fbpx

Bem-estar

Saiba qual é melhor temperatura para uma boa noite de sono

Esses resultados destacam o potencial de melhoria na qualidade do sono de adultos mais velhos através do ajuste térmico em ambientes domésticos

Publicado

em

Dormir; sono. Foto: Pixabay

Dormir; sono. Foto: Pixabay

Qual é a temperatura ideal para uma boa noite de sono? Um estudo realizado por um grupo de pesquisadores em Boston, nos Estados Unidos, envolveu 50 voluntários com mais de 60 anos e chegou a uma conclusão notável: a temperatura perfeita para dormir varia entre 20°C e 25°C. Essas descobertas foram publicadas na revista “Science of Total Environment.”

> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!

O estudo, liderado pelo pesquisador Amir Baniassadi, revelou que um ambiente mais fresco favorece o sono, tornando-o mais fácil, profundo e reparador. Baniassadi enfatizou que essa preferência pela temperatura mais baixa está enraizada na biologia humana, uma vez que a temperatura corporal naturalmente cai durante a noite, o que auxilia na indução e manutenção do sono. Ambientes excessivamente quentes podem interferir nesse processo e perturbar o sono.

Estudos anteriores já destacavam a importância de uma noite de sono adequada para a saúde e qualidade de vida. A falta de sono, interrupções e, como revelado neste estudo, a temperatura inadequada podem prejudicar a qualidade do descanso e levar a problemas de memória, riscos de quedas e dificuldades na realização das atividades diárias, além de afetar o humor e o bem-estar geral.

Utilizando monitores de sono portáteis e sensores ambientais, os cientistas identificaram uma redução de até 10% na eficiência do sono quando a temperatura do ambiente variava entre 25°C e 30°C. Essa porcentagem, de acordo com o estudo, não deve ser subestimada.

Os pesquisadores enfatizaram a importância dessas descobertas em um contexto de mudanças climáticas globais. Eles alertaram para a necessidade de melhores estruturas de residências para idosos e em ambientes privados, dado o aumento das temperaturas relacionado às mudanças climáticas.

“Esses resultados destacam o potencial de melhoria na qualidade do sono de adultos mais velhos através do ajuste térmico em ambientes domésticos e sublinham a importância de personalizar as temperaturas com base nas necessidades individuais”, destacaram os cientistas. “Além disso, nosso estudo ressalta o impacto potencial das mudanças climáticas na qualidade do sono de adultos mais velhos, especialmente aqueles com menor poder aquisitivo, enfatizando a necessidade de adaptação diante de um clima em constante mudança”, concluíram os pesquisadores.