fbpx

Bem-estar

Saiba como recarregar as energias e ter sono de qualidade nas férias

Recarregue suas energias nas férias com um descanso de qualidade e noites bem dormidas

Publicado

em

Recarregue suas energias nas férias com um descanso de qualidade e noites de sono bem dormidas. Foto: Freepik

Recarregue suas energias nas férias com um descanso de qualidade e noites de sono bem dormidas. Foto: Freepik

As férias são um momento aguardado por todos: um período para relaxar, curtir a liberdade dos compromissos, viajar, passear e recarregar as energias. No entanto, muitas vezes, é justamente nessa época que os nossos hábitos de sono saem do controle, afetando a qualidade do descanso e, consequentemente, a saúde.

> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!

A médica especialista em Medicina do Sono, Jessica Polese, alerta que a falta de rotina durante as férias pode desregular o relógio biológico. “Sem compromissos fixos, muitas pessoas acabam dormindo tarde, acordando mais tarde e tirando cochilos durante o dia. Essa aparente liberdade pode resultar em um mau hábito do sono e prejudicar a saúde”, explica.

De acordo com ela, o sono funciona em ciclos — leves, profundos e o REM (movimento rápido dos olhos) — e perder etapas específicas desses ciclos pode interferir na qualidade do descanso. “Embora você possa compensar algumas horas dormindo mais tarde, a qualidade do sono perdido nunca é totalmente recuperada. Isso pode levar dias ou até semanas para ser ajustado e impactar o desempenho cognitivo, como atenção, memória e raciocínio”, alerta.

A especialista sugere que, por mais que nas férias ocorram noites perdidas, ou esta troca do sono noturno – que é o ideal – pelo diurno tente se monitorar para não transformar um período de relaxamento em cansaço. “O normal neste período são recessos de 10 ou 15 dias, e importante que o indivíduo que não irá seguir uma higiene do sono, que tente programar uns dias antes do retorno ao trabalho para se recuperar”, afirma, mas a médica sinaliza: “O certo é durma bem e à noite, respeitando o ciclo circadiano que é comandado pelas mudanças de luminosidade, desde a escuridão da noite até a luz do dia, e regulam os níveis hormonais do corpo e o estado de sono e vigília”, pontua.

Dormir bem vai muito além de sentir-se descansado no dia seguinte. Durante o sono, o cérebro processa informações, consolida memórias e fortalece conexões neurais, além de fortalecer o sistema imunológico e prevenir doenças.


Valorizamos sua opinião! Queremos tornar nosso portal ainda melhor para você. Por favor, dedique alguns minutos para responder à nossa pesquisa de satisfação. Sua opinião é importante. Clique aqui