fbpx

Coluna André Andrès

Saiba qual a melhor vinícola do mundo para você visitar

Confira a lista das 10 primeiras colocadas na relação da ‘melhor vinícola do mundo’ para visitação . World’s Best Vineyards abre premiações de 2024

Publicado

em

Hotel da vinícola Marquês de Riscal, premiada na World's Best Vineyards. Foto: Divulgação

Hotel da vinícola marques de Riscal, na Espanha: formas retorcidas ganham prêmio mundial. Foto: Divulgação

Final do ano começa a chegar e, com ele, surgem as listas de premiações. Uma delas acaba de ser divulgada e normalmente provoca uma certa confusão. Trata-se da relação intitulada World’s Best Vineyards. A tradução literal é “Os Melhores Vinhedos do Mundo”, embora, no nosso caso talvez fosse mais preciso falar em “melhores vinícolas do mundo”. Daí surge um equívoco grave no título de textos sobre esse prêmio. A vinícola escolhida passa a ser tratada como “a melhor do ano”, como se fosse algo relacionado à sua qualidade, mas a premiação está relacionada à combinação de estrutura arquitetônica e de visitação. É muito mais correto falarmos na “melhor vinícola do mundo para se visitar”. Trata-se, enfim, de um prêmio de enoturismo.

> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!

Isso não significa menosprezo em relação à qualidade dos vinhos produzidos nas vinícolas premiadas. Pelo contrário: na maioria das vezes, são excelentes rótulos, dignos de premiação. No entanto, a intenção do World’s Best Vineyards é chamar a atenção para a beleza do local e sua capacidade de atender bem os visitantes. A vinícola premiada neste ano, como em todos os outros, é um bom exemplo disso. A primeira colocada de 2024 é a Bodegas de los Herederos del Marqués de Riscal. Ou a Marquês de Riscal, para os mais íntimos. Localizada em Rioja, ela produz alguns dos clássicos espanhóis e seus rótulos sempre são sinônimo de enorme qualidade.

Quer continuar sendo brindado com notícia sobre o mundo do vinho? Entre para a comunidade de André Andrès.

Excelência? Exagero? O sucesso do vinho Pêra-Manca no Brasil

A “melhor vinícola de 2024”

O prêmio foi divulgado há poucos dias e logo apareceram reportagens e artigos anunciando a “melhor vinícola de 2024”. Errado. A Marquês de Riscal deve comemorar o fato de ter sido premiada pela beleza de suas instalações. O hotel, por exemplo, é uma impressionante estrutura com enormes placas de alumínio retorcido. Uma obra-prima do arquiteto Frank Gehry. Os visitantes podem ainda explorar a “ciudad del vino”, formada por restaurantes estrelados, spa, café e o já citado hotel. A página da World’s Best Vineyars na internet faz comentários sobre os vinhos produzidos ali, mas isso aparece em segundo plano.

A lista completa do prêmio conta com 100 locais relacionados por 500 especialistas em vinho, turismo e turismo de vinho de todo o mundo. Em segundo lugar no ranking de 2024 ficou uma vinícola chilena, a VIK, dona de um conjunto arquitetônico igualmente impactante. Os sul-americanos, aliás, sempre figuram bem nessa relação. A vencedora de 2019, 2020 e 2021 foi a argentina Zuccardi, no Vale do Uco. E no ano passado foi a Catena Zapata, também argentina. Os brasileiros estão representados na lista deste ano pela Casa Valduga, num honroso 56º lugar.

As 10 melhores de 2024

Confira abaixo a lista das 10 vinícolas premiadas na relação da World’s Best Vineyards.

01. Bodegas de los Herederos del Marqués de Riscal – Rioja, Espanha.
02. VIK – Millahue, Chile.
03. Creation – Hemel-en-Aarde, África do Sul.
04. Bodegas Ysios – Rioja, Espanha.
05. Schloss Johannisberg – Rheingau, Alemanha.
06. Maison Ruinart – Champagne, França.
07. Château Smith Haut Lafitte – Bordeaux, França.
08. Abadía Retuerta – Castilla y León, Espanha.
09. Weingut Dr. Loosen – Mosel, Alemanha.
10. Finca Victoria – Durigutti Family Winemakers Luján de Cuyo, Argentina


Valorizamos sua opinião! Queremos tornar nosso portal ainda melhor para você. Por favor, dedique alguns minutos para responder à nossa pesquisa de satisfação. Sua opinião é importante. Clique aqui

André Andrès

Há mais de 10 anos escrevo sobre vinhos. Não sou crítico. Sou um repórter. Além do conteúdo da garrafa, me interessa sua história e as histórias existentes em torno dela. Tento trazer para quem me dá o prazer da sua leitura o prazer encontrado nas taças de brancos, tintos e rosés. E acredite: esse prazer é tão inesgotável quanto o tema tratado neste espaço.

Os artigos publicados pelos colunistas são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam as ideias ou opiniões do ES360.