fbpx

Coluna André Andrès

Lista de campeões da Expovinhos tem rótulos a partir de R$ 40

A lista consagrou novamente os vinhos de Brasil e Portugal: os produtores brasileiros e portugueses levaram oito prêmios cada

Publicado

em

Acaba de sair a relação dos melhores rótulos servidos na Expovinhos, a feira de vinhos de Vitória. Neste ano, a lista consagrou novamente os vinhos de Brasil e Portugal: os produtores brasileiros e portugueses levaram oito prêmios cada.

O Top Five é um dos prêmios mais conceituados do país. Ele premia cinco vinhos em seis categorias: Branco do Novo Mundo, Branco do Velho Mundo, Tinto do Novo Mundo, Tinto do Velho Mundo, Espumante e Vinhos de Sobremesa e Fortificados. Só para esclarecer: “Novo Mundo” são os vinhos produzidos fora da Europa (Chile, Argentina, Austrália etc.). “Velho Mundo” são vinhos de produção europeia.

> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!

O prêmio é definido por um grupo de jurados, convidados pela organização da Expovinhos. São sommeliers, especialistas e jornalistas. A prova é às cegas, ou seja, os jurados não sabem quais vinhos estão sendo servidos.

Quer continuar sendo brindado com notícia sobre o mundo do vinho? Entre para a comunidade de André Andrès.

Além de Portugal e Brasil, os vinhos produzidos no Chile também tiveram bom desempenho.

Entre os premiados, destaque para o Galiotto Chardonnay. A garrafa pode ser encontrada no mercado por R$ 40. Galiotto é um produtor famoso por seus vinhos suaves e bastante populares. O prêmio confirma uma tendência: o investimento de vinícolas brasileiras de muito volume de produção em uma linha mais refinada, de qualidade superior aos vinhos populares. Para comprovar a melhoria de seus produtos, a Galiotto também recebeu o prêmio na categoria Tinto do Novo Mundo, com o Angelo, um corte de Cabernet Sauvignon, Merlot e Tannat. E também é necessário destacar o desempenho da Adega Alentejana, com quatro premiações e da Moët Henessy, com três prêmios.

Os vinhos premiados estarão entre os mais de 1.3 mil rótulos disponíveis para quem participar da Expovinhos, nesta quarta (12) e quinta-feira (13), na área verde do Clube Álvares Cabral, em Vitória.

Os ingressos e os detalhes sobre os horários da feira podem ser encontrados no site lebillet.com.br. Confira abaixo a lista dos vinhos premiados com o Top Five.

Vinhos Brancos Novo Mundo

Vinhos Brancos Novo Mundo. Foto: Divulgação

Vinho Branco Velho Mundo

Vinho Branco Velho Mundo. Foto: Divulgação

Espumantes

Espumantes. Foto: Divulgação

Vinhos Sobremesa

Vinhos Sobremesa. Foto: Divulgação

Vinhos Tintos Velho Mundo

Vinhos Tintos Velho Mundo. Foto: Divulgação

Vinhos Tintos Novo Mundo

Vinhos Tintos Novo Mundo. Foto: Divulgação

André Andrès

Há mais de 10 anos escrevo sobre vinhos. Não sou crítico. Sou um repórter. Além do conteúdo da garrafa, me interessa sua história e as histórias existentes em torno dela. Tento trazer para quem me dá o prazer da sua leitura o prazer encontrado nas taças de brancos, tintos e rosés. E acredite: esse prazer é tão inesgotável quanto o tema tratado neste espaço.

Os artigos publicados pelos colunistas são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam as ideias ou opiniões do ES360.