fbpx

Bem-estar

Veja dicas de como viajar mantendo uma alimentação saudável

Confira as dicas da nutricionista Dalyla Formagine, do Viver Unimed, e entenda como se divertir e manter o peso ao mesmo tempo

Publicado

em

Alimentação saudável. Foto: Pixabay

Alimentação saudável. Foto: Pixabay

Verão, férias, início de ano…para muitos esse é o momento perfeito para fazer passeios mais longos e viajar. Mas, se você costuma exagerar na alimentação durante esses períodos, saiba que com mudanças simples de hábitos é possível manter uma dieta saudável mesmo fora da rotina. Confira as dicas da nutricionista Dalyla Formagine, do Viver Unimed, e entenda como se divertir e manter o peso ao mesmo tempo.

> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!

Equilibre os carboidratos

Dalyla explica que, quanto mais carboidratos refinados comemos pela manhã, como pães e bolos, mais fome sentimos ao longo do dia. Por isso, é preciso apostar no equilíbrio durante o café da manhã.

“Essa é uma refeição que sempre deve ser feita. Invista em um café da manhã reforçado, com boas fontes proteicas, frutas e fibras e consuma menos carboidratos refinados. É claro que a pessoa pode escolher um pãozinho ou um bolo diferente para compor o prato, mas eles não devem ser os protagonistas. Fazendo isso, as pessoas conseguem se manter até às 15h sem precisar fazer outra refeição”, diz a nutricionista.

Não confunda sede com fome!

Muitas vezes a sensação de fome pode, na verdade, ser sede. Por isso, tome bastante água ao longo do dia. “Uma boa hidratação ainda ajudará o intestino a funcionar bem. Geralmente o intestino muda um pouco durante as viagens. Para não sofrer com constipação, é necessário se hidratar”, diz Dalyla.

“Almojanta”

Depois de investir em um belo café da manhã com frutas e fibras, Dalyla indica que os viajantes podem optar por fazer, durante a tarde, uma grande refeição, que suprirá a necessidade de um jantar reforçado mais tarde. É o famoso “almojanta”.

“Nessa opção, pode-se investir na culinária local, apostando sempre em pratos com boas porções de proteínas, como carne bovina, frutos do mar e cortes suínos”.

Petiscos

Mas, como ninguém é de ferro, caso a fome apareça antes do esperado, tenha sempre na bolsa algum petisquinho preparado. Ao invés de comprar algo na rua de última hora, esteja prevenido.

“Misturinhas de castanhas e sementes (desde que consumidas moderadamente), barrinha de proteínas e, dependendo do local, algumas frutas, são opções interessantes”, aponta a nutricionista.