Divulgação

A revista inglesa The Drinks Business publicou seu ranking anual dos 100 Melhores Enólogos do Mundo, e sete chilenos, incluindo duas mulheres, foram destaque na lista. A publicação destaca as cem personalidades mais relevantes que trabalham nos vinhedos, reconhecendo seu desempenho na produção de vinhos e dando ênfase àqueles que obtiveram as mais altas distinções no Drinks Business Global Masters.

> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!

Entre os selecionados está a enóloga Ana María Cumsille, chefe da Viña Carmen, devido aos reconhecimentos obtidos pelo vinho Carmen Gran Reserva Carménère 2021, que recebeu o prêmio máximo de “Master” entre os vinhos feitos com Carménère.

Quer continuar sendo brindado com notícia sobre o mundo do vinho? Entre para a comunidade de André Andrès.

Vinho e vida: vinícola revelação do Chile surgiu de um desastre

A redescoberta da Carménère

Como se sabe, foi na vinícola Carmen que a Carménère foi redescoberta. Extinta na França no final do século XIX por conta da filoxera, uma praga que dizimou vinhedos em grande parte da Europa, a uva era conhecida como “Merlot Chileno”. Em 1994, o erro foi notado por um ampelógrafo, botânico que estuda videiras e identifica castas a partir de folhas e cachos de uva. O francês Jean-Michel Boursiquot analisou e constatou ser a casta Carménère, dada como extinta durante décadas.

A outra enóloga relacionada no ranking da publicação inglesa é Pamela Avilés, da Viña Sutil. A vinícola chilena produz vinhos básicos de alta qualidade e também um tinto muito admirado por degustadores, o ACrux.

O enólogo da VIK, novo ícone chileno

O enólogo Cristian Vallejo, da vinícola chilena VIK

O enólogo Cristian Vallejo, da VIK: métodos muito especiais de produção. Foto: Divulgação

Outros enólogos responsáveis por rótulos bastante conhecidos no Brasil também foram premiados. É o caso de Cristian Vallejo, da Viña Vik. Seus vinhos têm alcançado um público cada vez maior. E o VIK já é considerado um ícone chileno. Não são poucos aqueles que o comparam a rótulos consagrados, como o Almaviva. Vallejo tem maneiras muito próprias de entender a produção. A VIK trabalha sob princípios holísticos. E sob esses princípios, o enólogo entende cada vinho como um livro. Em sua obra, “cada taça é um novo capítulo, e cada gole é uma nova página, que conta a história do terroir e da paixão pelo ofício de produzir vinhos”.

Chile resgate sua uva mais tradicional. Amantes do vinho agradecem

Os outros enólogos citados

A relação conta ainda com Nicolás Bizarri, da Viña Luis Felipe Edwards, de onde sai de uma extensa gama de produtos, como a linha LFE e os conceituados Pater e Doña Bernarda. A lista da Drinks Business Global Masters é completada por Ricardo Rivadeneira, da Viña Maquis, e Gonzalo Bertelsen, da Vinícolas Veramonte

Este ranking se baseia em produtores que elaboraram vinhos excepcionais, reconhecidos como “maestros” em suas respectivas categorias e qualificados por especialistas. A lista destaca os enólogos responsáveis pelos 100 melhores vinhos degustados nos últimos 18 meses.


Valorizamos sua opinião! Queremos tornar nosso portal ainda melhor para você. Por favor, dedique alguns minutos para responder à nossa pesquisa de satisfação. Sua opinião é importante. Clique aqui

André Andrès

Há mais de 10 anos escrevo sobre vinhos. Não sou crítico. Sou um repórter. Além do conteúdo da garrafa, me interessa sua história e as histórias existentes em torno dela. Tento trazer para quem me dá o prazer da sua leitura o prazer encontrado nas taças de brancos, tintos e rosés. E acredite: esse prazer é tão inesgotável quanto o tema tratado neste espaço.

Os artigos publicados pelos colunistas são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam as ideias ou opiniões do ES360.