fbpx

Coluna André Andrès

Saiu a lista dos melhores espumantes brasileiros de 2023

Conheça os rótulos premiados com a principal medalha na 13ª edição do Concurso do Espumante Brasileiro, a maior da história do evento

Publicado

em

Espumante. Foto: Freepik

A proximidade do final de ano nos leva a conhecer as primeiras listas dos melhores vinhos degustados em 2023. No final da última semana saiu uma relação importante, surgida da 13ª edição do Concurso do Espumante Brasileiro. A edição deste ano foi a maior da história do evento. Os 54 degustadores provaram 505 amostras de 93 vinícolas de oito estados brasileiros: Bahia, Espírito Santo, Minas Gerais, Paraná, Pernambuco, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo. As provas aconteceram em Garibaldi (RS), conhecida pela sua grande produção de espumantes, e foram organizadas pela Associação Brasileira de Enologia.

> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!

O grupo de degustadores foi formado por enólogos, sommeliers, jornalistas e escritores. Os espumantes foram pontuados e os mais bem avaliados receberam prêmios, respeitando um limite de 30% das inscrições, em conformidade com as normas internacionais estabelecidas pela Organização Internacional da Uva e do Vinho (OIV).

Quer continuar sendo brindado com notícia sobre o mundo do vinho? Entre para a comunidade de André Andrès.

Do total de amostras, 172 foram premiadas. Dentre estas, 153 receberam Medalha de Ouro, 6 foram destacadas com Ouro/Destaque e 13 ganharam Grande Ouro, a premiação máxima. As amostras avaliadas eram de espumantes produzidos através de variados métodos e disponíveis comercialmente em categorias distintas: espumantes de segunda fermentação (métodos Charmat e Tradicional) e espumantes de primeira fermentação (Moscatéis).

Espumante Casa Valduga Premivm Espumante Moscatel

Casa Valduga Premivm Moscatel, ganhador da medalha Grande Ouro: a Valduga conquistou 13 medalhas no concurso nacional. foto: Divulgação

Em termos absolutos, é preciso destacar o desempenho da Casa Valduga. A tradicional vinícola gaúcha conquistou impressionantes 13 medalhas, entre as de Ouro e Grande Ouro. Um pouco abaixo, mas com desempenho igualmente poderoso, surge a Vinícola Garibaldi, com 10 medalhas. Também é importante destacar o grande número de rótulos menos conhecidos (Fenice, Zanella) ao lado de produtores consagrados (Valmarino, Cave Geisse). A lista dos 13 melhores espumantes de 2023 é, enfim, um belo resumo do alto nível alcançado pelos produtores nacionais nessa área. A relação abaixo reproduz a lista divulgada pela Associação Brasileira de Enologia. Ela obedece ao critério de ordem alfabética dos nomes das empresas produtoras.

I Love Wine Espumante Moscatel Branco

Monte Paschoal Dedicato Espumante Brut Champenoise

Casa Valduga Premivm Espumante Moscatel

Cave Antiga Espumante Moscatel 2018

Garibaldi Vero Espumante Brut Rosé 2023

Valmarino Espumante Brut Tradicional 2018

Dom Naneto Espumante Moscatel Rosé

Miolo Iride Espumante Nature – 10 anos Sur Lie 2012

Chandon Passion

Biografia Espumante Brut Rosé 2017

Casa Perini Espumante Branco Cristal Demi-Sec

Fenice Espumante Nature Branco 2018

Zanella Espumante Blanc de Blanc Brut


Valorizamos sua opinião! Queremos tornar nosso portal ainda melhor para você. Por favor, dedique alguns minutos para responder à nossa pesquisa de satisfação. Sua opinião é importante. Clique aqui

André Andrès

Há mais de 10 anos escrevo sobre vinhos. Não sou crítico. Sou um repórter. Além do conteúdo da garrafa, me interessa sua história e as histórias existentes em torno dela. Tento trazer para quem me dá o prazer da sua leitura o prazer encontrado nas taças de brancos, tintos e rosés. E acredite: esse prazer é tão inesgotável quanto o tema tratado neste espaço.

Os artigos publicados pelos colunistas são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam as ideias ou opiniões do ES360.